DMC-12 - portas em forma de asasAlguns veículos marcaram época pelo seu desenho e também pelo seu bom desempenho, alguns desses modelos ficaram mundialmente conhecidos por aparecerem na tela dos cinemas, e alguns filmes de ficção utilizam seus próprios veículos para fazer com que o filme se torne ainda mais original, isso é algo bastante comum, porém não é o caso do DeLorean DMC-12. Muitas pessoas acreditam ser um veículo criado exclusivamente para aparecer no filme De volta para o futuro, mas na realidade é um modelo que entrou em produção e que tem uma história muito interessante, mesmo sendo curta e com poucas unidades produzidas originalmente.

Esse modelo foi criado no ano de 1981 e ficou em produção até o ano de 1982, seu nome se deve ao criador da marca DeLorean, cujo proprietário e fundador é John DeLorean, a marca é Irlandesa e nasceu do sonho de criar um modelo esportivo que trouxesse linhas totalmente diferentes do que os consumidores já estavam acostumados naquela época. O modelo era feito totalmente de inox, metal que trazia um charme a mais até mesmo em sua cor, além disso, o metal não era tão pesado, o que também oferecia um ótimo consumo. Seu desenho era um atrativo a parte, o modelo contava com um desenho bem baixo, suas linhas quadradas traziam agressividade e suas portas que abriam como asa de gaivota, fazia os fãs ir à loucura, até mesmo porque é uma característica de esportividade.

A DeLorean Motor Company nasceu no ano de 1980, o DMC-12 foi o primeiro modelo lançado e tinha um público alvo específico, sendo um público que queria um modelo de alta qualidade e que oferecesse um desenho diferenciado, não deixando de lado a esportividade. Porém, a própria companhia foi a responsável pelo fracasso, pois o modelo era muito detalhista e isso acabava demorando muito na produção das unidades.

Sua História

O modelo DeLorean DMC-12 já era bastante popular, mais ficou ainda mais conhecido por aparecer na trilogia De volta para o futuro, o modelo era utilizado como o veículo que funcionava como uma máquina do tempo, onde era possível entrar em um portal com alta velocidade e viajar no tempo. Muitas pessoas acreditavam que se tratava de um modelo único, mas na realidade o DMC-12 entrou na linha de produção e muitas pessoas conseguiram sua unidade, porém como dito acima, a companhia enfrentou muitas dificuldades para a produção do modelo.

DeLorean DMC-12 - Traseira

Como dito acima, o modelo era feito totalmente em inox e isso aumentava muito o tempo de produção, até mesmo porque o inox era um material muito diferente do que se usava para fabricar um veículo na época, além disso, a DeLorean conseguiu chegar a um desenho muito diferente do que a maioria das pessoas estava acostumada, porém essa diferença fez com que a empresa tivesse dificuldades na hora de produzir o modelo. Esse desenho acabou aumentando drasticamente o tempo de produção de uma unidade, fazendo com que o modelo tivesse muitos problemas para conseguir sair da linha de produção e consequentemente frustrando os consumidores que já tinham encomendado uma unidade.

Esse atraso na produção fez com que muitos consumidores desistissem de seus pedidos, outro fator que também marcou bastante, foi em relação aos acionistas que tinham investido pesado na companhia e acabaram vendo que seus investimentos não estavam rendendo, pois a companhia tinha milhares de gastos mensais e devido à demora, o dinheiro gerado mal dava para pagar os gastos. Com isso, os acionistas começaram a parar de investir na companhia e isso acabou tirando o modelo de produção, sendo um projeto muito promissor e que estava fazendo bastante sucesso, mas que durou apenas um ano e alguns meses para sair de produção.

DeLorean DMC-12 - Frente

Durante esse período, John DeLorean resolveu investir sozinho na companhia, seu investimento tinha como base fazer com que a produção do DMC-12 continuasse em pleno desenvolvimento, mas isso acabou se tornando um problema para a vida do empresário, pois foi descoberto que ele utilizava dinheiro de trafico de drogas para financiar os investimentos na companhia. No ano de 1983 a DeLorean realmente foi fechada, e a produção do DMC-12 acabou sendo finalizada e muitos pedidos que já estavam em andamento não foram entregues, deixando muitos consumidores frustrados, até mesmo porque era um dos modelos mais cobiçados da época.

Produção Atual

DMC-12 - asas ou portas?Devido a sua popularidade, assim que apareceu no filme, muitas pessoas ficaram com vontade de adquirir um DMC-12 e ter o mesmo em sua garagem, seja por ser muito fã do filme ou até mesmo por gostar de suas linhas. Pensando nisso, uma família Norte Americana resolveu adquirir os direitos do modelo no ano de 2002, a aquisição dos direitos não foi um ponto inicial para sua produção, porém durante o ano de 2008 foi confirmado que o modelo seria produzido novamente.

Sua produção iria manter praticamente o mesmo padrão dos anos 80, utilizando também o inox como matéria prima e também utilizando todos os desenhos e linhas do projeto original. Logo o modelo se tornou popular, conseguindo produzir até muitas unidades, se comparado com sua idade e também com o período em que passou o filme ou que a versão original foi lançada, isso há quase 30 anos atrás.

Atualmente a unidade do modelo pode ser adquirido, a empresa faz essas unidades somente sob encomenda, como a empresa tem porte pequeno, a mesma não quis arriscar vendendo o modelo em grande escala, até mesmo porque seu desenho é considerado ultrapassado.

Caso você esteja interessado em adquirir uma unidade do DMC-12 basta entrar no site oficial da DeLorean Motor Company.