Considerada uma das principais montadoras da indústria automobilística mundial, a alemã Volkswagen acaba de alcançar uma marca expressiva dentro do mercado brasileiro: são 62 anos de operações dentro do país.

Para comemorar a expressiva data, nós vamos fazer uma verdadeira retrospectiva que mostra em detalhes a trajetória da montadora alemã no país, para que todos possam se lembrar do quanto a Volkswagen já faz parte de nossa História recente.

O início de tudo

62 anos de Volkswagen no Brasil – Retrospectiva

Popular em outros países por ser uma montadora alemã capaz de construir carros resistentes e populares, a Volkswagen chegou ao Brasil pouco tempo depois da Segunda Guerra Mundial.

A montadora se instalou no Brasil em 1953, e desde então teve 6 presidentes diferentes, sempre procurando trazer modelos que fossem do agrado do consumidor brasileiro, que na metade do século passado, simplesmente ainda não era tão habituado à cultura do automóvel.

O primeiro modelo trazido para cá, como não poderia deixar de ser, foi o Fusca, que acabaria por se tornar um verdadeiro símbolo da marca dentro do mercado do Brasil.

A fábrica em São Bernardo do Campo

Atualmente, a Volkswagen tem no Brasil, nada menos do que 4 fábricas, que estão instaladas em São Bernardo do Campo, em Taubaté, em São Carlos e em São José dos Pinhais.

No entanto, a mais icônica de todas as fábricas da marca é a que está instalada em São Bernardo do Campo, pois ela também é emblemática por ter sido, durante muitos anos, um símbolo do chamado ABC operário, como a região da Grande São Paulo ficou conhecida durante alguns anos.

62 anos de Volkswagen no Brasil – Retrospectiva

Números incríveis

Atualmente, a Volkswagen já conta com um total de 22 milhões de veículos fabricados em terras brasileiras ao longo destes 62 anos de História, sendo que deste total, nada menos do que 3,3 milhões foram destinados à exportação.

O campeão de vendas, apesar dos números expressivos do Fusca, é o Gol, que foi um verdadeiro fenômeno de vendas dentro do mercado nacional, ostentando durante mais de duas décadas o título de veículo mais vendido do Brasil.

A montadora tem dentre os seus modelos mais importantes ao longo de seus 62 anos de Brasil, nomes tais como: Gol, Passat, Santana, Fusca, Kombi, Parati, Brasília, Variant, TL, Voyage, Saveiro, Golf, Quantum, Fox e muito mais.

Portanto, apesar da crise atual vivida pelo setor automobilístico dentro do Brasil, o fato é que a Volkswagen de fato tem muito a comemorar.