Vagas descobertasTodos sabemos que o ideal sempre é deixar o carro guardado em uma vaga de estacionamento coberta, mas nem todos conseguem isso. Hoje em dia estão faltando vagas de estacionamento especialmente para as pessoas que moram em prédios mais antigos, que foram projetos em uma época que não se tinha necessidade de gastar para construir garagens. Além de grande parte dos prédios não terem vagas de estacionamento suficientes, os próprios estacionamentos pagos acabam não tendo a estrutura esperada, justamente porque a demanda obriga que os motoristas coloque seu carro nos lugares mais pertos que tenham disponibilidade.

Para quem deixa o carro descansando sem nenhum tipo de proteção por cima os inimigos já são bem conhecidos: o sol forte, a chuva ácida, os dejetos de pássaros, as seivas vegetais para quem deixa o carro perto das árvore se ainda por cima a tão temida chuva de granizo. Isso quando os carros que não conseguem ser guardados em uma garagem não sofrem a ação de todos estes agentes em o mesmo dia. Muitos deles danificam a pintura do carro ao longo do tempo e também podem causar problemas muito maiores, especialmente no caso das chuvas de pedras que podem acontecer de uma hora para a outra.

Capas protetoras

Capa protetora para carroExistem algumas alternativas que são mais conhecidas de grande parte dos motoristas e donos de veículos, que são as capas protetoras que podem ser colocadas por cima do carro. Estas capas são facilmente encontradas em locais que vendem peças e acessórios para carros, e são de fácil manuseio. Basta carregar a capa dobrada no porta-malas do carro e esticar ela por cima do veículo sempre que ele for ficar muito tempo parado em um determinado local. Mas não pense que esta seria uma solução definitiva para quem está pensando em livrar o seu carro dos problemas que possam surgir com a exposição aos agentes externos.

É muito comum entre as pessoas que usam capas, principalmente por tempo mais prolongado, que ela acabe deixando manchas na pintura do veículo. Isso porque além de causar este tipo de problema, muitos donos de carros reclamam que o uso da capa acaba chamando ainda mais atenção de pessoas que estão caminhando na rua e que sempre querem dar uma espiadinha para ver o que está por baixo da capa. Mas mesmo com estes pequenos problemas do uso das capas, ainda assim é um recurso recomendado para os veículos que precisam dormir a noite do lado de fora.

Capa protetora para carroO ideal sempre é que se de preferência as capas protetoras de qualidade, porque a possibilidade de causar manchas na pintura do veículo são menores. E também é importante que ela sempre seja colocada corretamente e não fique cobrindo o veículo por muitos dias.

Segundo alguns especialistas, os motoristas devem prestar atenção no material que é feito a capa que ele vai comprar. É sempre indicado que se compre uma capa de polietileno especial texturizado com forração total, inclusive nas laterais. Não esqueça também que as capas precisam ter cabo de aço preso por um Pequeno cadeado, o que acaba evitando que alguém roube a capa durante a noite ou que um vento forte possa retirar a capa do carro.

Uma outra dica é que alguns modelos de capas são vendidos como uma espécie de balão inflável, que fica instalado entre a capa e a capota do carro, o que facilita a ventilação, muito útil especialmente para as pessoas que acabam colocando a capa no carro ainda quente. Evite sempre também colocar a capa no carro se ela estiver com a parte interna molhada ou úmida.

Recursos de aplicação

Existem também alguns outros produtos que devem ser aplicados na lataria do carro que fica muito tempo na rua sem uma proteção adequada. Por exemplo, as ceras de longa duração são extremamente recomendáveis para as pessoas que ficam muito tempo com seus carros sob o sol. É claro que a aplicação desta cera sempre seguirá o critério visual, mas mesmo assim é fundamental que as pessoas tenham a preocupação de manter o carro sempre polido com este tipo de cera para deixar o carro mais protegido contra problemas que os agentes externos possam causar na pintura do veículo.

Para alguns modelos de carros mais específicos os motoristas provavelmente poderão ter algumas preocupações um pouco maiores. Por exemplo, é fundamental que eles tenham em mente que os carros mais caros precisarão de uma proteção de pintura melhor. Algumas partes não são especificamente de pinturas, mas que também podem estragar na medida que o veículo fica muito tempo sem proteção. As partes plásticas que geralmente ficam no exterior do carro precisam de um cuidado especial, porque elas podem estragar rapidamente. Existem alguns produtos que são vendidos em lojas de peças e acessórios de carros que se chamam protetores ou renovadores de partes plásticas que devem ser utilizados mais frequentemente por pessoas que deixam os seus carros na rua.

Um dos piores problemas para a pintura do carro são os dejetos de animais, que podem ter uma ação corrosiva na pintura do carro. Este tipo de dejeto fica reagindo o tempo todo enquanto ele estiver na lataria, por isso a pessoa deve imediatamente retirar ele do carro assim que ele for localizado, sendo que para isso basta usar um pano com água. E os motoristas devem evitar sair ao sol com estes dejetos na lataria do carro, porque isso aumenta ainda mais os estragos. Já para as pessoas que deixam o carro sempre embaixo de uma árvore, a seixa vegetal também pode ser um problema muito sério. Para isso, é fundamental que o motorista limpe a parte atingida com solventes à base de hidrocarbonetos, conhecidos popularmente como tira-grude.