Um evento que ocorre desde 1989 e que é promovido pela Fiat para premiar as melhores empresas de sua cadeia de suprimentos e de fornecedores, o Qualitas Awards desse ano ocorreu em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Foi o primeiro Qualitas Awards realizado pelo novo grupo surgido da fusão com a Chrysler, a Fiat Chrysler, e só por esse motivo já seria um evento especial. Mas o que chamou mesmo a atenção foi o “pito” dado pelo grupo em seus fornecedores durante a premiação.

O Qualitas Awards chegou a sua 25ª edição nesse ano, e o grupo Fiat Chrysler premiou as 26 melhores empresas dentre seus fornecedores e dentro de sua cadeia de suprimentos, espalhados pelo Brasil, pela Argentina e pela Venezuela.

No entanto, o evento realizado em Belo Horizonte foi marcado também pelo pedido formal feito pela Fiat Chrysler diretamente aos seus fornecedores, pedindo mais qualidade para eles.

Fiat Chrysler  Qualitas Awards 2014

A justificativa dada pelo diretor de compras do grupo na América Latina (Osias Galantine) durante o seu discurso para o evento foi a seguinte: “Só com excelência podemos avançar e manter o alto nível nesse mercado altamente competitivo e exigente que é o setor automotivo.”.

E o que justifica mesmo esse tom de cobrança por parte do grupo Fiat Chrysler na América Latina é o crescimento almejado pelo grupo para a região, já que as intenções são claras: aumentar a participação do grupo nas vendas de veículos nos principais países latino-americanos.

E para a cúpula do grupo, uma maior qualidade dos produtos fornecidos pelas empresas parceiras é parte fundamental desse processo, o que justifica a preocupação demonstrada durante o Qualitas Awards desse ano.

Fiat Qualitas Awards 2014O momento pareceu propicio, já que é um dos poucos em que praticamente todos os fornecedores de sua cadeia de suprimentos estavam presentes na plateia durante o importante discurso de Galantine.

A Fiat já possui um programa de manufatura global, chamado de World Class Manufacturing (WCM), que era utilizado na América Latina apenas em sua fábrica em Betim, Minas Gerais.

No entanto, esse modelo padrão passou a ser expandido para os demais países do continente, mostrando que a intenção é padronizar para tornar toda a sua cadeia de suprimentos mais interligada e eficiente.

E a qualidade cobrada no discurso do Qualitas Awards 2014 demonstrou claramente que é bom base nela que o grupo pretende assumir a liderança do mercado latino-americano nos próximos anos.