Criada para facilitar a vida de quem manobra veículos, a direção adaptativa da Ford foi apresentada nessa semana pelo vice-presidente da unidade de desenvolvimento de produto da montadora, Raj Nair.

Esse sistema pode significar um grande avanço no que diz respeito à condução de veículos, portanto, é fundamental conhecer o seu funcionamento. Por isso, vamos ver como funciona essa tecnologia!

Como funciona a tecnologia de direção adaptativa da Ford?

A tecnologia de direção adaptativa da Ford apresenta uma série de vantagens, e uma das principais é a capacidade de facilitar a realização de manobras em baixa velocidade, bem como em espaços reduzidos.

Outra característica é justamente a adaptação dessa tecnologia, que faz com que direção fique mais ágil, quando o veículo está rodando em velocidades mais altas, por exemplo.

A Ford afirmou que esse sistema é simples de ser instalado, inclusive informando que o modo mais simples de fazer isso é por meio da colocação de um atuador dentro do volante do veículo.

Esse atuador contém um motor e um simples sistema de roldanas, que permitem o ajuste a qualquer situação, de acordo com os dados que são enviados pelo motorista durante as mais diferentes situações.

Essa tecnologia de direção adaptativa da Ford foi desenvolvida em parceria da montadora estadunidense e a Takata, que é uma fornecedora de sistemas de segurança e de direção para veículos.

Como funciona a tecnologia de direção adaptativa da Ford

A Ford ainda não confirmou de modo oficial, mas é forte a chance de que a tecnologia de direção adaptativa seja lançada comercialmente em diversos modelos de seu portfólio a partir do ano que vem. Isso deverá ocorrer já no início do primeiro semestre.

Com isso, a vantagem dessa tecnologia passará a ser vista nas ruas, tornando os modelos da Ford bem mais fáceis de serem conduzidos, e bem mais seguros também, já que essa tecnologia se adapta às mais diversas condições de condução.

Para quem se interessou por essa tecnologia de direção adaptativa da Ford, a montadora estadunidense ainda não divulgou quando irá lança-la em seus modelos para o mercado brasileiro.

Mas é bem provável que isso ocorra em breve, se não no início do ano que vem, talvez, muito provavelmente durante o segundo semestre de 2015. O que significará que apenas modelos novos terão a tecnologia em sua direção.

Já os modelos antigos, continuarão com o sistema de direção atual, mas que a Ford poderá fazer as alterações, já que a instalação é bem simples. 

Veja o vídeo: