A Campus Party Brasil, o maior evento de tecnologia realizado em terras brasileiras é sempre muito aguardada por quem é amante de tecnologia e está sempre antenado nos avanços mais recentes e também do que é reservado para o futuro.

A versão desse ano já é a sétima a ser realizada, e após 2 anos em Recife, ela retorna para São Paulo, no Anhembi.

O evento tem sido alvo de criticas de especialistas no assunto por estar cada vez menos dedicando espaço à tecnologia e dando cada vez mais espaço para o empreendedorismo.

Mas criticas à parte, ainda se vê muitas coisas boas rolando pela Campus Party Brasil. Uma delas com certeza foi anunciada pela Ford: o seu sistema AppLink será lançado por aqui, até o final desse ano.

Segundo a montadora norte-americana, a intenção é colocar o sistema em todos os veículos nacionais da marca comercializados por aqui.

O AppLink consiste em um sistema que transforma o veículo em uma espécie de smartphone, agilizando os comandos e oferecendo uma série de funções e aplicativos que visam tornar a viagem do motorista e dos passageiros mais fácil e prática.

Como funciona o AppLink da Ford?

O sistema já é comum em veículos da montadora nos Estados Unidos, mas segundo a Ford o diferencial que ele apresenta em relação às outras plataformas é a sua interface, que permite ao usuário operá-lo por meio de comandos de voz, sem exigir que se tire os olhos da pista, tornando a navegação e a operação muito mais simples e segura.

A Ford pretende criar uma AppStore própria e exclusiva que terá kit de desenvolvimento sem custos para os usuários e totalmente aberto. Isso faz parte de uma estratégia de negócios que visa tornar o AppLink algo essencial para os proprietários de veículos da montadora.

A navegação, segundo o que foi demonstrado no estande da Ford na Campus Party Brasil 2014 será feita tanto por meio de iOS ou de Android. Tudo isso possível graças ao Ford App Catalog, que realizará a sincronização com o veículo para que se possa baixar os aplicativos integrados ao AppLink.

Com a ativação do AppLink, a tela do telefone permanece bloqueada, tendo apenas as interfaces de voz e do painel do carro disponíveis.

Segundo a Ford, o AppLink não terá custos para os proprietários de veículos da montadora, e mesmo não tendo uma data oficial para que comece a ser disponibilizado nos veículos da marca por aqui, os representantes da montadora afirmaram que isso ocorrerá ainda em 2014.