Todos os bens duráveis vendidos no Brasil contam com uma garantia mínima de 90 dias, de acordo com o que consta no Código de Defesa do Consumidor. Essa é uma garantir que oferece cobertura para os compradores contra qualquer tipo de vícios ou defeitos de fabricação. As empresas responsáveis pela produção do bem ou as revendedoras podem oferecer garantias extras.

Cancelamento da garantia: Saiba o que não pode ser feito para manter a assistência

Mas os tempos de garantia acabam variando bastante de modelo para modelo. As montadoras e as próprias fabricantes das peças dos carros podem oferecer garantias adicionais. No Brasil, grande parte das fabricantes oferecem 3 anos de garantia para veículos novos em peças como motor e câmbio.

Mas, tanto a garantia oferecida por lei quanto aquela oferecida pelo fabricante podem acabar perdendo a validade. E isso geralmente acontece quando o dono não fica atento as condições para que a mesma seja mantida. Confira o que não pode ser feito para manter a garantia do carro:

Levar o veículo em funilarias não autorizadas

Cancelamento da garantia: Saiba o que não pode ser feito para manter a assistência.

Quando um veículo se envolve em um acidente, batendo, por exemplo, muitos motoristas levam o veículo para reparo em oficinas independentes. Isso acaba sendo até mesmo uma prática adotada em determinados seguros. Mas, para algumas montadoras, isso pode anular a garantia para alguns itens, como perfuração por corrosão.

Instalar e usar o reboque

Alguns modelos de carros deixam bem claro no seu manual, documento que acaba sendo ignorado pela grande maioria dos proprietários, que não toleram a instalação de reboque para puxar outros veículos. Caso isso aconteça, os donos destes veículos podem ter a sua garantia anulada em uma série de coberturas.

Participar de competições

Pode parecer uma dica boba, afinal de contas, que vai entrar em uma competição de carros oficial com um veículo adquirido para rodas nas ruas das cidades? Mas o conceito de competição está bem amplo nos dias de hoje, e as empresas conseguem verificar isso das mais variadas formas, especialmente utilizando as redes sociais. É o caso das famosas track days, por exemplo.

Instalar acessórios que não sejam homologados

As montadoras não permitem que sejam feitas alterações nas características originais de fábrica dos carros. Caso isso seja feito e o comprador leve o carro para atendimento via garantia, mesmo que não seja um problema relacionado com a alteração, a montadora poderá cancelar o tempo legal de reparo gratuito.