Os sedans compactos caíram no gosto do brasileiro e já é um dos segmentos que mais vende no país. O Chevrolet Cobalt é o novato dessa turma, mas qual se sai melhor? Confira o comparativo.

Sedans compactos: Cobalt x Voyage x Logan

Chevrolet Cobalt

Fabricado em São Caetano do Sul (SP), o Cobalt está sendo vendido em mais de 40 países na América do Sul, África, Europa e Oriente Médio.

Com porta-malas com capacidade para 563 litros, ele substituiu Corsa e Astra. O motor, na opção 1.4 Econoflex é semelhante ao do Prisma e Agile. Apenas algumas alterações para dar mais velocidade e menos poluição.

Mas o grande frisson é com a versão 1.8 Econoflex, que conta com câmbio automático de seis marchas. Nessa versão, os itens de série são: tampa do porta-malas, direção hidráulica, trio elétrico, ABS, EBD, computador de bordo, air bag, alarme e coluna de direção com ajuste de altura.

Chevrolet Cobalt

Os críticos o definem como barato, espaçoso, bem equipado, econômico, bonito e de bom desempenho.

Volante revestido de couro com comandos para o som e para o celular são alguns dos atrativos.

O design é apontado como satisfatório: faróis com máscara negra, rodas de liga leve de 15 polegadas, faróis de neblina, frisos laterais, lanternas escurecidas e sensor de estacionamento. Não é o sedan mais belo do país, mas já está bem avaliado pela discrição e refinamento.

A dirigibilidade é bem avaliada, com um câmbio automático de seis marchas que leva o sedan até os 100 km/h. A tarefa é cumprida em 11,9 s e 108 cavalos de potência. Para alguns especialistas, o sedan médio é confortável, e de quebra, garante um preço de hatch premium.

Bancos - Chevrolet Cobalt

Com 2,62 m de entre-eixos e porta-malas de 563 litros, a versão 1.8 LT com câmbio manual sai por R$ 43.690. Já a LR com câmbio automático fica por R$ 46.690. A versão LTZ com câmbio manual fica por R$ 46.990. A topo de linha LTZ com câmbio automático custa R$ 49.990. Esses valores são com o desconto de IPI.

Em que pese a forte concorrência, a Chevrolet tem recebido boas críticas.

Versões disponíveis

  • GM COBALT LS 1.4 4P 2013
    Preço sugerido: R$ 38.200,00
  • GM COBALT LT 1.4 4P 2013
    Preço sugerido: R$ 41.350,00
  • GM COBALT LT 1.8 4P 2013
    Preço sugerido: R$ 43.690,00
  • GM COBALT LTZ 1.4 4P 2013
    Preço sugerido: R$ 44.500,00
  • GM COBALT LT AUT. 1.8 4P 2013
    Preço sugerido: R$ 46.690,00
  • GM COBALT LTZ 1.8 4P 2013
    Preço sugerido: R$ 46.990,00
  • GM COBALT LTZ AUT. 1.8 4P 2013
    Preço sugerido: R$ 49.990,00

Galeria

  • Galeria: Foto 1 de 8
    Galeria: Foto 1 de 8
  • Galeria: Foto 2 de 8
    Galeria: Foto 2 de 8
  • Galeria: Foto 3 de 8
    Galeria: Foto 3 de 8
  • Galeria: Foto 4 de 8
    Galeria: Foto 4 de 8
  • Galeria: Foto 5 de 8
    Galeria: Foto 5 de 8
  • Galeria: Foto 6 de 8
    Galeria: Foto 6 de 8
  • Galeria: Foto 7 de 8
    Galeria: Foto 7 de 8
  • Galeria: Foto 8 de 8
    Galeria: Foto 8 de 8

Ficha técnica

Motor

Motor 1.4
Cilindradas (cm3): 1389
Combustível: Bi-combustível (G/A)
Potência (cv): 97(G) / 102(A)
Torque (kgf.m): 12,8(G) / 13(A)
Taxa de Compressão: 12,4
Alimentação: Injeção eletrônica - multiponto sequencial
Cilindros: L4
Válvulas/Cilindro: 2

Mecânica

Câmbio: Transmissão de 5 marchas manual
Tração: dianteira
Direção: hidráulica
Suspensão Dianteira: independente
Suspensão Traseira: Barra de torção traseira

Dimensões/Capacidade

Altura (mm): 1514
Largura (mm): 1735
Comprimento (mm): 4479
Distância entre eixos (mm): 2620
Capacidade do tanque (l): 54
Porta Malas / Caçamba (L): 563
Peso (kg): 1091

Pneus e Rodas

Pneus Dianteiros: 195/65 R15
Pneus Traseiros: 195/65 R15
Rodas

Volkswagen Voyage

Ele começou a ser produzido em 1981 e foi lançado um ano depois do lançamento de um sucesso de vendas do Gol, sua principal inspiração.

