A Chevrolet é uma marca norte americano que ficou bastante popular entre os consumidores brasileiros logo no início do mercado automobilístico no país, desde sua chegada ao mercado nacional, a marca sempre apresentou veículos de alta qualidade e com desenho que surpreendia até mesmo os consumidores mais exigentes. Para quem não sabe, a Chevrolet é uma das marcas da General Motors e tem ligação direta com outras marcas também da montadora, como no caso da Opel, que lança sempre vários modelos na Europa, esses que acabam sendo convertidos para Chevrolet e são lançados com algumas diferenças dentro do mercado brasileiro.

Durante os últimos anos, a Chevrolet veio passando por algumas reformulações, porém sua base inicial ainda se encontra intacta e alguns de seus modelos nunca saíram do coração dos consumidores brasileiros que é um povo apaixonado por automóveis, como todos sabem. Um dos mais importantes modelos que a marca lançou até hoje está a Chevrolet Caravan, trata-se de um modelo que ficou bastante popular entre os consumidores brasileiros devido a seu design diferenciado, espaço interno e potência de motor, sendo as características que fizeram a Caravan se tornar um dos modelos mais cobiçados de sua época.

Chevrolet Caravan 1975

Na época de seu lançamento, a classificação dos modelos ainda era pouco conhecida pelos brasileiros, porém a Caravan se encaixa na categoria perua, contando com o design do Chevrolet Opala, outro modelo que também se tornou bastante popular entre os consumidores brasileiros e que atualmente é considerado um marco na vida da Chevrolet dentro do mercado nacional. A Caravan se tornou tão popular em seu tempo, que a Revista Auto Esporte nomeou o modelo como carro do ano de 1976, ganhando em vários requisitos de suas concorrentes. Agora, mesmo com muitos anos de atuação, o modelo ainda é muito bem visto pelos consumidores brasileiros, várias pessoas tem uma Caravan guardada para coleção e outros consumidores modificaram totalmente o modelo, aumentando ainda mais sua esportividade.

Como dito acima, boa parte dos modelos lançados pela Chevrolet no mercado nacional, tiveram origem europeia, sendo lançados nesse mercado pela marca Opel, no caso da Caravan, também não foi diferente, primeiro foi dado origem ao Chevrolet Opala, logo após foi criada uma versão para família que desejava ainda mais espaço, justamente por isso foi lançado a Caravan. No mercado europeu, o modelo era vendido como Opel Rekord Wagon, sendo que o grande diferencial da versão vendida no exterior era o número de portas, no exterior a Caravan contava com versão em 5 portas, já no mercado nacional foram vendidas versões em 3 portas.

Chevrolet Caravan

Poucas pessoas sabem, mas o modelo também recebeu uma versão na qual era possível remover sua capota, essa versão é considerada rara, pois foram poucas unidades lançadas com esse modelo de capota. Todos esses pré-requisitos chamaram a atenção dos consumidores brasileiros e assim que a Caravan foi lançada no mercado nacional, o modelo logo se destacou com seu grande número de vendas, sendo com certeza um fator muito interessante, até mesmo porque a Chevrolet já planejava um certo sucesso do modelo, mas não esperava que o mesmo marcasse época entre os consumidores brasileiros.

Lançamento no Brasil

Chevrolet Caravan SSNo mercado nacional, a Caravan começou a ser vendido no ano de 1974, em exatamente 19 de novembro, em sua primeira versão o modelo já contava com o design diferenciado como todos os apaixonados por carros já conhecem. Em sua primeira versão, o modelo contava com um motor de 4 cilindros e também com uma opção de 6 cilindros, sendo dois motores enormes mas que compensava pela potência, até mesmo porque os modelos era considerado um dos modelos mais potentes da época, porém seu consumo não era um ponto positivo, tanto que muitas pessoas se desfizeram de sua Caravan por não conseguir bancar o grande consumo de combustível exigido pelo modelo.

Durante o desenvolvimento das vendas do modelo dentro do mercado nacional, a Chevrolet resolveu lançar uma nova versão do modelo que atualmente poderia ser considerada como uma versão esportiva, essa versão é denominada SS, na qual também foi oferecidas duas opções de motorização, sendo um motor de 4 cilindros e uma segunda opção com 6 cilindros. Essa nova versão SS conseguiu manter um bom fluxo de vendas, mas o mercado automobilístico brasileiro em pleno desenvolvimento, a Chevrolet necessitava de mais novidades para manter-se a frente da concorrência, justamente por isso foi lançado uma nova versão da Caravan.

Essa nova versão foi lançada no ano de 1986, quando a Chevrolet apresentou a versão Diplomata da Caravan, seu interior contava com o mesmo desenho do Opala Diplomata, seguindo praticamente a mesma linha de sua primeira versão que contava com praticamente a mesma plataforma do Opala, modificando apenas seu tamanho e espaço para bagagem. Com esse lançamento em 86 foi cogitado o possível lançamento de uma versão com quatro portas, essa versão por sua vez nunca existiu, pois a marca acreditou que os consumidores brasileiros não teriam boa aceitação, além disso, o valor para modificação da plataforma e adaptação da linha de produção poderia não gerar tanta renda para a marca, sendo uma das preocupações da marca.

Chevrolet Caravan SSPorém muitas pessoas vão dizer que já viram pelo menos uma unidade da Caravan com quatro portas, porém na realidade isso realmente aconteceu quando o modelo estava em plena concorrência de mercado com o Santana Quantum, uma variação do Santana que também atuava no segmento de perua. Nessa época a Concessionária Guaporé em parceria com a empresa Sulam, bastante conhecida na época pela produção de cabines, resolveu criar um modelo que oferecesse as quatro portas que muitos consumidores exigiam da marca, porém mesmo com essa adaptação, poucas unidades foram criadas e justamente por isso, essa versão quatro porta acabou se tornando uma relíquia entre os apaixonados pelo modelo.

Na Europa o modelo também foi lançado com um câmbio automático, algo que os consumidores brasileiros nunca receberam, até mesmo porque a economia do país não permitia que os consumidores fizessem tamanho investimento em um veículo. Em relação a transmissão, o modelo foi lançado em versão com câmbio de 3 velocidades, 4 velocidades e 5 velocidades, lembrando que no Brasil foi lançadas versões somente com câmbio manual, porém mesmo assim os consumidores afirmavam que se tratava de um modelo bastante confortável de ser pilotado.

Mercado brasileiro

Assim como vários outros modelos lançados no mercado nacional, a vida da Caravan nunca foi fácil, mesmo contando com um desenho diferenciado e também com um bom custo benefício, as concorrentes estavam de olho no segmento de perua e investiam pesado na criação de modelos que oferecessem mais benefícios e foi realmente isso que aconteceu. Uma de suas principais concorrentes dentro do mercado nacional eram o Santana Quantum oferecido pela Volkswagen, modelo que já contava com a bem aceita plataforma do Santana e que utilizou a aceitação do Santana para oferecer essa versão perua.

Chevrolet Caravan - PropagandaOutro modelo que também disputava mercado com a Caravan era a Ford Belina, variação do Corcel e do Del Rey que chamou muito a atenção dos consumidores brasileiros, até mesmo porque eram plataformas já bastante conhecidas e que receberam uma versão perua, conseguindo atender com melhor qualidade os consumidores que exigiam maior espaço interno para viagem com familiares. Todos esses modelos se tornaram bastantes conhecidos pelos consumidores brasileiros, justamente por isso a vida da Chevrolet Caravan não era fácil, pois se tratava de uma nova plataforma que deveria conseguir ser bem aceita entre os consumidores brasileiros.

Para conseguir se diferenciar de suas concorrentes, a Chevrolet criou um modelo com melhor espaço interno do que se comparado com suas concorrentes, além disso, a Caravan também sempre se destacou pela qualidade em relação ao conforto interno, sendo um fator que chamou muito a atenção dos consumidores na época. Como seus bancos são largos, o motorista a passageiros conseguiam se acomodar muito bem, além disso, o sistema de estofados utilizados na criação dos bancos oferecia uma macies diferenciada, macies essa que também podia ser vista em sua suspensão.

