Modelos estrangeiros dotados de boa tecnologia estão fazendo muito sucesso nas garagens brasileiras. É a chamada categoria dos hatches premium, que começou a deslanchar em solo brasileiro no ano de 2002, com a chegada do Volkswagen Polo, alemão da Volkswagen. Em 2003, chegaram o Citroën C3 e o Honda Fit

O Fiat Punto fez sua estréia em 2007. Em 2011, o Ford New Fiesta chegou e conquistou importante espaço nessa categoria.

O sul-coreano Chevrolet Sonic chegou só agora, em 2012. Primeiro, ele fez algum sucesso nos Estados Unidos, mas  logo em seguida também recebeu autorização para entrar nas garagens brasileiras numa clara disputa com o mexicano Ford Fiesta. E ambos tiveram que enfrentar as inovações do terceiro principal concorrente: o Fiat Punto.

Compactos premium: Sonic x New Fiesta x Punto

O consumidor que faz a opção pelo hatch premium é aquele que concorda em pagar um pouco mais para ousar em termos de tecnologia.

E agora, vamos a esses brinquedos tecnológicos!

Chevrolet Sonic

O Sonic foi lançado em 2012, como substituto do Chevrolet Astra.

Lançado nas versões LT e LTZ, disponíveis nas carrocerias hatch e sedan. Sendo o único motor disponível, o 1.6 16V Ecotec6, rende 120cv a álcool e 116 a gasolina. Possui opção de câmbio automático de 6 marchas, oferecido apenas na LTZ.

Chevrolet Sonic LTZ

Seu design ousado chamou a atenção de imprensa especializada, com faróis individuais e lanternas redondas. Apesar de ter chegado no mercado brasileiro a pouco tempo, o Chevrolet Sonic já passou por várias mudanças.

A versão hatch, pacote LT, fica em uma média de R$ 46.200. Com o pacote LTZ e câmbio mecânico, o hatch sai por R$ 48.700. Já as versões LTZ com câmbio automático saem por R$ 51.500 (hatch).

Em termos de design, o Sonic tenta seduzir os consumidores aplicando um desenho semelhante ao Mitsubishi Lancer. Com uma dianteira em estilo mais esportivo, grade trapezoidal e faróis com lente própria o modelo imprime um estilo bem original.

Chevrolet Sonic LTZ - Lateral

Quando o assunto é desempenho, não há tantas críticas à performance e ao câmbio. Ergonomicamente bem confortável e de bom acabamento, acaba sendo superior ao Ford.

Para comprar a briga, os apreciadores do Ford New Fiesta garantem que essa facilidade nem chega perto das maravilhas proporcionadas pela assistência elétrica oferecida do modelo da Ford.

Uma das principais críticas do especialistas é com relação ao fato dos coreanos não conseguirem uma boa redução em termos de custos.

Chevrolet Sonic LTZ - Traseira

Preços

  • Chevrolet Sonic Hatch LT – R$ 46.200
  • Chevrolet Sonic Hatch LTZ (Câmbio Manual) – R$ 48.700
  • Chevrolet Sonic Hatch LTZ (Câmbio Automático) – R$ 53.600

E a versão 2013 – e como ele é bem “novato”, já temos que acelerar o processo, pois já há uma versão 2013 batendo na porta. As novidades garantiram a inclusão da versão LT com transmissão automática de seis velocidades. Portanto, o câmbio manual no LT deixou de ser produzido, ficando apenas a LT automática. Nas cores, foram substituídas as vermelho Flame, azul Boracay, cinza Urban e branco Summit pelas cores vermelho Crystal Claret, azul Luxo, cinza Cyber e branco Ice. Um bluetooth foi incorporado à versão LT. E sobre a versão LTZ? Nenhuma novidade? Algumas...é que um lote limitado dessa versão, com transmissão manual e banco em tecido, será disponibilizada até o final do ano.

