A “onda” dos hatches médios pegou firme no Brasil. Mas, nem sempre foi assim. Os brasileiros viveram períodos, nos últimos anos, onde a briga por essa categoria quase não existia.

A disputa ficava muito mais concentrada na categoria dos sedãs e dos hatches compactos. Entre os sedans, por exemplo, o Honda e a Toyota, continuam protagonizando bastante concorrência.

Foi em 2009, com o surgimento do Ford Focus, que os apaixonados por hatches médios começaram a acompanhar uma boa briga. E é sobre ela que vamos falar hoje: como anda a disputa entre o Ford Focus, o Fiat Bravo e o Cruze Sport6?

Hatches médios: Focus x Cruze x Bravo

Ford Focus

Ele foi apresentado inicialmente no Salão do Automóvel de Genebra, em 1998. Logo em seguida chegou ao Brasil, em 2000. A principal aposta foi o design arrojado.

Ford Focus Hatch

Inicialmente, ele foi lançado nos modelos Sedan e Hacthback, com motores 1.8 e 2 litros, os mesmos do Escort e do Mondeo. O preço de estréia foi de R$ 40 mil.

Hoje, está disponível nas versões:

  • Gl 1.6: R$ 49.400,00
  • Glx 1.6: R$ 51.210,00
  • Glx 2.0: R$ 55.400,00
  • Glx Automático 2.0: R$ 59.650,00
  • Titanium 2.0: R$ 64.470,00
  • Titanium Automático 2.0: R$ 68.720,00

Todas essas versões estão no formato Flex e os desempenhos vão de 109,3cv (1.6) e 143cv (2.0).

Com maior tempo no mercado as avaliações sobre o Ford Focus se proliferam. Entre os críticos, ganham destaque a direção, o sistema de frenagem e suspensão.

Ford Focus Hatch

O motor e o câmbio recebem algumas críticas no que diz respeito ao rendimento. Em comparação com outros hatches médios, esses dois itens poderiam ser aperfeiçoados, mesmo com os ganhos da tecnologia flex.

A carroceria é bem avaliada, pois faz um bom conjunto com o sistema ergonômico. Em termos de segurança, o Ford Focus deixa o ABS a critério do cliente, mas adota o duplo airbag.

O modelo com o motor 2.0 garante boas aceleradas e constância na velocidade.

Ford Focus - Painel

Em termos de tamanho, possui 1,49m de altura, 1,84m de largura e 4,35m de comprimento. O tanque comporta 55L e porta malas 328L.

Uma das táticas de vendas da montadora é seduzir o cliente com um seguro mais em conta e três anos de garantia.

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Cruze Sport6

O modelo, derivado do Sedan Cruze, é uma das grandes apostas da Chevrolet, que pretende usá-lo como sucesso de vendas em substituição aos modelos Astra e Vectra.

Cruze Sport6

A mecânica é formada por um motor 1.8 de 144 cv com etanol e 140 cv com gasolina (a 6.300 rpm). O câmbio, manual ou automático, conta com seis marchas. O torque, segundo os críticos automotivos, chega 18,9 kgfm com o combustível vegetal e em 17,8 kgfm como fóssil (a 3.800 rpm).

Os itens de série são: bancos de couro, freios com ABS, controle eletrônico de estabilidade e tração, airbags, sistema de som, entre outros.

Cruze Sport6 - Vermelho

Muitos clientes ficam encantados com o chamativo design interior.

Com 4,51 m de comprimento, ele tem 3 cm a mais que um Ford Focus. O "6", do nome Sport6, indica o câmbio de seis marchas.

Muitos elogios quando o possante está na estrada. Para alguns trata-se de uma verdadeira máquina de direção. Uma ou outra crítica está sendo direcionada para os encostos. A reclamação é de que são grandes, o que dificulta a visibilidade. O consumo é maior quando comparado aos demais concorrentes.

Cruze Sport6 - Branco

Mas, o principal motivo da possível perda de espaço em relação ao Focus é o preço que sobe consideravelmente em relação aos concorrentes. A versão LT sai por R$ 65 mil a R$ 70 mil. A LTZ, mais sofisticada, vai de R$ 78 mil e chega aos R$ 80 mil.

  • LT 1.8 Mecânico: R$60.450,00
  • LT 1.8 Automático: R$65.850,00
  • LTZ 1.8 Automático: R$74.934,00

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Fiat Bravo

Recebe inúmeros elogios pelo design, pois aposta em inovações. Cuida especialmente do requinte e sofisticação internos.

Fiat Bravo Sporting

O ABS, a exemplo do Focus, também é opcional. Mas conta com duplo airbag, ar-condicionado, direção elétrica, piloto automático, sistema Isofix (para fixação de cadeiras de criança), sistema de som, rodas de liga e faróis auxiliares de iluminação em curvas fazem parte do pacote de série.

As críticas vão por conta de a direção ser considerada fraca, especialmente quando é mais exigida.

Fiat Bravo T-Jet

A suspensão e o motor também não foram bem avaliados porque não respondem com a mesma rapidez dos outros dois concorrentes.

Em algumas avaliações da imprensa automotiva foram criticados o espaço traseiro, o câmbio dualogic e a visibilidade traseira.

Fiat Bravo - Interior

Vendido sem desconto, tem dois anos de garantia e revisões programadas com preço fixo. Em termos de investimento, prepare o bolso:

  • Essence 1.8: R$53.140,00
  • Essence 1.8 Dualogic: R$55.600,00
  • Sporting 1.8: R$58.140,00
  • Sporting 1.8 Dualogic: R$60.600,00
  • Absolute 1.8 Dualogic: R$62.140,00
  • T-Jet 1.4 Turbo: R$66.280,00

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Outros modelos estão na disputa

A nova geração do Ford Focus já foi mostrada no Salão do Automóvel de São Paulo. Já circulava na Europa desde 2010. Segundo o vice-presidente da montadora, Rogelio Golfarb, o modelo chegará ao Brasil "até 2015".

A Citroën também quer entrar na briga com o novo C4. O Tiida e Cerato Hatch podem acirrar a disputa ainda mais. E, claro, o novo Golf da Volks, que já está em uma sétima versão em solo europeu. No Brasil, estacionou na quarta.

Novo Hyundai i30Mas, um dos grandes concorrentes na categoria é o i30, que pretende pressionar a concorrência com uma proposta mais ousada em termos de tons modernos, elegância e tamanho.

Na primeira quinzena de outubro, o i30 garantiu as vendas 748 unidades, contra 628 do Focus. Já em setembro, o Focus ganhou a disputa: 1.055 unidades contra 1.008.

Se forem analisadas as vendas dos meses anteriores, o Focus ganha novamente: 18.410 emplacamentos, contra 15.753 do rival.

Os críticos automotivos já anunciam que um novo i30 deve chegar ao Brasil em meados de 2013.