A GM realmente começou com todo o gás sua participação no primeiro grande evento do calendário automotivo do ano, o Salão de Detroit, que está acontecendo nos Estados Unidos e que foi aberto para imprensa e convidados nesta segunda-feira, dia 14. A montadora conseguiu roubar as atenções das centenas de profissionais que estão cobrindo o evento para mostrar o seu Corvette Stingray, arama secreta da GM para enfrentar o SRT Viper e também a Ferrar 599. O carro já havia aparecido em uma pré-estreia no dia anterior a abertura do evento.

GM apresenta Corvette Stingray e confirma Onix Sedan para o Brasil

Mas como se não bastasse colocar o carro que está sendo a sensação da feira logo no primeiro dia de evento, a montadora ainda tinha mais o que comemorar na segunda-feira, quando venceu o prêmio de melhor carro do ano com o seu Cadillac ATS. O tradicional prêmio sempre é entregue no primeiro dia de evento em Detroit. E a montadora também falou sobre algumas novidades relacionadas ao mercado brasileiro, confirmando que o próximo lançamento no País será a versão sedan do Onix.

Stingray rouba a cena

Como já está virando tradição entre as montadoras que estão participando de um grande salão, não basta esperar pelo primeiro dia do evento, as montadoras acabam adiantando algumas de suas grandes estrias em festas chamadas de pré-estreias que acontecem geralmente um dia antes da grande abertura do evento. Este ano a GM fez uma grande festa no domingo anterior a abertura do Salão de Detroit para mostrar um dos carros mais bonitos de todo o evento, o Corvette Stingray.

A montadora já está lançando a sétima geração do seu veículo super esportivo. No domingo a montadora já havia adiantado que este seria a principal atração da GM no salão e com certeza seria uma das principais atrações de todo o evento, e realmente o fato acabou sendo comprovado no dia de abertura, quando a atenção de boa parte dos jornalistas estavam voltadas para o carro vermelho que ocupa uma posição de destaque no estande da montadora. E a montadora também não e utiliza de meia palavra e chama os concorrentes para a briga, afirmando que o carro entre no páreo com duas outras grades estrelas do mundo esportivo, o SRT Viper e a Ferrari 599.

De acordo com as informações que foram divulgadas sobre o carro durante a pré-estreia e também durante o início dos trabalhos no Salão de Detroit, o carro que está sendo mostrado possui um motor V8 desenvolvido especialmente para o carro com potência máxima que pode chegar aos 450 cavalos. O desempenho do carro nas pistas promete estar bem melhor do que a geração do Viper anterior, já que ele está 57% mais leve do que o modelo anterior. A montador afirma também que o carro consegue sair da inércia e chegar aos 100 Km/h em menos de quatro segundos.

A composição do carro foi muito estudada para realmente conseguir deixar o veículo mais leve. Para isso a montadora apostou algo em uma liga de alumínio da mais alta qualidade para construir o corpo do veículo. Além disso, outro material que virou xodó dos carros esportivos, a fibra de carbono, também está presente tanto no capô do carro como em boa parte da cobertura. Esta combinação foi a que conseguiu tirar mais da metade do peso do carro de uma geração para a outra. O câmbio apresenta sete marchas e há cinco modos de direção que o motorista pode escolher dependendo das condições da estrada.

O interior do carro também acabou passando por uma boa transformação quando comparada com a sexta geração do Corvette. Todo o trabalho que foi feito na parte de dentro utiliza apenas matéria de primeira qualidade, o que dá toda sofisticação que um carro como este precisa para agradar ao público mais do que exigente ao qual ele se destina. Além disso, foi preciso mexer na parte de dentro também para contribuir com todo o processo que foi pensado para deixar o veículo mais leve.

O carro possui apenas dois lugares, e os bancos foram totalmente estruturados com uma fibra de magnésio, que acabou ficando mais leve e mais confortável e seguro para o motorista e também para o passageiro. Há uma versão destes bancos, mais reforçada, para quem quiser levar o novo Corvette para as pistas de corrida.

Para as pessoas que gostam de games, foi liberado um protótipo virtual camuflado para o game Gran Turismo 5 (PS3) em novembro do ano passado.

Confira uma matéria com imagens do carro feita pelo site AutoGuide.com

Onix Sedan no Brasil

Quem está presente no evento de Detroirt que começou nesta segunda-feira é o vice-presidente da General Motors do Brasil, Marcos Munhoz, que falou sobre a possibilidade do Stingray ser laçado no Brasil e também sobre o futuro lançamento da montadora por aqui.
Sobre o primeiro assunto ele disse que muito provavelmente não acontecerá um lançamento da marca por aqui. Ele explica que os custos de importação de carros como este para o Brasil são muito caros e afirma que as pessoas no País que possuem dinheiro para comprar um veículo como o Stingray podem fazer a importação independente para o Brasil.

Versão Sedan do Onix chega ao Brasil ainda no primeiro trimestre de 2013.

Sobre o futuro lançamento no Brasil, Marcos confirmou que o próximo será a versão sedan do Onix, que está prevista ainda para o primeiro trimestre de 2013. Somente depois lançaremos a versão automática do modelo”, explica. Já a Trax, Munhoz desconversa e não fala em datas.

Melhor carro do ano

E encerrando as novidades da GM no Salão de Detroit, a montadora acabou agraciada já no primeiro dia de evento com o prêmio de melhor carro do ano que foi concedido ao Cadillac ATS. De acordo com a opinião dos jurados que votaram, o carro acabou sendo escolhido porque conseguiu combinar estilo e inovação de uma maneira brilhante. O ATS deu pela primeira vez a vitória a um modelo Cadillac, e o quinto prêmio ao grupo General Motors. A montadora ainda estuda a possibilidade do carro ser vendido aqui no Brasil.