Para muita gente, tirar carta de motorista é simplesmente um dos ritos de passagem mais marcantes da vida, já que representa a liberdade de locomoção que é tão apreciada por todos.

Mas infelizmente, para muitas pessoas, tirar carta de motorista pode ser um pesadelo, especialmente por causa do temido exame prático do Detran.

Dicas para o exame prático

Vamos dar algumas dicas importantes para que você saiba como passar no exame prático do Detran. Confira!

Dica 1 - Durma cedo na noite anterior

Normalmente, o exame prático do Detran é realizado nas primeiras horas da manhã, portanto, procure sempre dormir cedo, para que você não tenha problemas com sono bem em uma hora tão importante.

É fundamental que todos os seus reflexos estejam em dia, e o único jeito de fazer isso é descansando bem antes do exame.

Dica 2 - Atenção com a baliza

Baliza

Um dos maiores desafios para quem deseja passar no exame prático do Detran é a temida baliza, que irá determinar se você irá passar ou não.

Portanto, tenha em mente que você deverá prestar muita atenção em todos os detalhes antes de entrar no carro para fazer a tal da baliza.

Olhe bem para o carro antes de entrar, avaliando a distância entre o carro e a vaga, para que você tenha uma melhor avaliação da situação.

Dentro do carro, procure ajeitar o banco, colocar o cinto de segurança, olhar todos os espelhos e posicioná-los corretamente, caso seja necessário, e respire bem.

Lembre-se que você já fez isso durante pelo menos 20 aulas, portanto, você já é “craque” no assunto. É só repetir os procedimentos feitos nas aulas, com calma e tranquilidade.

Vamos lá! Dê a seta para a direita e vá até colocar o carro emparelhado no ponto certo, seguindo a dica que diz que é melhor entrar mais na vaga do que deixar o carro muito para fora.

Outra dica importante para quem vai fazer o exame prático é não exagerar, já que entrar demais na vaga também poderá lhe tirar pontos importantes no seu resultado final.

Troca marchas

Dica 3 - Foco na troca de marchas

Outro ponto importante no exame prático do Detran é o percurso, onde será fundamental que você não deixe o carro “morrer”, e também que faça o tudo dentro dos limites mínimo e máximo de velocidade (acima dos 20 e abaixo dos 40 km/h).

A troca de marchas deverá ser feita dentro do que for possível, mas é importante que se troque de primeira para segunda, pelo menos, para que o carro tenha uma condução correta e sem solavancos. Se der, engate uma terceira também.