Os acidentes de trânsito são os responsáveis por mais mortes no Brasil do que qualquer outra causa, e isto, por si só já deveria ser suficiente para que políticas públicas fossem criadas visando diminuir os impactos deste problema de segurança nacional.

Pois quando levamos as estatísticas do trânsito para o mundo inteiro, percebemos que de fato, em muitos outros países, os acidentes que envolvem veículos também figuram entre os que mais vidas tomam todos os anos.

Pois pensando nisto, a montadora sueca Volvo desenvolveu um sistema que promete fazer uma verdadeira revolução no trânsito mundial, já que este sistema é capaz de desviar um carro de acidentes, criando rotas de fuga para evitar colisões.

A meta da Volvo

Volvo desenvolve sistema que desvia o carro de acidentes

O sistema desenvolvido pela Volvo que promete desviar carros de acidentes lhes dando rotas de fuga para evitar colisões surge como parte de uma política da montadora sueca para a redução de acidentes de trânsito envolvendo seus veículos.

A meta da Volvo indica que a montadora sueca deseja não ter vítimas fatais ou que sejam feridas com gravidade em acidentes estando dentro de um veículo da montadora até o ano de 2020.

Deste modo, ela procurou desenvolver um sistema revolucionário que permite que o carro seja desviado da rota de colisão, literalmente se desviando de um acidente ou de um possível acidente, por exemplo.

O sistema

Non-Hit Car and Truck

Conhecido como o Projeto Non-Hit Car and Truck, este sistema, segundo informações da própria Volvo, já passou por vários testes importantes que atestam a sua eficácia, e muito provavelmente deverá ser finalizado em dezembro próximo.

E este sistema desenvolvido pela Volvo é o fruto de um trabalho que já dura 4 anos de árdua pesquisa e de muitos esforços, para que fosse possível criar sensores mais potentes, capazes de monitorar uma área de 360 graus ao redor do veículo.

A Volvo disse que seu funcionamento se dá por meio destes sensores, que estão distribuídos e instalados ao redor do veículo e que emitem sinais que são enviados para uma central, que reúne as informações e evita que haja uma colisão, criando alternativas de trajeto que são verdadeiras rotas de fuga.

A central que reúne as informações conta com a ajuda dos sensores, e também de câmeras, GPS, radares por laser e por onda, além de outros detalhes, que praticamente fazem a “mágica” trabalhando de modo sincronizado e extremamente eficiente.

A Volvo estima que quando estiver finalizado, este sistema de segurança deverá ser usado tanto para carros, como também para caminhões.