TransExpo Latin America - Feira internacional de logística e transporte

Campo Grande/MS - O agronegócio brasileiro, que tem no Centro-Oeste o seu principal foco de crescimento, vive uma era de contradições. De um lado, as novas técnicas de cultivo e o ampliação da fronteira agrícola permitem projetar um aumento da safra de grãos para os próximos anos. De outro, os problemas de logística – que vão das péssimas estradas ao congestionamento nos portos de Santos e Paranaguá – ameaçam atrapalhar o “boom” do setor. Nesse cenário ambivalente foi realizada a TransExpo Latin America, uma nova feira internacional de transporte e logística que aconteceu nos dias 23 a 25 de maio no Pavilhão Albano Franco, em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul. 

Promovido pela Setlog MS, o sindicato das empresas de transporte de cargas e logística do Mato Grosso do Sul, o evento teve uma dupla proposta. Uma delas foi apresentar novos caminhões e implementos rodoviários a algumas das mais de 1.500 empresas do setor de transportes no estado. “Muitos desses empresários, principalmente os menores, não conseguem ir à Fenatran, que acontece em São Paulo, para conhecer as novidades do setor”, avalia Claudio Cavol, presidente do Setlog MS. Assim, os principais marcas de caminhões extrapesados trouxeram seus maiores modelos, e as grandes empresas de implementos rodoviários não quiseram ficar de fora. Diversos ônibus foram enviados ao interior do estado para trazer os pequenos e médios empresários locais. Mas, além de exibir novos produtos, o evento também serviu para debater soluções para as questões logísticas do Mato Grosso do Sul, que tem na exportação de soja a sua principal atividade econômica.

Novas ferrovias, hidrovias e rodovias fazem parte dos planos. Uma das propostas logísticas prevê uma “mudança de rumos” no escoamento da safra local. Ela deixaria de ser feita na direção Sudoeste, rumo aos portos de Santos e Paranaguá, e passaria a seguir na direção Oeste, com a criação de uma rodovia que atravessaria trechos do Norte do Paraguai e do Sul da Bolívia até atingir o porto de Iquique, no Norte do Chile. “A criação dessa saída rodoviária para o Pacífico reduziria em 18 dias o tempo de viagem dos navios carregados de soja até a China”, contabiliza Aírton Dall’Agnol, dono da Lontano, a maior transportadora de soja no estado. Em outubro do ano passado, o Setlog MS promoveu uma excursão que reuniu empresários de transporte e profissionais da imprensa especializada em logística. Cerca de 90 pessoas saíram de Campo Grande em 30 picapes Volkswagen Amarok e atravessaram a fronteira com o Paraguai. Depois de cruzar Paraguai e Bolívia por estradas, trilhas e picadas, chegaram ao porto chileno de Iquique. A intenção da “aventura” foi promover a nova rota e mostrar sua viabilidade.

Não por acaso, compareceram à TransExpo delegações do Paraguai, da Bolívia e o próprio prefeito da cidade portuária chilena. Todos dispostos a reafirmar sua disposição em participar da criação do novo corredor rodoviário. Embora a estrutura do porto chileno já esteja concluída e em fase de expansão, a construção dos trechos de estradas, principalmente no território boliviano, ainda não foi sequer iniciada. “Além de dar ao Brasil uma estratégica saída para o Pacífico, será um importante fator de integração regional”, reforça Jorge Soria Quiroga, prefeito de Iquique.

TransExpo Campo Grande

Além da logística, um outro problema, que já ocorre em vários estados, é observado no Mato Grosso do Sul: a falta de motoristas profissionais. “Atualmente tenho 27 caminhões parados por falta de motorista”, confirma Aírton Dall’Agnol, da Lontano. Segundo ele, as transportadoras acabam fazendo ofertas aos profissionais das concorrentes para suprir a carência de pessoal. “Seria importante que fossem criados na região novos cursos de formação profissional para o setor de transportes”, aponta Claudio Montagna, representante da empresa de implementos Noma na capital sul-matogrossense.

Mas nem só de debates se faz um “motorshow”. Foram mesmo os vistosos caminhões extrapesados, alguns dos principais destaques da última Fenatran, que mais juntaram gente. Alguns oferecem até “test drive”. Um dos que mais chamavam a atenção era o Volvo FH 16 750, que é o caminhão mais potente do mundo, com seu motor 16 litros de 750 cv. A Scania também é muito prestigiada pelo setor de transporte da região e exibiu modelos da sua linha R Highline, com câmbio automatizado Opticruise. Aliás, em virtude da falta de motoristas, 80% das vendas atuais de caminhões extrapesados no estado são de modelos com câmbio automatizado, que facilitam o trabalho de quem dirige. A MAN levou ao evento sua linha extrapesada TGX, enquanto a Mercedes-Benz deu destaque em seu estande ao concorrente Actros. Se, na Iveco, a atração era o Hi-Way, na Ford era a linha Cargo que estava sob os holofotes. Até marcas que iniciaram mais recentemente seus negócios no Brasil fizeram questão de aparecer. A Daf trouxe o seu XF 105 e a International destacou o cavalo-mecânico 9800i.

No setor de implementos rodoviários, os grandes nomes do setor – como Randon, Guerra, Facchini, Rossetti e Noma – também marcaram presença. Uma das atrações foram os semireboques graneleiros em alumínio. “A redução de peso chega a 30% em relação aos implementos em aço, o que permite ao transportador levar até 1.800 quilos a mais de soja por viagem”, explica Marcos Noma, presidente da Noma do Brasil. Nos três dias da exposição, as vendas totalizaram 188 itens, entre veículos, implementos e equipamentos. Cerca de R$ 32 milhões foram comercializados no próprio local. Além disso, houve prospecção de vendas de outros 454 produtos, num valor total de R$ 54 milhões. “O agronegócio está crescendo e escoar a produção só será possível se os transportadores estiverem bem equipados”, acredita Claudio Cavol, do Setlog MS.

Fotos dos Modelos

Volvo FH 16 750
Volvo FH 16 750

Scania R440
Scania R440

Mercedes-Benz Actros
Mercedes-Benz Actros

MAN TGX
MAN TGX

Iveco Hi-Way
Iveco Hi-Way

Ford Cargo
Ford Cargo

DAF XF105
DAF XF105

International 9800 I
International 9800 I


Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira (Auto Press)
Fotos: Luiz Humberto Monteiro Pereira/Carta Z Notícias