Galeria de fotos

  • Chevrolet Sonic - Foto 1
    Chevrolet Sonic - Foto 1
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    Chevrolet Sonic - Foto 9
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    Chevrolet Sonic - Foto 10
  • Chevrolet Sonic - Foto 11
    Chevrolet Sonic - Foto 11

Ficha técnica

Motor

Motor 1.6
Cilindradas (cm3): 1598
Combustível: Bi-combustível (G/A)
Potência (cv): 116(G) / 120(A)
Torque (kgf.m): 15,8(G) / 16,3(A)
Taxa de Compressão: 10,8
Alimentação: Injeção eletrônica - multiponto sequencial
Cilindros: L4
Válvulas/Cilindro: 4

Mecânica

Câmbio: Transmissão de 5 marchas manual
Tração: Dianteira
Direção: Hidráulica
Suspensão Dianteira: Independente
Suspensão Traseira: Barra de torção traseira

Dimensões/Capacidade

Altura (mm): 1517
Largura (mm): 1735
Comprimento (mm): 4039
Distância entre eixos (mm): 2525
Capacidade do tanque (l): 46
Porta Malas/Caçamba (L): 265
Peso (kg): 1203

Pneus e Rodas

Pneus Dianteiros: 195/65 R15
Pneus Traseiros: 195/65 R15
Rodas: liga leve 15"

Segurança

ABS: Item de Série
Airbag: Duplo Frontal
Alarme: Item de Série
Apoios de cabeça traseiros: Item de Série
Chave com telecomando: Item de Série
Controle de Estabilidade: não disponível
Controle de Tração: não disponível
Freios Dianteiros: a disco ventilados
Freios Traseiros: não disponível
Sistema Anti-Furto: não disponível

Ford New Fiesta

Em outubro de 2011, o New Fiesta foi lançado no mercado brasileiro como modelo 2012. Começou com uma média de R$ 48.950. Com um motor Sigma, de 1,6 litro, fabricado no Brasil ele garantiu potência de 115 cavalos com etanol e 110 cv com gasolina. Nos testes, velocidade máxima de 190 km/h.

Ford New Fiesta

Inicialmente, quando o Fiesta foi lançado nessa versão única também chamada (SE), os três pacotes de equipamentos eram diferenciados.

No pacote básico, também chamado de RCA2, importantes itens de segurança não foram disponibilizados.

Em seguida, no pacote intermediário, com bolsas infláveis, antitravamento, hill holder e um sistema que mantém os freios acionados por 3 segundos quando se tira o pé do pedal em aclives. Ele foi produzido com uma espécie de central multimídia Sync, resultante de uma parceria com a Microsoft. A novidade chamou a atenção porque sincronizava o carro com o celular do motorista.

Um terceiro pacote, com um preço parecido, incluia ar-condicionado, travas e vidros elétricos, bancos traseiros rebatíveis, coluna de direção ajustável em altura e profundidade e rodas de liga. Quem recomenda o modelo fala muito bem da maciez proporcionada pela direção hidráulica.

Uma das principais críticas ao modelo foi a ausência de airbags e freios com ABS (antitravamento) na versão básica.
Mas, como tudo tem dois lados, também houve a versão sofisticada, por R$ 54.950, com SETE airbags, bancos de couro, descansa-braço, rodas de liga de 16 polegadas, espelhos retrovisores com luzes indicadoras e aquecedor, luzes dianteiras de LEDs posicionadas verticalmente e molduras cromadas no parachoque.

Em termos de conforto perdeu um pouco para o Sonic, pois já pesa um pouco se colocadas mais que quatro pessoas. O porta-malas, sem rebatimento, comporta 290 litros de bagagem.

Quando se analisam todas as características do Fiesta, algumas críticas vêm à tona. O espaço traseiro é prejudicado, pois acaba gerando desconforto para os passageiros com mais de 1,80 metro.

