Com o crescimento da classe média brasileira, um número cada vez maior de pessoas que antes não tinham condições de comprar um carro passou a ter condições de fazê-lo. Com isso, cresceu também o número de perguntas sobre a manutenção dos veículos que circulam, entre outras coisas, pela web.
São perguntas de todos os tipos, mas com toda a certeza, nenhuma tem sido feita com mais frequência do que a que se refere à correia dentada.
Afinal de contas, para que serve uma correia dentada e como se dá o seu funcionamento? E qual a importância de se fazer uma boa manutenção desse instrumento mecânico tão importante?
O que é correia dentada?
A correia dentada é a responsável por manter ligado o eixo-comando de válvulas ao virabrequim do motor. Ela também faz com que ambos se sincronizem.
Outra função importante executada pela correia dentada é a de fazer com que as válvulas de admissão e de escapamento se fechem e se abram no momento certo, fazendo com que tudo funcione de modo equilibrado e eficiente.
Qual a importância de se fazer a manutenção da correia dentada?
Segundo especialistas no assunto, o mais correto é fazer ao menos uma revisão em todo o sistema (e isso inclui a correia dentada) de seis em seis meses.
Desse modo, evita-se que ocorra o rompimento da correia dentada, o que, além de prejudicar consideravelmente o funcionamento do veículo, ainda irá acarretar pesados prejuízos ao proprietário do veículo.
Isso se dá por causa da perda de sincronismo do motor, que é uma das consequências mais imediatas da quebra da correia dentada. Os componentes internos, como os pistões, as válvulas, as bielas e o cabeçote também serão afetados pela quebra da correia dentada, já que devido à perda de sincronismo do motor, eles sofrerão um choque em seu funcionamento, alastrando o problema por todo o propulsor.
É muito caro para trocar uma correia dentada quebrada?
Na verdade, a troca nem é tão cara assim, mas os problemas acarretados pela quebra desse componente podem tornar a conta bem mais “salgada” do que o esperado.
A manutenção deve ser feita ao menos de seis em seis meses, ou então a cada 10 mil km rodados, o que ocorrer primeiro. Essa quilometragem varia de modelo para modelo, por isso mesmo, os especialistas orientam aos motoristas que verifiquem o manual de instruções do modelo. Lá estarão informações sobre a manutenção da correia dentada.