Origem Alemã

Foi na Alemanha, em 1988, que o Vectra foi idealizado para ser um aerodinâmico e limpo.

Adam OpelA nomenclatura vem da palavra vector, ou vetor. O “pai da criança” foi Adam Opel, que naquele período tinha uma fábrica subsidiária da General Motors.

Ainda em 1988, no salão de Paris, foi apresentado como Opel Vectra. No “desfile” dos concorrentes estavam o Passat, o Peugeot 405, o Ford Sierra, o Renault 21 e o Citroën BX.

Quando o Vectra retornou ao salão de Paris em 1992, inovou com para-choques, lanternas e grade e novidades no motor. Em 1993, também na Europa, apareceu o Vectra CDX 6v, 2.5, 24v e 170 cv. Há relatos de que ele chegou à marca de 230 km/hr.

A Chevrolet passou a fabricar o Vectra em solo brasileiro no ano de 1993. A intenção da montadora era colocá-lo como substituto do Monza.

Com três versões (GSI, GLS e CD) o modelo foi inicialmente destinado para uma fatia superior do mercado. O objetivo era aproximá-lo do Ômega e afastá-lo do Monza.

As vendas do Monza estavam ameaçadas pela agressiva estratégia de vendas do Santana e do Civic.

Três gerações

Para convencer os consumidores, o Vectra apostou nos motores 2.0 l de 8 e 16 válvulas. Na versão GSI, com traços mais esportivos, era disponibilizado apenas o motor de 16 válvulas.

Primeira geração

Chevrolet Vectra - Primeira Geração (G1)Garantiu sucesso de vendas, pois trazia uma proposta de sofisticação para os sedãs médios brasileiros. Um dos fatores mais elogiados foi a aerodinâmica. O acabamento também não deixou a desejar. Um dos aspectos negativos foi o fato de 40% das peças dependerem de importação.

Os testes automotivos também criticaram o fato do motor 16 válvulas ter sido disponibilizado apenas para a versão esportiva. Era gritante a diferença, quando testados os modelos com oito válvulas. A economia de combustível, em testes que mostraram 9,8 km/l na cidade e 15,1 km/l na estrada, também garantiu a alavancagem das vendas.
Segurança e espaço interno foram motivos de elogios.

Segunda geração

Chevrolet Vectra CDNão demorou a chegar e com um design arrojado mexeu com as mentes e corações dos brasileiros no ano de 1996.

Nos motores, a configuração ficou assim: 2.0 8V (versão GL e GLS) e 16V (CD). Mas em 1998 também apresentou mudanças: o 2.2 8V (GL e GLS) e o 2.2 16V (CD). Foi novamente um sucesso de vendas, até o Honda Civic chegar marcando terreno.

A versão de 2.0 8V foi "ressuscitada" em 2003, aproveitando incentivos fiscais aos carros de até 2000 cilindradas.

Terceira geração

Em 2002 o Toyota Corolla iniciou uma forte concorrência contra o Vectra. As vendas caíram vertiginosamente e não houve fôlego para acompanhar as inovações apresentadas no modelo alemão. Para fazer frente à concorrência foi lançada em outubro de 2005 a terceira geração. Com o sistema Flex Power, nos modelos Elegance (2.0 l 8v de 121/127,6 cv)) e Elite (2.4 l 16v de 146/150 cv) a terceira geração agradou. Um modelo mais básico, chamado de Expression (2.0 l 8v) também foi lançado, numa clara tentativa de abrir competição em termos de preços.

Na versão Elegance, ar-condicionado eletrônico com saída para o banco traseiro, direção hidráulica, trio elétrico e rodas de 16 polegadas. O câmbio automático ficou a gosto do cliente.

Já a versão Elite contava com câmbio automático de série, sistema de freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD). Para dar um toque de modernidade, disponibilizou um módulo de som e subwoofer, bancos revestidos em couro, controlador automático de velocidade, sensor de chuva no pára-brisa e versões com rodas de 16 ou 17 polegadas.Essa terceira geração foi produzida no Brasil.

Chevrolet Vectra Elite

A chegada do Astra também contribuiu para o declínio do Vectra. Quatro anos depois, em fevereiro de 2009, começa a ser lançado o Vectra Next Edition. Na verdade foi uma remodelagem no desenho da terceira geração. A diferença estava no propulsor que passou a desenvolver 140 cv quando utilizado álcool. Essa mudança também gerou 7% de economia em combustível.

Algumas poucas mudanças nos revestimentos disfarçou a “manutenção” do modelo. Um destaque bastante enfatizado pela mídia automotiva foi a exclusão do motor 2.4 16V. A montadora não viu vantagens em mantê-lo por conta dos índices de poluentes.

Chevrolet Vectra Elite

Vectra Hatch

Na história do Vectra, vale também destacar o papel do Vectra GT. O modelo foi lançado em setembro de 2007, como um derivado do Opel Astra C (já descontinuado na Europa).

Com o entre-eixos semelhante ao Chevrolet Astra nacional, a versão manteve uma dianteira idêntica à do Vectra brasileiro. A única diferença estava em uma máscara negra dos faróis. A proposta manteve esportividade e tons modernos para o modelo.

Chevrolet Vectra GT

Nas duas versões oferecidas aos clientes, a regra era conforto, conveniência e design externo.

