Atualmente, quando o assunto são aplicativos de celular, a impressão que temos é que não há mais nada que possa ser inventado, tamanha é a quantidade de funções que os aplicativos existentes no mercado oferecem para os usuários.

Com tantas opções de aplicativos disponíveis para todas as funções que se possa imaginar, a pergunta que fica é a seguinte: ainda há o que ser inventado?

Pois com o lançamento feito pela Bosch na CES, que é a maior feira de alta tecnologia do mundo, que foi realizada em Las Vegas, nos Estados Unidos, essa pergunta tem resposta: um sonoro sim!

A Bosch apresentou para o mundo um revolucionário aplicativo que promete não apenas auxiliar o usuário a estacionar o seu veículo, mas promete fazê-lo para o usuário, sem que este toque no volante do carro.

Isso só é possível graças a 12 sensores que são instalados ao redor do veículo, que visualizam se há obstáculos no caminho e evitam batidas e arranhões, tão comuns, especialmente entre os motoristas menos experientes.

Essa novidade da Bosch não foi a única apresentada na CES desse ano que visa controlar o veículo. A Samsung também apresentou ao grande público e à imprensa mundial um aplicativo que também permite estacionar o veículo.

Como funciona o aplicativo para estacionar da Bosch?

Esse tipo de aplicativo, além de muito útil para os motoristas de todo o mundo, também representa mais uma demonstração de que futuramente, os motoristas serão gradativamente substituídos por sistemas e computadores, se resumindo a meros passageiros dentro dos carros.

Algumas montadoras já disponibilizam sistemas em alguns de seus veículos que auxiliam os motoristas na hora de estacionar os carros, porém, o aplicativo da Bosch é o primeiro que permitirá ao usuário estacionar o carro com comandos a partir de seu celular.

A ideia é que o motorista encontre a vaga e acione o aplicativo a partir de seu celular. Isso poderá ocorrer com o motorista dentro do veículo ou fora dele. O carro fará todo o resto seguindo os comandos do aplicativo e com base nas informações transmitidas pelos 12 sensores espalhados pelo veículo.

Segundo informações divulgadas pela própria Bosch, a ideia é lançar comercialmente essa tecnologia já no primeiro semestre de 2015. Aparentemente esse lançamento será para o mundo todo, incluindo o Brasil. Ainda segundo a Bosch, o aplicativo auxiliará os motoristas não só apenas nos momentos de estacionar o veículo, mas também quando os motoristas estiverem dirigindo em estradas.