Porém, a produção do Voyage foi interrompida em 1995 e retomada em 2008 com uma nova geração.

Volkswagen Voyage

Versões disponíveis

Hoje o consumidor encontra o modelo alemão nas seguintes versões: Total Flex Vht 1.0, Trend Total Flex Vht 1.0, Total Flex Vht 1.6, Trend Total Flex Vht 1.6, I-motion Total Flex Vht1.6, Trend I-motion Total Flex Vht 1.6, Comfortline Total Flex Vht 1.6 e Comfortline I-motion Total Flex Vht 1.6.

Os motores 1.0 e 1.6 entregam, respectivamente, 72 e 101 cavalos. Essas versões concorrem com Nissan Versa, Renault Symbol, Fiat Siena, GM Prisma, JAC J3 Turin e Ford Fiesta Sedan e o segmento de sedãs compactos dotados de uma boa bagagem de equipamentos tem crescido.

Volante recheado na versão Confortline

Observando esse crescimento e a consequente concorrência, a alemã Volkswagen também soube agir rapidamente. Neste artigo, vamos acompanhar um pouco da versão flex 1.6, apresentada com preço inicial de R$ 34.950.

Uma nova “roupagem” deixou esse modelo mais semelhante ao "miniJetta”, mas o grande diferencial é que o carro da Volks oferece mais motor, com uma boa redução de preço.

A máquina garante 104 cavalos de potência se movido a etanol e 101 cavalos quando utilizada gasolina, com propulsor flex. O câmbio manual de cinco velocidades também auxilia no desempenho.

Uma das limitações do Voyage é quanto aos itens de série. O consumidor garante apenas abertura elétrica dos vidros dianteiros e remota do porta-malas, fornecida eletricamente por meio de uma chave. Em termos de layout, o alemão mostra elegância em um modelo que apresenta 4,2 m, 1,8 m, 1,4 m e 2,4 m. No bagageiro, 480 litros. No interior, um painel muito bem acabado. As desvantagens estão na distância entre-eixos, que é um pouco reduzida e no menor porta-malas.

Porta malas do Voyage

Quem fez os testes, gostou dos resultados do motor 1.6 8V flex tanto nas baixas, quanto nas altas rotações. Essa característica permite menos trocas de marchas e retomadas mais rápidas, mesmo quando o Voyage está lotado. As viagens por caminhos tortuosos também não geram desconforto.

Galeria

  • Galeria: Foto 1 de 10
    Galeria: Foto 1 de 10
  • Galeria: Foto 2 de 10
    Galeria: Foto 2 de 10
  • Galeria: Foto 3 de 10
    Galeria: Foto 3 de 10
  • Galeria: Foto 4 de 10
    Galeria: Foto 4 de 10
  • Galeria: Foto 5 de 10
    Galeria: Foto 5 de 10
  • Galeria: Foto 6 de 10
    Galeria: Foto 6 de 10
  • Galeria: Foto 7 de 10
    Galeria: Foto 7 de 10
  • Galeria: Foto 8 de 10
    Galeria: Foto 8 de 10
  • Galeria: Foto 9 de 10
    Galeria: Foto 9 de 10
  • Galeria: Foto 10 de 10
    Galeria: Foto 10 de 10

Ficha técnica

MOTOR

Motor: 1.6
Cilindradas (cm3): 1598
Combustível Bi-combustível: (G/A)
Potência (cv): 101(G) / 104(A)
Torque (kgf.m): 15,4(G) / 15,6(A)
Taxa de Compressão: 12,1
Alimentação: Injeção eletrônica - multiponto sequencial
Cilindros: L4
Válvulas/Cilindro: 2

MECÂNICA

Câmbio: Transmissão de 5 marchas manual
Tração: dianteira
Direção: OPCIONAL
Suspensão Dianteira: independente
Suspensão Traseira: não disponível