Ford New Fiesta

Em termos de consumo, o Ford consegue ampliar a vantagem pois chega a fazer 8,2 km/l, contra 7 km/l do Sonic.
No dia a dia  nas pistas, a direção elétrica do Fiesta abre vantagem. Mas, os freios não são tão bem avaliados.

Diferentemente do Sonic, garante cinto de segurança de três pontos e encosto de cabeça para quem viaja no meio. Já no assento central, não disponibiliza o item. Os bancos são mais largos e com ajustes milimétricos. Ainda assim, há uma superação por parte do Sonic.

Em 2013 - vai contar com o motor 1.0 EcoBoost, sistema de conectividade por comandos de voz SYNC; monitoramento do trânsito em baixas velocidades e um moderno sistema de controle de freios.

A dianteira está bem inspirada na versão esportiva ST, com grade trapezoidal, faróis com luzes diurnas de led e novo capô. A Ford também garantiu melhorias ergonômicas.

A produção ocorrerá na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), com motor 1.6 Sigma e comando de válvulas variável. Os preços devem se manter na faixa dos R$ 40 mil aos R$ 50 mil.

Preços

  • Ford New Fiesta 1.6 (básico): R$ 49.950
  • Ford New Fiesta 1.6 (intermediário): R$ 51.950
  • Ford New Fiesta 1.6 SE (completo): R$ 54.950

Galeria de fotos

  • Altima - Foto 1
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    Altima - Foto 5
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    Altima - Foto 6

Ficha técnica

Motor

Motor 1.6
Cilindradas (cm3): 1596
Combustível Bi-combustível: (G/A)
Potência (cv): 110(G) / 115(A)
Torque (kgf.m): 15,8(G) / 16,2(A)
Taxa de Compressão: 11
Alimentação: Injeção eletrônica - multiponto sequencial
Cilindros: L4
Válvula /Cilindro: 4

Mecânica

Câmbio: Transmissão de 5 marchas manual
Tração: Tração dianteira
Direção: Direção eletrônica
Suspensão Dianteira: independente
Suspensão Traseira: Barra de torção traseira

Desempenho / Autonomia

Velocidade Máxima (Km/h): 190 (G/A)
Aceleração: 0-100 km/h (s) 12,1(G) / 11,7(A)
Consumo Cidade (km/l): 11(G) / 7,5(A)
Consumo Estrada (km/l): 13,9(G) / 9,3(A)

Dimensões / Capacidade

Altura (mm): 1446
Largura (mm): 1697
Comprimento (mm): 4064
Distância entre eixos (mm): 2489
Capacidade do tanque (l): 47
Porta Malas / Caçamba (L): 290
Peso (kg): 1145

Pneus e Rodas

Pneus Dianteiros: 185/60 R15
Pneus Traseiros: 185/60 R15
Rodas: em liga leve 15"

Segurança

ABS: OPCIONAL
Airbag
Alarme: Item de Série
Apoios de cabeça traseiros: Item de Série
Chave com telecomando: Item de Série
Controle de Estabilidade: OPCIONAL
Controle de Tração: OPCIONAL
Freios Dianteiros: a disco ventilados
Freios Traseiros: não disponível
Sistema Anti-Furto: não disponível

Fiat Punto

O Fiat Punto foi responsável por um total revigoramento da marca na Europa. Aqui no Brasil ele chegou em quatro versões: 1.4, 1.4 ELX, 1.8 HLX, 1.8 Sporting e 1.4 Turbo T-Jet, com preços entre R$ 37.400 e R$ 55.740.

A ELX, na versão básica, com ar-condicionado, direção hidráulica, computador de bordo, faróis de neblina, vidros (dianteiros) e travas elétricos e imobilizador Fiat Code de série foi uma das principais apostas da montadora.

Novo Fiat Punto

Elogiado pela suspensão macia, bom acabamento, direção rápida, ele tentou imprimir um bom desempenho e abrir vantagem junto aos concorrentes.

