A bateria do carro é um dos elementos mais importantes do veículo. Apesar disso, muitas pessoas acabam lembrando somente da bateria quando ela apresenta algum tipo de problema. E muito motoristas acabam desconhecendo alguns truques e dicas que podem ser seguidos ao longo do tempo de utilização do veículo para que a bateria do carro acabe durando mais, sem apresentar tantos problemas assim. Mas antes de entrarmos mais a fundo nas dicas para fazer a bateria do seu carro durar mas e apresentar menos problemas ao longo da vida útil do carro, vamos entender um pouco melhor sobre como ela é feita.

A bateria do carro é feita basicamente com placas de chumbo (que possuem cargas positivas e negativas) e uma solução de ácido sulfúrico (eletrólito), que ficam alojados dentro de uma caixa plástica, a bateria nada mais é que uma fonte acumulativa de energia. Assim como toda bateria, a principal utilidade de uma bateria de automóvel é fornecer energia suficiente para dar o start em alguns sistemas mecânicos e também fornecer energia para controlar outras partes do carro, como luzes, vidros elétricos, dentre outros. A bateria do automóvel possui uma propriedade de se recarregar utilizando a própria energia produzida pelo veículo, funcionando de forma diferente das pilhas, por exemplo, que não conseguem se recarregar com a sua utilização.

Bateria de Carro

Cuidados com acessórios elétricos e eletrônicos

Uma regra universal para os carros, tanto os mais modernos quanto os mais antigos, e que quanto maior a quantidade de equipamentos elétricos e eletrônicos, mais a bateria será utilizada do carro. Portanto, é fundamental que os usuários tenham um pouco de cuidado com estes dispositivos para conseguir preservar a saúde de sua bateria. Por exemplo, se algum dos dispositivos eletrônicos ou elétricos estiver mal calibrado, ele poderá exigir mais da bateria, e assim prejudicar o s eu bom funcionamento.

Uma dica bastante conhecida é ter cuidado com as luzes do veículo, especialmente as internas. Como grande parte dos carros possuem a funcionalidade de ligar uma luz interna, que pode ser desativada pela porta ou ficar ligada o tempo todo, é muito comum pessoas que deixam esta luz ligada por um grande período de tempo e depois acabam esquecendo. Quando voltam a bateria pode ter descarregado, então é necessário pedir ajuda da bateria de outro carro para fazer uma transferência de enegia.

Outros elementos que também acabam consumindo bastante energia da bateria são os rádios e os alarmes. Grande parte dos carros hoje em dia possuem sistemas mais avançados de controle desta energia consumida por estes elementos, mas é importante não arriscar deixar muito tempo o carro com o rádio ligado sem que ele esteja em movimento. O alarme também é muito importante que esteja corretamente calibrado. Se a pessoa deixa o carro estacionado muito distante de sua casa, por exemplo, e ele passa a noite toda tocando o alarme, é natural que a bateria sofra um desgaste naquele dia.

Desligue os cabos de força

Uma outra propriedade dos veículos que grande parte dos usuários não sabem é que quando o veículo está completamente inerte ele também consome energia da bateria. É claro que ele acaba gastando muito pouco quando está no estado de hibernação, mas assim como um computador que também consome energia quando está hibernando, o carro acaba consumindo as reservas da bateria caso ele fique muitos dias desligado. Por isso, uma dica importante e desligar os cabos das baterias do carro se o motoristas pretende deixar ele desligado durante muito tempo. Por exemplo, se a pessoa está saindo para ficar um mês fora durante suas férias, é fundamental que estes cabos sejam desligados para não ter nenhuma surpresa na volta.

Mais uma dica que ajuda a aumentar a vida útil da bateria do carro é evitar ao máximo dar a partida no veículo com os faróis acesos. Esta dica vale tanto para os carros mais antigos quanto para os mais modernos que possuem sistemas de acendimento automático. É sempre recomendado que o motorista desligue seu sistema de faróis, e assim que der a partida no veículo volte a ligar. Isso porque um dos maiores gastos de bateria é no momento da partida, ao mesmo tempo que qualquer luz do veículo consome bastante energia enquanto estão sendo utilizadas. Quando as duas coisas são combinadas, a carga de bateria que pode ser gasta pode acabar não sendo reposta suficientemente a tempo, o que pode gerar um apagão no carro.

Em relação ao rádio, lembre-se sempre que qualquer dispositivo que fica em modo stand-by, conhecido modo de espera, também consome energia da bateria. Portanto, é recomendado que os usuários não deixem a frente do rádio no carro, mesmo se a pessoa mora em casas com garagem, já que as pessoas sempre pensam em tirar o rádio para evitar furtos. Segundo informações de alguns engenheiros, este modo de espera dos rádios nos carros podem, dependendo do modelo, descarregar a bateria do veículo em poucas horas.

Como fazer a bateria do carro durar mais

Cuidados na manutenção

Na hora de fazer a substituição ou a troca da bateria, é sempre muito recomendado que a pessoa compre uma bateria original, de preferencia em locais de confiança que vendam o dispositivo novo, que nunca tenha sido utilizado. Da mesma forma que é importante também que as pessoas sempre troquem os cabos da bateria por outros originais. Existem muitos cabos complementares que são vendidos de forma genérica, mas isso poderá estragar a bateria do seu carro e pouco tempo.

E sempre que o usuário desconfiar do estado de sua bateria, é muito importante chamar um profissional que terá os equipamentos necessários para se fazer uma boa avaliação do que está acontecendo. Geralmente a vida útil de uma bateria fica entre 2 a 3 anos nos carros mais modernos, mas seguindo estas dicas, esta vide útil poderá dobrar. Mas a partir dos 2 anos, é sempre recomendado fazer uma avaliação na bateria, especialmente antes de se fazer viagens longas para saber o real estado da peça.