Os hatches compactos são aqueles carros que as montadoras sempre se utilizam para as estratégias de entrada no mercado. Por serem mais simples e baratos, conquistam uma importante fatia da clientela.

Na maioria das vezes, contam com 2 a 4 portas e motor bicombustível. Uma das marcas dos hatches compactos é a praticidade, que se explica pelo menor tamanho.

Mas, como tudo na vida, também existem dilemas, prós e contras. Neste caso, eles no desempenho versus economia de combustível. O acabamento também sofre algumas restrições.

Um aspecto negativo é que ele não colabora com as grandes famílias, já que possui um porta-malas menor e reduzida capacidade para passageiros. Para a nossa comparação de hoje, elegemos dois compactos que sempre estão no topo das vendas e um outro que foi lançado recentemente, também disposto a entrar na briga.

Hatches compactos: Gol x Palio x HB20

Volkswagen Gol

O principal argumento de quem defende o Gol é a confiança pela tradição. Com 32 anos de estrada, ele já era líder de vendas desde 2002. Porém, em 2012 vivemos uma verdadeira revolução no mercado dos hatches.

Foi pensando nisso que a Volkswagen protagonizou mudanças no Gol desde 2008. Alterações na estética e na tecnologia do veículo fizeram com que ele acompanhasse as novas tendências em termos de design. Essa geração também passou por mudanças na ergonomia e na dinâmica. O acabamento e a carroceria foram os dois focos principais de alterações.

Volkswagen Gol

O design aposta em um desenho "limpo" e você deve se contentar com faróis e lanternas alterados e um interior bem mais simples. Uma sacada da montadora foi construir um painel em estilo piano black.

Já nos itens de série, o Gol garante uma máscara negra e travas, vidros dianteiros e tampa traseira com acionamento elétrico. Se você quiser ousar um pouco mais, tem que retirar adicionais da carteira.

Em termos de conforto, a Volks dá show em um asfalto liso. Mas, trechos mais complexos evidenciam que realmente o Gol é mais durinho.

Volkswagen Gol

A situação melhora pro Gol quando o assunto é o consumo de combustível. Nesse item, ele sustenta 11,1 km/l ante os 9,6 km/l do Palio.

Em termos de desempenho a Volks também quis sair na frente em termos de aceleração, retomada de marchas e giros.
Para a suspensão, a Volkswagen prima pelo equilíbrio dinâmico e respostas imediatas. Esses itens têm o poder de conquistar o consumidor.

Mas, e no preço? Como fica o Gol? Por cerca de R$ 27.990 você garante esse modelo em sua garagem.

Galeria

  • Galeria: Foto 1 de 5
    Galeria: Foto 1 de 5
  • Galeria: Foto 2 de 5
    Galeria: Foto 2 de 5
  • Galeria: Foto 3 de 5
    Galeria: Foto 3 de 5
  • Galeria: Foto 4 de 5
    Galeria: Foto 4 de 5
  • Galeria: Foto 5 de 5
    Galeria: Foto 5 de 5

Fiat Palio

Em que pesem as diversas vantagens do Gol, o novo Palio também apostou em mudanças na dinâmica, acabamento, espaço interno e itens de sofisticação.

Em termos visuais, ele também abre vantagem em relação ao Gol, pois supera a estrutura quadrada do concorrente e aposta em linhas semelhantes às do Punto, que dão um toque de modernidade ao veículo. O interior, diferente do Gol, pode até mesmo ser personalizado.

Novo Fiat Palio

Em termos de itens de série, o Palio entra na briga com direção hidráulica, computador de bordo e faróis com dupla parábola. Mas, empata com o Gol pois não garante avanços expressivos.

O toque macio do Palio sai vitorioso quando comparado ao Gol. E pelo jeito a montadora italiana quer continuar investido em conforto, pois já efetuou a calibração de molas, amortecedores e afins na troca de carroceria.
Depois dessas inovações, vale a pena a Fiat começar a pensar em avanços de desempenho. As acelerações e retomadas do Palio ainda deixam a desejar e o câmbio processa a alavanca de forma muita longa, com engates pouco precisos. Nenhum dos dois é fantástico, mas o Gol abre uma pequena vantagem.

Novo Fiat Palio - Interior

A briga fica ainda mais apertada no quesito preço, pois o Palio perde por uma margem bem menor, saindo por R$ 28.440. Com os itens opcionais, o Gol e Palio 1.0 saem por R$ 37.405 e R$ 37.575.

Galeria

  • Galeria: Foto 1 de 5
    Galeria: Foto 1 de 5
  • Galeria: Foto 2 de 5
    Galeria: Foto 2 de 5
  • Galeria: Foto 3 de 5
    Galeria: Foto 3 de 5
  • Galeria: Foto 4 de 5
    Galeria: Foto 4 de 5
  • Galeria: Foto 5 de 5
    Galeria: Foto 5 de 5

Hyundai HB20

Tudo o que comparamos nos dois hatches acima pode ficar ultrapassado quando o HB20 entra na briga.

A Hyundai, montadora coreana, apresentou o modelo no último dia 12 de setembro de 2012 com a garantia de que ele será produzido do começo ao fim em terras brasileiras e com preços que partem de R$ 31.995 .

