No final da década de 90, em maio de 1998, a Fiat lançou, no Brasil, um modelo bastante polemico para substituir o Tempra: o Fiat Marea. Em italiano, a palavra Marea significa maré.
O modelo ficou bastante conhecido por seu design arredondado, mas também atraiu muitos admiradores ao apostar em faróis diferenciados, porta-malas mais baixo e lanternas traseiras em formato de colunas. Também carregava certa semelhança com o Punto, lançado em 1993.
As primeiras unidades do Fiat Marea Sedan e Weekend chegaram diretamente da Itália para o público brasileiro. Em um primeiro momento, a depender da versão, o sedã contava com motor 2.0 Fivetech de 5 cilindros e 20 válvulas, com 127 CV ou 142 CV.
Para aqueles que optassem pela versão Turbo, havia a possibilidade de contar com um motor 2.0 Turbo de 182 CV.
Ambas as versões foram elogiadas em termos de potências. O bom desempenho do modelo também foi explicado pelas baixas rotações do torque, resultantes do sistema de admissão variável e acelerador eletrônico.
Três anos depois de lançado, a Fiat apresentou um Marea (re)estilizado (2.4 Fivetech de 5 cilindros e 20 válvulas de 160 CV). Uma das mudanças, considerada importante pedido dos admiradores do modelo, foi o novo redesenho da traseira. Também houve substituição das lanternas, que passaram a ser semelhantes às do Lancia Lybra (modelo italiano).
O Fiat Marea recebeu diversos elogios da crítica quanto ao traço de esportividade que apresentou especialmente se comparado a outros sedãs que não convidavam tanto às aventuras.
O desempenho do possante, resultado do poderoso motor 2.4/HLX também foi bem avaliado. A potência chegava a ser superior até mesmo à garantida pelo câmbio automático.
Em termos de equipamentos, a versão HLX garantia: airbag duplo, ar-condicionado, sistema de som com rádio e CD player e rodas de liga leve.
Para dar um incremento a mais à moda da casa, contava com o Fiat Code (código eletrônico que identifica a chave do carro) e o Follow-Me Home (temporizador para o desligamento das luzes do carro).
As primeiras mudanças estéticas do Fiat Marea foram apresentadas em 2002. As grades frontais e traseiras foram redesenhadas, mas as lanternas do Lancia Lybra foram mantidas. O câmbio automático, fornecido pela Aisin, também foi uma aposta do modelo no ano de 2002 para a versão HLX.
Já em 2003, essa mesma versão ficou restrita ao câmbio automático e motor 2.4 20V. Enquanto isso, a modalidade ELX descartava o motor 2.4 20V e optava pelo motor 1.8 16V e câmbio manual.
Em 2005, o Fiat Marea trouxe molduras de faróis e grades cromadas. As mudanças, além de estéticas, visavam avanços tecnológicos como a tecnologia Bluetooth.
Apesar dos últimos suspiros, a crise e o declínio também chegaram ao Marea. Em julho de 2007 era disponibilizada apenas a versão SX, com o motor 1.6 16V.
As últimas unidades do Marea e do Marea Weekend foram produzidas ainda em 2007. As informações deram conta de que foram produzidas 1.643 unidades do Marea Turbo e 1.047 do Marea Weekend Turbo, no mês de março de 2007.
Em novembro de 2007, no fim da produção da versão clássica, foram 54.781 unidades produzidas do Marea e 14.700 da Marea Weekend.
Segundo os especialistas, o Marea foi considerado um dos carros mais velozes do Brasil. Porém, após 10 anos de história, o possante não conseguiu manter as vendas. Alguns críticos apontam que as poucas reformulações estéticas apresentadas pela Fiat explicam o declínio. Também acreditam que as mudanças mecânicas não deram conta de manter o modelo por mais tempo no mercado.
O preço não era considerado acima dos padrões e o consumo não chegou a ser colocado como vilão. O que acabou sendo alvo de crítica foram as manutenções, consideradas salgadas em alguns momentos.
Mas, no final das contas, a forte concorrência é quem pode mesmo explicar o fracasso do modelo, que teve que cavar espaço com o Peugeot 307 Sedan, Renault Mégane, Citroën C4 Pallas, Toyota Corolla e o Chevrolet Vectra.
O Linea, sucessor do Marea é que ficou com a tarefa de continuar a briga.
No vídeo abaixo, você pode conferir todos esses detalhes e relembrar a história desse charmoso sedan:
Todas as versões
O Marea Clube reuniu uma pesquisa com detalhes de todas as versões do sedan. Para saber mais, acesse o site do clube. Ainda na página Fiat Marea, do Facebook, você também pode conferir o Marea em algumas praças brasileiras.
Versão Sedan
1998
- Marea HLX 2.0 20V;
- Marea ELX e Marea SX 2.0 20V*.
1999 - 2000
- Marea HLX 2.0 20V;
- Marea ELX e Marea SX 2.0 20V*;
- Marea Turbo 2.0 20V.
2001 - 2004
- Marea SX 1.8 16V;
- Marea ELX 2.4 20V;
- Marea HLX 2.4 20V;
- Marea Turbo 2.0 20V.
2005 - jul/2007
- Marea SX 1.6 16V;
- Marea ELX 1.8 16V;
- Marea HLX 2.4 20V;
- Marea 2.0 20V Turbo.
