O comércio automobilístico mundial apresenta uma concorrência tão selvagem, que todas as marcas, a cada modelo que lançam, tentam atingir dois objetivos: além de superar sua própria tecnologia de fabricação, também conquistar mais público, pois isso significará aumento de vendas e conquista de uma fatia maior de mercado.

Há, no segmento de compactos de perfil popular, uma grande batalha que se estabelecerá, entre os modelos 2014 do Gol e também o March. A seguir, compararemos o perfil e detalhes de cada um desses carros, que têm tudo para chamar a atenção do consumidor apaixonado por carros.

A linha de automóveis Gol, produzida pela montadora Volkswagen, foi lançada pela empresa alemã, ainda na década de 1980, feito sob medida, para o propósito de encarar Fiat 147 e GM Chevette. O resto é história: fez um imenso sucesso, geração após geração e, hoje, já está na 6ª. Até no Brasil é um modelo que é um grande campeão de vendas, um dos maiores, entre todos os modelos da marca. Em alguns anos, inclusive, chegou a ficar no topo do ranking dos mais comercializados.

VW Gol 2014

A linha 2014 desse verdadeiro clássico traz uma reestilização do visual, que ficou muito mais moderno, e traz, como de praxe, uma enorme pluralidade de versões diferenciadas, em sua coleção, entre as quais, destacam-se: alternativas distintas de motores, como o 1.0 – com 76 cv de potência e o de 1.6 – com 104 cv. Por todo o sucesso de vendas histórico, seus concorrentes diretos são muitos, tais como: Peugeot 207, JAC J3, Fiat Uno, Fiat New Palio, GM Agile, e, despontando recentemente, o March.

Esse compacto, o primeiro de fabricação da japonesa Nissan, tem agradado em cheio o público brasileiro. Além do próprio Gol, outros concorrentes diretos desse modelo são:  Renault Sandero, Ford Ka, GM Celta, Fiat Uno.  Como o valor praticado pelo modelo no mercado é muito competitivo, há uma enorme possibilidade de que o March conquiste fatias cada vez maiores do mercado.

Nissan March 2014

A trajetória desse modelo é interessante. Chegou há pouco no país – embora sua apresentação date de 2010 - ,mas, no exterior, a linha inteira já existia no ano de 1982. Está, no presente momento, em sua 4ª geração, totalmente reformulado e pronto para a batalha pela atenção do público.

É composto pelos motores - 1.0 16V de 74cv ou 1.6 16V de 111cv – e são, ao todo, 5 tipos de March: tais como os básicos 1.0, 1.0 S, 1.6 S, 1.6 SV e o top 1.6 SR.

Como tamanho é algo valioso em compactos, é interessante comparar as medidas entre esses dois carros rivais. Por um lado, o Gol contem: altura de 1,47 m, largura de 1,66 m e comprimento de 3,90 m, além de 2,47 m de distância entre os eixos. Em relação ao peso , são 919 kg. Seu porta malas permite 285 l Já o March conta com: altura de 1,52m, 1,66m de largura, comprimento de 3,78m de comprimento, além de 2,45m entre eixos. Pesa 925 kg e o porta malas comporta 265 litros. Nesses quesitos, o Gol sai à frente, mas o March chega a, em média, custar menos. Portanto, a briga será feia. Ponto para o consumidor!