Encontrar ferramentas que ajudem os frotistas a reduzirem seus gastos e aumentarem seus lucros sempre esteve entre as prioridades das fabricantes de caminhões. Monitorar informações a respeito dos veículos e motoristas em tempo real e do que pode ou deve ser feito para otimizar o uso dos cavalos mecânicos é o grande chamariz dos sistemas de gestão de frota. Mas a Mercedes-Benz garante conseguir bem mais que isso com o lançamento da nova geração do FleetBoard, sua opção neste segmento. Previsto para entrar em funcionamento em março, a versão mais moderna do serviço ficará disponível para toda a linha de caminhões da marca alemã – por enquanto, só contempla os extrapesados Axor e Actros. E agora com a possibilidade de rastrear e até bloquear o motor do modelo.

Caminhões Mercedes-Benz com sistema FleetBoard

O Brasil representa apenas 3% de todas as cerca de 100 mil unidades equipadas com o FleetBoard no mundo. Mesmo assim, foi o país escolhido para receber primeiro esta nova geração. A decisão explicita a importância dada ao mercado nacional pela marca, mas se deu principalmente pelo alto número de casos de furtos e roubos de cargas e também de caminhões. Para o desenvolvimento do novo sistema, foram investidos mais de R$ 40 milhões em parceria com a Alemanha e o trabalho envolveu cerca de 100 técnicos da Mercedes-Benz. “Para garantir sua eficiência, contamos com uma equipe própria de consultores para prestar todas as orientações necessárias sobre ele”, destaca André Weisz, responsável pelo Fleetboard no Brasil. A Mercedes espera dobrar o número de clientes só entre os extrapesados ainda em 2015. Atualmente, cerca de 20% dos modelos desta categoria utilizam a tecnologia na marca alemã.

Detalhe do aparelho instalado (FleetBoard)

A inclusão do dispositivo de segurança foi planejada cuidadosamente. Um dos desejos percebidos nos consumidores era de que o sistema não fosse manipulável. Para isso, o aparelho não fica visível na cabine e é parte do gerenciamento eletrônico do caminhão. Ou seja, não aceita comandos no veículo e nem pode ser retirado. O cliente pode rastrear um veículo a qualquer momento e, caso perceba alguma situação de perigo, o motorista conta com um botão de “pânico” para informar qualquer irregularidade. Por meio de um computador, smartphone ou tablet, é possível verificar, além da localização do veículo, se houve abertura do compartimento de carga, entre outras informações. E em caso confirmado de roubo, há um bloqueio capaz de limitar a velocidade do cavalo mecânico ou até mesmo bloqueá-lo, desligando o motor. “Entendemos que oferecer o melhor produto não é o suficiente. Buscamos ampliar os serviços para aumentar a segurança e, assim, ajudar a proteger os clientes de perigos nas estradas”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Marketing, Vendas e Pós-Venda da Mercedes-Benz do Brasil. Para isso, a fabricante estabeleceu uma parceria com a Zatix, empresa especializada em tecnologia para rastreamento, gestão de frotas, gestão de risco, telemetria e apoio logístico.

Acompanhamento através do celular...

De acordo com a marca, o novo FleepBoard é capaz de gerar uma redução de até 15% no custo operacional de uma frota de caminhões. A economia atinge desde o consumo de combustível, a partir principalmente da análise do comportamento dos motoristas na direção, até o gasto com manutenção, já que o sistema monitora e faz um controle técnico do veículo. “É como se aquele caminhão estivesse em uma oficina da Mercedes-Benz”, exagera André Weisz. Os frotistas podem adquirir o FleepBoard de fábrica nos modelos novos e optar por um dos quatro planos disponíveis para comercialização. Por enquanto, a Mercedes-Benz só divulga o preço de manutenção do mais barato, chamado Economia, que custa R$ 99 por mês. Há ainda o Economia Plus, Visão e Visão Plus. “Estamos trabalhando para que o custo não aumente para o cliente, apesar da adoção da nova ferramenta de segurança”, garante Weisz.

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Autor: Márcio Maio (Auto Press)
Fotos: Divulgação