E por essa “bagatela” você leva para a sua garagem: ar-condicionado, direção hidráulica, airbag duplo, computador de bordo e duas opções de motores flex: 1.0 12 válvulas, de 3 cilindros, 80 cv e 1.6 16V, com 128 cv. Transmissão automática de quatro marchas e mecânicas nas versões 1.6.

Hyundai HB20

Um design arrojado e agressivo é um dos pontos que pretende “mexer” na concorrência.

Se colocarmos os três modelos em comparação, a disputa maior fica entre o HB20 e o Gol. Quando analisados os preços, temos R$ 30.657,00 para adquirir o Gol G6 1.0 I-Trend. Já o HB20 1.0 Comfort, versão de estréia da Hyundai, custa R$ 31.995,00.

Em termos de desempenho o Gol acelera de zero a 100 km/h em 12,9 segundos. O HB20 chega a 15,9 segundos.

Na velocidade, o Gol atinge até 166 km/h, o contra 157 km/h do HB20.

Na capacidade de combustível, o Gol mantém 55 litros, contra os 50 litros do HB20.

Hyundai HB20

Mas, o HB20 já adotou uma nova estratégia e promete não descansar da disputa. Recentemente a Hyundai anunciou que a revisão do HB20, com 60 mil km rodados ficará por R$ 1.624,96.

O investimento inclui manutenção periódica e preventiva do HB20 com motor 1.0. No modelo 1.6, varia para R$ 1.756,37.

A montadora explica que as revisões devem ser feitas a cada 10 mil quilômetros ou a cada ano. Elas serão mandatórias para a manutenção da garantia de cinco anos e incluem troca de óleo, filtro de óleo, anel de vedação e filtro de combustível.

O valor total dessa primeira revisão é de R$116,20 para a versão 1.0 e R$127,80 para a 1.6, com mão de obra gratuita.

Em outros dois aspectos o HB20 também leva vantagem: as saídas e retomadas dão maior agilidade e, assim como no Palio, também não se esquece de garantir um pouco mais de conforto, sendo especialmente mais macio. No câmbio, os engates também são satisfatórios.

Em termos de espaço, o HB20 também garante uma boa acomodação tanto na parte do motorista, quanto na parte traseira.

Galeria

  • Galeria: Foto 1 de 25
    Galeria: Foto 1 de 25
  • Galeria: Foto 2 de 25
    Galeria: Foto 2 de 25
  • Galeria: Foto 3 de 25
    Galeria: Foto 3 de 25
  • Galeria: Foto 4 de 25
    Galeria: Foto 4 de 25
  • Galeria: Foto 5 de 25
    Galeria: Foto 5 de 25
  • Galeria: Foto 6 de 25
    Galeria: Foto 6 de 25
  • Galeria: Foto 7 de 25
    Galeria: Foto 7 de 25
  • Galeria: Foto 8 de 25
    Galeria: Foto 8 de 25
  • Galeria: Foto 9 de 25
    Galeria: Foto 9 de 25
  • Galeria: Foto 10 de 25
    Galeria: Foto 10 de 25
  • Galeria: Foto 11 de 25
    Galeria: Foto 11 de 25
  • Galeria: Foto 12 de 25
    Galeria: Foto 12 de 25
  • Galeria: Foto 13 de 25
    Galeria: Foto 13 de 25
  • Galeria: Foto 14 de 25
    Galeria: Foto 14 de 25
  • Galeria: Foto 15 de 25
    Galeria: Foto 15 de 25
  • Galeria: Foto 16 de 25
    Galeria: Foto 16 de 25
  • Galeria: Foto 17 de 25
    Galeria: Foto 17 de 25
  • Galeria: Foto 18 de 25
    Galeria: Foto 18 de 25
  • Galeria: Foto 19 de 25
    Galeria: Foto 19 de 25
  • Galeria: Foto 20 de 25
    Galeria: Foto 20 de 25
  • Galeria: Foto 21 de 25
    Galeria: Foto 21 de 25
  • Galeria: Foto 22 de 25
    Galeria: Foto 22 de 25
  • Galeria: Foto 23 de 25
    Galeria: Foto 23 de 25
  • Galeria: Foto 24 de 25
    Galeria: Foto 24 de 25
  • Galeria: Foto 25 de 25
    Galeria: Foto 25 de 25

Palavra final

Na mídia automotiva, que já conhece bem o Gol e o Palio, a opinião se divide. Muitos críticos apontam a superação do Palio e outros tantos permanecem entregando o troféu ao Gol.

Quando a comparação é entre Gol e HB20, as opiniões também empatam. O fato é que os três modelos estão se movimentado para ficarem na poli. E, já temos novos candidatos para entrar na disputa: o Toyota Etios e o estreante Onix.

Confira, separadamente, o valor de cada hatch:

  • Gol: a partir de R$ 27.990
  • Gol (completo): R$ 37.405
  • Palio: R$ 28.440
  • Palio (completo): R$ 37.575.
  • HB20: com nove versões, entre R$ 32.000 a R$ 48.000. Leia mais sobre HB20.