Em tempos onde o trânsito apresenta muitas situações adversas para o motorista, com as cidades caóticas pelos diversos problemas sociais, e a urbanização cada vez mais complicada; dirigir passa a ser uma tarefa não tão simples como muitos pensam. O processo para se tornar um motorista hoje no Brasil, está cada vez mais complexo, o principal órgão de trânsito impôs inúmeras regras, que dificultam o processo de retirada da carteira nacional de habilitação.

A realidade desse processo dificultado se dá pela quantidade de barbáries que são cometidas todos os dias no trânsito Brasileiro. Sejam condutores de carros, motos, ônibus, caminhão, as direções não defensivas, e são realizadas sem preocupação pelos motoristas. Em números atualizados, por dia morrem cerca de 160 pessoas no trânsito, por ano, a cota passa dos 35 mil mortos, em estatísticas que não param de crescer.

A consciência do erro tem que vir dos condutores, e os mesmo devem adotar medidas de atenção redobradas na direção; que será benéfico para si próprio, para toda a sociedade, e também para o veículo, que ao utilizá-lo sem o menor cuidado, e de qualquer forma, o seu consumo e o desgaste será infinitamente maiores.

Dicas para direção defensiva e econômica

A primeira dica envolve o cuidado com o carro; as realizações das manutenções precisam ser feitas periodicamente, e também quando veículo apresentar algum problema. A manutenção evita falhas mecânicas, e que muitas vezes podem ser fatais. Um carro não revisado pode ter a perda de um freio, uma suspensão quebrada, algum problema com roda, que em muitos casos emergenciais, o acidente é inevitável. Além das tragédias, os gastos com o consumo do carro serão altos e esse dinheiro que poderia ser empregado em outras coisas, está sendo rasgado por conta de algo que não foi feito. Como é dito na gíria popular, o barato que no final das contas acaba saindo caro.

Com os carros em dia, sem os problemas mecânicos e bem regulados; a responsabilidade de uma direção com segurança passa para o condutor, que pode adotar alguns métodos para garantir a integridade física e material. Quando estiver no trânsito, o ideal é realizar acelerações suaves, pois assim possibilita uma ampla visão do seu campo de reação, evitando freadas bruscas que além de desgastar os pneus, aumenta o consumo de combustível.

Evite arrancar com o carro em alta velocidade, esticando a marcha em altos giros; o ideal é realizar as trocas na faixa de rotação entre dois mil e 2,5 mil RPM. Nas frenagens, um modo de poupar propriamente os freios, as peças e o combustível, é realizar a redução de marchas, o que faz acionar o freio do motor, restando pouco trabalho para o freio de pé.

A adaptação das situações é um fator importante e para um motorista em aprendizagem, é uma das bases que se deve ser assimilada. Haverá um momento onde precisará acelerar mais para realizar uma ultrapassagem, reduzir para manter a distância de seguimento do veículo da frente e tudo isso necessita do conhecimento do carro, para aprimorar os pontos que com certeza serão lapidados durante a prática, com a finalidade de moldar um motorista defensivo e econômico.

Com a economia feita no seu veículo, mantendo-o em estado bem cuidado, você vai garantir a preservação do já machucado meio ambiente que não receberá a poluição do monóxido de carbono que é produzido pela queima exagerada dos componentes químicos dos veículos.

Direção defensiva e econômica

O que é dirigir de forma segura e eficiente?

Essa é a pergunta que é feita na grande maioria dos cursos de direção defensiva, na preparação para obtenção da CNH. Pergunta que alguns não sabem responder, outros arriscam alguma coisa, mas a verdadeira resposta engloba uma série de fatores, que você pode conferir a seguir:

  • Ser defensivo é respeitar o limite de velocidade nas rodovias, avenidas e marginais;
  • É realizar ultrapassagens pela esquerda, e não pela direita, situação que causa muitos acidentes, que não é considerada falta de atenção, mas sim querer ser audacioso, e achar que está impune de qualquer perigo;
  • É não andar pelo acostamento, que é faixa de segurança, e não de transitar, pois nesse trecho podem-se encontrar pedestres e veículos quebrados;
  • É dirigir em situações adversas, como neblina, chuva em que a água não ultrapasse a metade do pneu, com atenção redobrada;
  • Em curvas, não fazer em alta velocidade, antes de chegar à acentuação e não dentro dela, freie, para não correr riscos;
  • Conduzir o veículo respeitando a distância de seguimento e de reação, para prever e até evitar acidentes;
  • Dar seta ao entrar em uma curva; situação rotineira que poucos dão atenção, mas que causa acidentes, devido à confusão que causará com o veículo que vem na traseira ou ao lado, e também serve de referência para os pedestres;
  • Não cruzar faixas a todo instante, escolha uma para poder transitar com segurança;
  • Não ofuscar a visão dos outros motoristas com farol alto;
  • Manter a atenção nos retrovisores ao realizar ultrapassagens;
  • Não dirija cansado, se possível leve mais alguém consigo na viagem, ou pare em algum lugar seguro para descansar;
  • Não utilizar a buzina para insultos, ela tem a finalidade de alertar, e mal utilizada pode gerar confusões.

Essas são medidas que podem ser tomadas para uma direção defensiva, que além de ser eficiente, possibilita uma economia direta, o aprendizado de um estilo cuidadoso de dirigir onde o condutor acostumará com as velocidades, com as ações que devem ser tomadas ou respeitadas antecipando fatos que podem ocasionar possíveis riscos, contribuindo para uma civilização do trânsito, onde ajudará para diminuir o péssimo índice de vítimas que o trânsito causa no dia a dia, na semana, no mês e no ano. Acidentes podem ser evitados, e precisa da conscientização de todos os envolvidos, pois só dessa forma essa situação vai se alterar.

Com todos esses fatores para realizar, o estressante trânsito que é o que vivemos atualmente, vai mudar de quadro, o motorista vai ter prazer em dirigir sem stress e com segurança para seus acompanhantes no carro. Cada um fazendo sua parte a melhora é benéfica para todos.