Para os motoristas brasileiros, levar uma multa de vez em quando é algo tão natural quanto ir ao cinema, especialmente por conta do fato de que em algumas cidades, haver mecanismos que realmente parecem trabalhar apenas para aplicar multas nas pessoas.

Mas se você também é um destes motoristas que acreditam que no Brasil atual há uma espécie de “indústria da multa”, que vive de aplicação de multas nas pessoas e que lucra multando a “torto e a direito”, sem muito critério, a boa notícia é que a Ford acaba de lançar um sistema inteligente que promete evitar multas.

Um sistema realmente inteligente

Ford inova com sistema inteligente para evitar multas

O conceito de carro inteligente está cada vez mais forte no mundo nos dias de hoje, e por este motivo, as principais montadoras começam a apresentar inovações que servem apenas para mostrar como de fato há uma grande preocupação por parte delas em se lançar um carro que seja “inteligente”.

Agora foi a vez da Ford anunciar a chegada de um sistema inteligente que promete evitar multas por excesso de velocidade, evitando que o motorista ultrapasse o limite de velocidade previsto para a via na qual ele está trafegando.

Desta forma, dificilmente ele irá receber uma multa por excesso de velocidade, pois o veículo acabará sendo controlado pelo sistema, que impedirá qualquer tipo de deslize por parte do motorista, de modo eficiente e prático.

Apresentação

Ford inova com sistema inteligente para evitar multas

A Ford apresentou este inovador sistema no novo modelo S-Max, que foi mostrado na Europa nesta semana, e ao que tudo indica, deverá lançá-lo em mais modelos de sua linha em breve.

O sistema funciona com base numa câmera instalada bem no para-brisa do carro, que é capacitada para realizar a leitura das placas de trânsito, informando o sistema central sobre as velocidades máximas permitidas, fazendo com que o veículo ajuste sua velocidade com base nestas informações de modo automático.

A redução de velocidade, por exemplo, é feita toda com base no ajuste da quantidade de combustível que é injetada no motor do veículo, sem fazer uso do sistema de freios do modelo.

O nome do sistema é Intelligent Speed Limiter, e para situações onde não há tantas placas de sinalização para “colar” os limites de velocidade permitidos, ele poderá, segundo o que a Ford anunciou, fazer uso dos dados dispostos pelo mapa de navegação de bordo para fazer os ajustes de velocidade.