2007 - fev/2008
- Marea SX 1.6 16V.
Versão Weekend
1998
- Marea Weekend HLX 2.0 20V;
- Marea Weekend HLX e Marea Weekend SX 2.0 20V*.
1999 - 2000
- Marea Weekend HLX 2.0 20V;
- Marea Weekend HLX e Marea Weekend SX 2.0 20V;
- Marea Weekend Turbo 2.0 20V.
2001 - 2004
- Marea Weekend SX 1.8 16V;
- Marea Weekend ELX 2.4 20V;
- Marea Weekend HLX 2.4 20V;
- Marea Weekend Turbo 2.0 20V.
2005 - 2006
- Marea Weekend SX 1.6 16V;
- Marea Weekend ELX 1.8 16V;
- Marea Weekend HLX 2.4 20V;
- Marea Weekend 2.0 20V Turbo.
2006 - jul/2007
- Marea Weekend SX 1.6 16V;
- Marea Weekend ELX 1.8 16V;
- Marea Weekend HLX 2.4 20V;
- Marea Weekend 2.0 20V Turbo.
jul/2007 - fev/2008
- Marea Weekend SX 1.6 16V.
Versões x Motores
1998
- SX e Weekend SX - 2.0 20V, 5 Marchas, manual;
- ELX e Weekend ELX - 2.0 20V, 5 Marchas, manual;
- HLX e Weekend HLX - 2.0 20V, 5 Marchas, manual;
- Turbo e Weekend Turbo - 2.0 20V Turbo, 5 Marchas, manual, com inibidor de marcha ré.
1999
- SX e Weekend SX - 2.0 20V(127 cv), 5 Marchas, manual;
- ELX e Weekend ELX - 2.0 20V(127 cv), 5 Marchas, manual;
- HLX e Weekend HLX - 2.0 20V(127 cv), 5 Marchas, manual;
- Turbo e Weekend Turbo - 2.0 20V Turbo, 5 Marchas, manual, com inibidor de marcha ré.
2000
- SX e Weekend SX - 2.0 20V, 5 Marchas, manual;
- ELX e Weekend ELX - 2.0 20V, 5 Marchas, manual;
- HLX e Weekend HLX - 2.0 20V, 5 Marchas, manual;
- Turbo e Weekend Turbo - 2.0 20V Turbo, 5 Marchas, manual, com inibidor de marcha ré.
2001
- SX e Weekend SX - 1.8 16V, 5 Marchas, manual;
- ELX e Weekend ELX - 2.4 20V, 5 Marchas, manual;
- HLX e Weekend HLX - 2.4 20V, 5 Marchas, manual;
- Turbo e Weekend Turbo - 2.0 20V Turbo, 5 Marchas, manual, com inibidor de marcha ré.
2002
- SX e Weekend SX - 1.8 16V, 5 Marchas, manual;
- ELX e Weekend ELX - 2.4 20V, 5 Marchas, manual;
- HLX e Weekend HLX - 2.4 20V, 5 Marchas, manual/4 Marchas, automática;
- Turbo e Weekend Turbo - 2.0 20V Turbo, 5 Marchas, manual, com inibidor de marcha ré.
2003
- SX e Weekend SX - 1.8 16V, 5 Marchas, manual;
- ELX e Weekend ELX - 2.4 20V, 5 Marchas, manual;
- HLX e Weekend HLX - 2.4 20V, 4 Marchas, automática;
- Turbo e Weekend Turbo - 2.0 20V Turbo, 5 Marchas, manual, com inibidor de marcha ré.
2004
- SX e Weekend SX - 1.8 16V, 5 Marchas, manual;
- ELX e Weekend ELX - 1.8 16V, 5 Marchas, manual;
- HLX e Weekend HLX - 2.4 20V, 4 Marchas, automática;
- Turbo e Weekend Turbo - 2.0 20V Turbo, 5 Marchas, manual, com inibidor de marcha ré.
2005
- SX e Weekend SX - 1.8 16V, 5 Marchas, manual;
- ELX e Weekend ELX - 1.8 16V, 5 Marchas, manual;
- HLX e Weekend HLX - 2.4 20V, 4 Marchas, automática;
- Turbo e Weekend Turbo - 2.0 20V Turbo, 5 Marchas, manual, com inibidor de marcha ré.
2006
- SX e Weekend SX - 1.6 16V, 5 Marchas, manual;
- ELX e Weekend ELX - 1.8 16V, 5 Marchas, manual;
- HLX e Weekend HLX - 2.4 20V, 4 Marchas, automática;
- Turbo e Weekend Turbo - 2.0 20V Turbo, 5 Marchas, manual, com inibidor de marcha ré.
2007 até Julho
- SX e Weekend SX - 1.6 16V, 5 Marchas, manual;
- ELX e Weekend ELX - 1.8 16V, 5 Marchas, manual;
- HLX e Weekend HLX - 2.4 20V, 4 Marchas, automática;
- Turbo e Weekend Turbo - 2.0 20V Turbo, 5 Marchas, manual, com inibidor de marcha ré.
Julho de 2007 até Fevereiro de 2008
- SX e Weekend SX - 1.6 16V, 5 Marchas, manual.