A embreagem é um equipamento que fica localizado entre o motor e a caixa de câmbio. As principais funções são possibilitar a saída do veiculo, transmitir torque quando em marcha, interromper o fluxo da força entre o motor e a caixa de cambio nas trocas de marchas e paradas, proteger o motor e a transmissão contra sobrecargas e além de amortecer as vibrações de transmissão.

Ela é responsável por transmitir a força produzida pelo motor para a caixa de cambio e desta para os demais componentes do sistema de transmissão, além de também ter a importante função de filtrar as vibrações geradas pelo motor diminuindo ruídos e desgastes dos componentes da transmissão.

Como funciona embreagem

Além disso, a embreagem também é responsável por permitir trocar as marchas do carro, definindo uma força adequada ao motor e ainda dar estabilidade ao mesmo tempo, permitindo que parar sem precisar desligar o carro.  Ela é composta de três partes básicas, rolamento da embreagem, o platô e o disco

O platô é formado por mais outras três partes: a carcaça da embreagem, a placa de pressão e a mola membrana. Ele é fixado diretamente no volante do motor  e o disco no eixo piloto da transmissão. O eixo piloto possui estrias para fixar o disco e a sua parte externa se apoia no rolamento que fica fixado na parte interna do volante.

Assim, quando pisamos no pedal da embreagem, o fluido no interior do circuito hidráulico pressiona o embolo do servo da embreagem. A haste externa aciona a alavanca e o garfo de embreagem ao mesmo tempo. Dessa forma, o garfo puxa o mancal da embreagem contra a mola, que atua como uma alavanca, retirando a pressão do disco e afastando a placa de pressão do volante. Esse comando resulta no desacoplamento do disco de embreagem com o volante, o que faz com que acabe a transmissão de torque para a caixa de câmbio através do eixo piloto.

Embreagem

Após o desacoplamento do disco e da placa de pressão, quando se pisa no pedal de embreagem, o volante continua girando porque está ligado ao giro do motor e o platô também gira porque está preso ao volante.

Enquanto isso, o disco desacelera até parar, e o eixo piloto também para porque está ligado ao disco, interrompendo assim, a transmissão de movimento para a caixa de câmbio.