O consumidor constantemente se pergunta qual é o melhor combustível. Existe mesmo um superior? Existe um mais barato? Existe um que prejudica o veículo ou a população? De onde surgem esses combustíveis?

Esses três tipos de combustível, primeiramente, apresentam diferença no motor. Quando a gasolina é utilizada, a combustão é feita por meio de velas e é incompleta. Já com uso de diesel há uma combustão com base em compressão (não realizada por velas), neste caso a compressão é elevada e a combustão é incompleta. O álcool traz uma combustão completa por velas, gerando gás carbônico e água e uma taxa de compressão alta.

Gasolina x diesel x álcool

É importante levar em consideração que quanto maior a taxa de compressão, maior a energia que sairá do combustível, o que gera mais potência e economia. Se o motorista opta por um automóvel que seja movido à gasolina ou a álcool, o motor terá uma carbonização, o que diminui o desempenho e eleva o consumo. Agora, se a opção é diesel, o motor não exige baixa rotação.

Outra diferença entre esses três tipos de combustível é como eles se originam, ou seja, de onde surgem. A gasolina e o diesel são resultados de modificações do petróleo. O álcool, por sua vez, surge da destilação da cana. Há também um combustível produzido a partir de gordura animal, plantas oleaginosas e resíduos de óleo usado em fritura, o biodiesel.

Ao falar em combustível surge também o assunto "poluição". Nesse critério os três tipos em questão (gasolina, diesel e álcool) não ficam de fora. A gasolina lança gases na atmosfera que são prejudiciais tanto a saúde dos seres vivos quanto ao meio em que eles vivem. Em contrapartida, este combustível possui hidrocarbonetos mais leves.

Gasolina x diesel x álcool

Já o álcool possui um catalizador que diminui a emissão de poluentes, isso acontece pelo motivo deste elemento ser derivado da cana-de-açúcar, fator que o torna diferente do diesel também no quesito poluição. Por fim, o diesel é o combustível que mais polui, pois ele apresenta metais que se acumulam no organismo do ser humano e com o passar do tempo podem causar doenças e problemas neurológicos.

Por último, um aspecto que interessa bastante para o consumidor é a questão do preço desses combustíveis. Isso varia de acordo com a região e com a oferta e procura. Atualmente, gasolina e diesel custam aproximadamente R$ 2, já o álcool, pouco mais de R$1,80 (mas varia de região para região).