DESEMPENHO/AUTONOMIA

Velocidade Máxima (Km/h): 189(G) / 191(A)
Aceleração 0-100 km/h (s): 10,1(G) / 9,8(A)

DIMENSÕES/CAPACIDADE

Altura (mm): 1462
Largura (mm): 1656
Comprimento (mm): 4215
Distância entre eixos (mm): 2465
Capacidade do tanque (l): 55
Porta Malas / Caçamba (L): 480
Peso (kg): 985

PNEUS E RODAS

Pneus Dianteiros: 175/70 R14
Pneus Traseiros: 175/70 R14
Rodas

Renault Logan

O modelo inicial do Logan foi projetado pela Dacia, empresa de origem romena que também pertence à Renault. Ele foi pensado desde 2004 com o propósito de fazer sucesso em nações com o mercado em desenvolvimento.

Na concorrência com o modelo francês estão VW Voyage, GM Prisma, Fiat Siena, JAC J3 Turin, Ford Fiesta Sedan e Peugeot 207 Passion.

Renault Logan - Desenho já cansou

Versões disponíveis

O Logan está disponível nas versões Authentique 16V Hi-flex 1.0, Expression 16V Hi-flex 1.0, Avantage 16V Hi-flex 1.0, Expression Hi-torque 1.6 e a topo de linha Expression 16V Hi-flex Automático 1.6.

O desempenho do motor 1.0 chega a 76cv, enquanto o 1.6 gera 92cv (107cv na versão topo).

O Renault Logan está inserido em uma categoria do carro não muito bonito, mas que cumpre bem o seu papel funcional. E, no mercado brasileiro, tem crescido um público em potencial para esse perfil. A estratégia da Renaut também está direcionada para um preço atrativo.
Nos comparativos dos sedans, um dos itens que acirra a disputa é com relação ao espaço interno e, quanto a isso, o Renault consegue dar conta de grandes “pernas” dos passageiros. A parte do teto para quem viaja no banco traseiro também garante conforto. Na parte frontal, o condutor se posiciona e cumpre bem o seu papel. Com 1,53 m de altura e entre-eixos de 2,63 m, o modelo ganha nesse quesito.

Interior do Logan

O câmbio automático também é um diferencial. Na hora de estacionar, o modelo da Renault tem 4,28 m de comprimento e 1,74 m de largura. O porta-malas comporta seus respeitáveis 510 litros.

Em relação aos itens de série, o Logan garante ar-condicionado e trio elétrico. Já os Airbags e ABS na versão top de linha dependem de um custo relativamente elevado.

Em termos de visibilidade dianteira, observa-se um bom resultado, com frentes baixas e para-brisas amplos. O posicionamento e o tipo do volante também são boas características do Logan se comparado aos concorrentes. As portas são bem revestidas, tendo recebido boas críticas.

Nos testes, o desempenho do motor foi satisfatório, mas ainda é considerado “antigo” para alguns especialistas: 1.6 de 112 cv e 15,5 kgfm. Também há reclamações quanto ao ruído, que gera certo incômodo.

Traseira do Renault Logan

Ficha técnica

MOTOR

Motor: 1.0
Cilindradas (cm3): 999
Combustível: Bi-combustível (G/A)
Potência (cv): 76(G) / 77(A)
Torque (kgf.m): 9,9(G) / 10,1(A)
Taxa de Compressão: 10
Alimentação: Injeção eletrônica - multiponto sequencial
Cilindros: L4
Válvulas/Cilindro: 4

MECÂNICA

Câmbio: Transmissão de 5 marchas manual
Tração: dianteira
Direção hidráulica: Opcional
Suspensão Dianteira: independente
Suspensão Traseira: não disponível

DESEMPENHO/AUTONOMIA

Velocidade Máxima (Km/h): 160(G) / 161(A)
Aceleração 0-100 km/h (s): 14,3(G) / 14,2(A)

DIMENSÕES/CAPACIDADE

Altura (mm): 1534
Largura (mm): 1740
Comprimento (mm): 4288
Distância entre eixos (mm): 2630
Capacidade do tanque (l): 50
Porta Malas/Caçamba (L): 510
Peso (kg): 1025

PNEUS E RODAS

Pneus Dianteiros: 185/70 R14
Pneus Traseiros: 185/70 R14
Rodas