Destruída após a Primeira Guerra Mundial, a Alemanha passou a ase desenvolver anos mais tarde. O líder que surgiu e foi aclamado pelo povo alemão foi Adolf Hitler. O auto-intitulado Fuhrer pensava no crescimento e no avanço da Alemanha. Medidas de estímulo à economia foram feitas e gradativamente, a crise foi se dissipando.

O povo alemão também passou a ter um poder de compra maior. A Alemanha acabara de construir suas estradas, mas, ao contrário dos outros países, a indústria automobilística nacional era muito pequena. Era somente concentrada em carros grandes, de luxo e muito caros para a grande maioria da população. Nesse cenário, Hitler queria uma empresa que construísse carros de forma barata e que os automóveis não dessem tanta despesa ao cidadão que o adquirisse.

Fusca Hitler

Desde os anos 1920, muitos engenheiros alemães, principalmente o judeu Josef Ganz já estudavam uma maneira de fazer um carro barato, leve e econômico que suprisse as demandas da sociedade alemã, que ainda seguia em reconstrução.

Como difundido através da história, em 1935, Hitler, durante um encontro com Ferdinand Porsche em um café, teria feito um rabisco em um guardanapo indicando suas ideias de um carro popular. Esse veículo deveria ter espaço suficiente para dois adultos e três crianças, além de refrigeração a ar e um motor dianteiro que rodasse 13km com um litro de combustível, que no caso seria diesel. Outra exigência do líder era que o automóvel não custasse mais do que mil marcos.

Entretanto, segundo um livro escrito pelo historiador Paul Schilperoord (“A vida extraordinária de Josef Ganz – o judeu atrás do Volkswagen de Hitler”), Adolf Hitler roubou a ideia e todo o conceito sobre um carro com fabricação e venda baratas de um engenheiro judeu, Josef Ganz. O livro conta que anos antes, Hitler, ao avistar um protótipo de Ganz, passou a se interessar pela ideia.

Fusca Volkswagen Hitler

Paul Schilperoord contou, em 2012, ao jornal inglês Daily Mail que “com certeza, o projeto de Ganz influenciou demais a ideia desenvolvida pelos Nazistas”.

Na mesma entrevista, o historiador ainda conta que “Ferdinand Porsche dirigiu o protótipo de Ganz em 1931. Há muitas semelhanças entre o motor traseiro construído por Ganz e o desenvolvido para o Fusca. Até o preço é o mesmo”.

Em outra entrevista, agora para o jornal Folha de S.Paulo, Schilperoord relata que o engenheiro judeu reconheceu que “sem Hitler, o Maikafer (o primeiro protótipo de Ganz de 1931) jamais seria construído em larga escala”.