Como esses pré-requisitos o modelo ainda poderia ter dificuldades em relação a vendas, justamente por isso a Chevrolet resolveu equipar o modelo com um grande motor, visando de essa forma oferecer maior potência para o modelo. Em relação à potência, a Caravan com certeza conseguiu se destacar dos outros modelos, porém esse diferencial custou caro tanto para a Chevrolet quanto para o bolso dos consumidores, pois com o aumento do combustível não conseguiram manter o modelo. Esse é um problema que também persiste atualmente, pois muitas pessoas que ainda tem uma Caravan quase não andam no veículo, pois além de suas peças de reposição já estarem escassas no mercado, o modelo consome muito combustível e seu consumo pode aumentar ainda mais se a pessoa gosta de andar em alta velocidade.

O modelo foi vendido dentro do mercado nacional entre o ano de 1975 a 1992, sendo considerado um dos modelos da Chevrolet que mais tempo ficaram em linha de produção e que poderia ter ficado mais algum tempo, porém a marca tinha que mostrar renovações aos consumidores brasileiros. Porém, mesmo com a sua saída da linha de produção, os consumidores brasileiros nunca se esqueceram da Chevrolet Caravan e algumas pessoas tem o modelo como uma relíquia em sua garagem, utilizando-a apenas para pequenas voltas para que não tenha nenhum tipo de problema mecânico.

Comercial

Confira um vídeo com o comercial de 1991:

Mais informações

Em relação à motorização lançada no mercado nacional, na versão 4 cilindros o modelo contava com um motor de 2.5 litros que rendia cerca de 88 cavalos de potência, na versão 6 cilindros o modelo recebeu algumas motorizações, sendo um motor de 4.1 litros a gasolina que rende 128 cavalos de potência, 4.1 litros versão a álcool que rende 141 cavalos de potência e uma última versão de 4.1 litros que rende 171 cavalos de potência. Essa última versão foi o motor mais potente oferecido dentro do mercado nacional, sendo um dos diferenciais do modelo, pois foi um dos motores mais potentes da época.

Em 1992, quando o modelo foi descontinuado, a Chevrolet resolveu lançar algumas versões, como no caso da versão do Opala que também foi descontinuado juntamente com a Caravan. A versão do Opala foi a Diplomata Collectors, série especial que não trouxe praticamente nenhuma novidade aos consumidores brasileiros, mas que foi uma forma de presentear e fixar o modelo na história do mercado automobilístico nacional, sendo com certeza um dos modelos mais impotentes já lançados pela Chevrolet.

Chevrolet Caravan

A versão especial lançada da Caravan foi uma ambulância, na qual o câmbio era diretamente ligado à coluna de direção sendo um mecanismo incomum para a época e muito pouco aceito pelos consumidores brasileiros, justamente por essa característica essa nova versão era feita somente por encomenda. Essa versão ambulância com certeza já foi visto por alguns brasileiros, porém, durante o passar dos anos os governos municipais e estaduais foram deixando de lado o modelo e começou a investir em ambulâncias mais equipadas, como no caso da UTI móvel que atualmente é uma das principais utilizadas na atualidade.

Vale lembrar, que a Caravan foi lançada em algumas versões dentro do mercado nacional, essas versões contavam com detalhes que diferenciavam a versão top de linha da versão comum. Na versão top de linha, era possível perceber algumas linhas em cor metálica na dianteira do modelo, sem contar que o modelo também saia de fábrica com os pneus com a tarja branca em sua circunferência, modelo esse de pneus que ficou bastante popular no fusca e que até hoje é muito utilizado por pessoas que gostam de utilizar os modelos antigos em seu formato original.

Atualmente, muitas pessoas ainda utilizam a Caravan, alguns ainda utilizam como um veículo comum para cumprir com suas obrigações durante o dia a dia, já outros consumidores modificaram a Caravan e hoje utilizam como um modelo um pouco mais esportivo, rebaixado e com uma suspensão diferente, sem contar que muitas pessoas também investem pesado para que a dianteira e traseira seja totalmente modificada.