Para quem ainda não teve a oportunidade de visitar uma mina em algum momento da vida, a visão dos caminhões que realizam o trabalho pesado nesses locais pode ser realmente aterradora.

Afinal de contas, alguns desses caminhões são realmente imensos, e se retirados de seu ambiente mais natural (as minas e pedreiras), podem simplesmente parecer saídos de dentro de um filme de ficção cientifica.

Portanto, vamos conhecer os detalhes de um dos modelos mais impressionantes que existe, o Liebherr T282B, que é um caminhão que simplesmente tem 14 metros de comprimento!

Liebherr T282B: o caminhão de 14 metros de comprimento

O Liebherr T282B é literalmente um caminhão gigante, com 14 metros de comprimento e 7 metros de altura, o que torna sua visão realmente assustadora para quem não está acostumado a frequentar uma mina ou uma pedreira.

E por causa de todo esse seu tamanho gigantesco, ele é vendido desmontado para as empresas que utilizam seus serviços, sendo montado apenas quando chega ao seu destino final, onde irá prestar seus serviços de força e gigantismo.

E isso se deve ao fato de que o Liebherr T282B é tão grande que simplesmente não conseguiria circular em nenhuma via normal, o que inviabilizaria sua ida aos locais montado.

A função única do Liebherr T282B é apenas e tão somente transportar quantidades imensas de produtos e detritos de um local para outro, emprestando sua força e todo o seu tamanho descomunal para a tarefa.

Para que se possa ter uma ideia mínima do tamanho de seu trabalho, o Liebherr T282B é capaz de carregar um peso total de 400 toneladas em apenas uma única viagem! Isso não significa que ele consegue carregar o que 40 caminhões de grande porte tradicionais conseguiriam carregar!

Liebherr T282B

Com pneus imensos, tudo no Liebherr T282B é gigantesco, o que pode ser medido, entre outras coisas, pelo preço das peças, que faz com que o veículo inteiro custe a “bagatela” de 4,5 milhões de dólares.

O motor do gigante é um V18 de 78 litros, mas também há uma versão com um motor V20 de 90 litros, que são suficientes para movimentar o caminhão a uma velocidade de até 64 km/h.

O que prova que correr não é o forte do Liebherr T282B, mas também mostra que apesar do tamanho absurdo, esse caminhão descomunal não é tão lento quanto podem pensar as pessoas.

Apesar de serem muito caros, esses gigantes proporcionam um trabalho que gera tanta riqueza que para as empresas ligadas à mineração, comprá-los aos montes não extrapola o orçamento em nada.