De modo geral, impressionou mais pelo visual que pelo desempenho.

A versão atual do Punto está mais agressiva, com rodas de 17 polegadas e desenho exclusivo, spoilers e saias laterais, ponteira dupla de escape, pinças de freios pintadas de vermelho, defletor traseiro que integra as luzes de ré e até fendas nos para-choques.

Fiat Punto - Parachoque

Bom acabamento, com predominância do preto. Em termos de tecnologia, entra na briga com o sistema Blue&Me - que abriga comandos por voz para telefonia, som e até navegação na internet. A navegação não acontece diretamente via tela, pois as mensagens, das redes sociais, por exemplo, são transmitidas em formato de áudio.

E ele tem muitas chances para abrir a concorrência? Não...o que dificulta, principalmente, é a questão do preço. O Punto convencional custa algo entre R$ 38.570 (1.4 flex de 88 cv) e R$ 48.570 (1.8 de 132 cv).

Já a versão mais potente, 1.4 Turbo T-Jet, vai de R$ 55.740 a R$ 61.470.

Novo Fiat Punto - Traseira

Preços

  • Fiat Punto Attractive 1.4 l - R$ 38.570
  • Fiat Punto Essence 1.6 l - R$ 41.750
  • Fiat Punto Essence 1.6 l Dualogic - R$ 44.140
  • Fiat Punto Sporting 1.8 l - R$ 46.400
  • Fiat Punto Sporting 1.8 l - R$ 48.770
  • Fiat Punto T-Jet 1.4 l - R$ 55.740

Galeria de fotos

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    Fiat Punto - Foto 22
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    Fiat Punto - Foto 23
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    Fiat Punto - Foto 24
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    Fiat Punto - Foto 25
  • Fiat Punto - Foto 26
    Fiat Punto - Foto 26
  • Fiat Punto - Foto 27
    Fiat Punto - Foto 27

Ficha técnica

Motor

Motor 1.4
Cilindradas (cm3): 1368
Combustível Bi-combustível: (G/A)
Potência (cv): 85(G) / 88(A)
Torque (kgf.m): 12,4(G) / 12,5(A)
Taxa de Compressão: 12,35
Alimentação: Injeção eletrônica - multiponto sequencial
Cilindros: L4
Válvulas/Cilindro: 2

Mecânica

Câmbio: Transmissão de 5 marchas manual
Tração: Tração dianteira
Direção: Hidráulica
Suspensão Dianteira: Independente
Suspensão Traseira: Barra de torção traseira

Desempenho/Autonomia

Velocidade Máxima (Km/h): 168(G) / 170(A)
Aceleração: 0-100 km/h (s) 13,1(G) / 12,6(A)

Dimensões/Capacidade

Altura (mm): 1499
Largura (mm): 1687
Comprimento (mm): 4065
Distância entre eixos (mm): 2510
Capacidade do tanque (l): 60
Porta Malas/Caçamba (L): 280
Peso (kg): 1141

Pneus e Rodas

Pneus Dianteiros: 185/60 R15
Pneus Traseiros: 185/60 R15
Rodas

Segurança

ABS: Item de Série
Airbag: Duplo Frontal
Alarme: opcional
Apoios de cabeça traseiros: Item de Série
Chave com telecomando: opcional
Controle de Estabilidade: não disponível
Controle de Tração: não disponível
Freios Dianteiros: a disco ventilados
Freios Traseiros: Tambor
Sistema Anti-Furto: não disponível

E aí?

A disputa é boa, os três modelos tem suas vantagens equilibradas e o fato do Sonic ainda ser um modelo recente no país deixa a briga um pouco morna.

De modo geral, o Fiesta recebe mais elogios, especialmente na versão top. O Punto agrada muito pelo acabamento e arrebatador design. Mas, não garante tanto conforto! O Sonic é bem imagético, mas ainda precisa avançar.

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