Essas versões ficaram conhecidas como GT, de entrada, e GT-X, topo de linha. O que diferenciava? A GT-X garantia bancos de couro, computador de bordo, freios ABS, rodas de liga leve 17 polegadas e CD/MP3 Player, dentre outros equipamentos. Ar-condicionado digital, direção hidráulica, air-bag duplo são itens de série em todas as versões.

E para comprovar o sucesso do Vectra basta ver os números de vendas, quase 10 anos depois. Essa versão GT, em 2008, permaneceu na 5ª posição entre os hatches médios mais vendidos no Brasil. Informações dão conta de que foram 12.949 unidades emplacadas em todo o território nacional. O ano de 2009 também registrou importantes vendas, com 11.450 exemplares. Foi no ano de 2010 que as vendas caíram vertiginosamente: 10.813 unidades comercializadas. Já em 2011, apenas 6.237 unidades vendidas. Atualmente, o Vectra GT não é mais encontrado nas concessionárias.

Chevrolet Vectra GT

A versão GT saiu de linha em junho de 2011, com a chegada do Chevrolet Cruze Sport6.

O Cruze foi lançado por valores próximos de R$ 67,9 mil a R$ 78,9 mil. Ele já havia sido apresentado na Europa e nos Estados Unidos.

Chevrolet Cruze Sport6

Para os críticos automotivos, a demora na chegada do modelo em solo brasileiro foi um aspecto negativo. O Brasil foi o 71º país a receber o Cruze. Eles também avaliaram que o público que mais prefere o modelo é um tanto conservador, semelhante à fatia mais interessada no Toyota Corolla ou Honda Civic.

Até março deste ano, a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) divulgou o emplacamento de 9.147 unidades do Cruze. Já o Toyota Corolla emplacou 12.142 no mesmo período. Mas, a briga deve continuar firme!

Detalhes de cada versão

O Vectra escreveu uma importante história na indústria automotiva brasileira. Assim como outros modelos, saiu de linha após fortes concorrentes assumirem os rankings, a exemplo do Cruze.

Em 2011, quando o Vectra saiu de linha, lançou mais uma vez o Vectra Collection. Foram produzidas 2 mil unidades, na cor metálica Verde Lotus, bancos de couro com gravação do nome da edição limitada, logotipos alusivos à versão nas laterais e manual do proprietário com capa de couro numerada entre 0001 e 2000.

Quer conhecer um pouco mais sobre o modelo? Participe do Vectra Minas. É um grupo de admiradores que promovem encontros, exploram todos os detalhes do modelo e compartilham fotos e depoimento de cada versão. Como bons conhecedores, eles detalham todas as fichas técnicas das três gerações. Confira abaixo:

Chevrolet Vectra CD

  • MOTOR: 4 tempos, 4 cilindros em linha, transversal, 2 válvulas por cilindro, refrigerado a líquido, 1.998 cm³
  • POTÊNCIA: 115 cv a 5200 rpm
  • TORQUE: 17,3 kgfm a 2600 rpm
  • ACELERAÇÃO: 0-100 KM/H/10,6 s
  • CÂMBIO: Manual de cinco velocidades
  • TRAÇÃO: Dianteira
  • PESO: 1193 kg
  • PORTA-MALAS: 388 litros
  • TANQUE: 57 l
  • CONSUMO: Com gasolina, consumo urbano de 9,8 km/l; consumo rodoviário de 15,1 km/l

Chevrolet Vectra GSI

  • MOTOR : Quatro tempos, quatro cilindros em linha, transversal, duas válvulas por cilindro, refrigerado a líquido, 1.998 cm³
  • POTÊNCIA: 150 cv a 6000 rpm
  • TORQUE: 20 kgfm a 4600 rpm
  • ACELERAÇÃO 0-100 KM/H/9,22 s
  • CÂMBIO: Manual de cinco velocidades
  • TRAÇÃO: Dianteira
  • PESO: 1235 kg
  • PORTA-MALAS: 388 litros
  • TANQUE: 57 l
  • CONSUMO: Com gasolina, consumo urbano de 9,91 km/l; consumo rodoviário de 13,91 km/l

Chevrolet Vectra GL

  • MOTOR: Powertech 2.0 ou 2.2 litros, 4 cilindros em linha, transversal, 2 válvulas por clindro com duplo comando no cabeçote, injeção eletrônica M.P.F.I
  • POTÊNCIA: 123 cv a 5200 rpm
  • TORQUE: 19,4 kgfm a 2800 rpm
  • ACELERAÇÃO 0-100 KM/H/12,2 s
  • CÂMBIO: Manual de cinco velocidades
  • TRAÇÃO: Dianteira
  • PESO:1265 kg
  • PORTA-MALAS: 402 l
  • TANQUE: 57 l
  • CONSUMO: Urbano 8,24 km/l / Rodoviário 11,62 km/l

Comerciais

No ano de 1993:

No ano de 2000:

No ano de 2006:

No ano de 2011:

Na Europa

Após deixar de ser produzido no Brasil, o Vectra continua em processo de vendas na Europa. A diferença é que lá ele ganha um outro nome e passa a ser vendido como Opel Astra Sports Sedan.

Mantém um computador de bordo, ar condicionado automático, piloto automático e controle de estabilidade. Na Rússia, por exemplo, possui um navegador, partida por botão e revestimento em couro. Mas, todos esses detalhes são opcionais. Em termos de desempenho há ofertas da versão CDTI de 110 cv a diesel e a gasolina: 1.6 16v de 115 cv e 1.8 16v de 140 cv.