Ainda apostando no forte apelo esportivo do seu hatchback de maior do sucesso mundial, a General Motors lança a nova versão do Chevrolet Cruze Sport6, com motor Ecotech 1.8 16v de 144 cavalos, transmissões de 6 velocidades, teto solar, além de um conjunto de equipamentos que prometem mais tecnologia e maior segurança. Segundo a marca, o Cruze Sport6 é um modelo de personalidade arrojada ideal para motoristas mais exigentes.

O Chevrolet Cruze Sport6 é a versão hatch média do Cruze Sedan, e está claramente desenhada para um público de espírito mais jovem e aventureiro e, por esta razão, a GM apostou bastante no visual: para-choque e grade frontal do novo modelo vêm bem mais agressiva, sem a barra na saída de ar, deixando o carro com linhas definitivamente esportivas. A parte traseira está mais curta, com redução do baú, e as rodas de liga leve, vêm com quatro novas opções de desenho.

Na frente, a diferença principal do Cruze Sedan para Sport6 está no design dos faróis de neblina, que possuem filetes cromados no modelo hatch. Nele, a entrada de ar inferior agora vem do tipo colmeia, as rodas da versão LT possuem novo acabamento e a lateral possui um spoiler.

Chevrolet Cruze Sport6: O digno sucessor do Astra

Diferenças para o Sedan

No geral, o Sport6 utiliza o mesmo conjunto motor e caixa de câmbios do modelo sedan. O motor Ecotec 1.8 16v rende 140 cavalos de potência com gasolina e 144 cavalos com etanol, sempre a 6300 rpm, com um torque em etanol de 18,9 kgfm e 17,8 kgfm com gasolina a 3.800 rpm. Seja em sua versão de transmissão mecânica ou automática, a caixa de câmbio do Sport6 está composta de seis velocidades, daí a presença do número "6" em seu nome.

Mesmo com o estilo mais esportivo, são poucas as diferencias nas dimensões da carroceria, em comparação com a versão sedan, uma vez que a redução de peso é menor que 20 kg, e a redução de comprimento do veículo é de somente 9 cm, sem alterações na distância entre eixos e também do espaço no banco de trás. As medidas do novo hatch da Chevrolet são, portanto, 4,51 m de comprimento, 2,69 m de distancia entre eixos, 1,79 m de largura e 1,48 m de altura.

Ou seja, a grande diferença está mesmo no tamanho do porta-malas, que com os 9 cm a menos, passa a ter capacidade reduzida de 450 (sedan) para 402 litros.

Porta malas - Cruze Sport6

O Chevrolet Cruze sedan surgiu no exterior em 2008, sendo apresentado na sua versão sedan durante o Salão do Automóvel de Paris, como fruto de um projeto da GM-Daewoo. Ele desembarcou no Brasil em 2011, tornando-se sucesso de venda na marca e referendando o lançamento de sua versão hachtback, o Sport6.

A linha Chevrolet Cruze continua rápido, potente, dócil e confortável para motorista e passageiros, contudo, a pequena diferença nas dimensões representa uma maior turbulência na parte traseira em relação ao precedente.

Cores

Marcando uma inovação no segmento dos hatches médios e mesmo no mercado automobilístico do Brasil, a marca oferece o novo Cruze Sport6 em 10 diferentes opções de cores, dentre elas, o preto, branco, dois tons de prata, bege, verde escuro, azul, cinza e dois tons de vermelho.

Cruze Sport6

Cores sólidas: Branco Mahler, Vermelho Pepper.

Cores metálicas: Azul Macaw, Bege Desert, Cinza Rusk, Cinza Spectrus, Prata Polaris, Preto Carbon, Verde Lotus, Vermelho Chilli.

Equipamentos e tecnologias

Em relação a equipamentos e tecnologias, o novo hatch da Chevrolet apresenta alguns itens bastante atrativos:

Piloto automático

Todas as versões do hatch vem equipado com este item. O piloto automático serve para manter a velocidade constante, tornando trajetos prolongados mais tranquilos e econômicos. O controle é por meio de botões no volante.

Comandos de áudio no volante

A tecnologia envolve volume, mudança de estação do rádio e faixas de CD ou IPhone e função Bluetooth que aciona e encerra ligações de celulares. Item de série em todas as versões.

Volante Cruze Sport6

Airbags

Segurança para o motorista e todos os passageiros: 2 airbags frontais, 2 laterais e na versão LTZ, mais 2 airbags de cortina nas colunas.

O airbag é um item obrigatório em todos os novos veículos no Brasil a partir de 2014.

Freios ABS

Freios ABS com EBD (controle de distribuição da força de frenagem), Controle de Tração (TCS) e Estabilidade (ESP) e Frenagem de Urgência (PBA). Item de série em todas as versões.

Os freios com ABS também será obrigatório em todos os novos veículos no Brasil a partir de 2014.

Cinto de segurança de três pontas

As duas versões do Cruze Sport6 saem de fábrica com cinto de segurança traseiros, laterais e central de três pontos retráteis e apoio de cabeça para todos os ocupantes.

Os cintos de segurança dianteiros são retráteis com pré-tensionadores e regulagem de altura.

Detector de Presença

Detector de presença para o banco do passageiro para habilitar o Airbag e para aviso de cinto do passageiro não afivelado. Item de série em todas as versões.

Porta-objetos

O porta-objetos embutido no painel frontal é conveniente e prático. Item de série em todas as versões.

Ar-condicionado digital

Ar-condicionado digital de duas zonas com visualização de status no display multimídia. Item de série em todas as versões.

Display multimídia

Som AM/FM stéreo, com CD Player, MP3, viva-voz, USB, IPOD, Bluetooth e entradas auxiliar, além de seis alto-falantes. Rádio - Display de fácil visualização com funções de áudio, na versão LT.

Já na versão LTZ, o modelo sai de fábrica com uma Central Multimídia que vai com GPS embutido.

Painel (Console) Cruze Sport6

Bancos em Tecido ou Couro

O Cruze Sport6 vem com bancos com tecido em padrão exclusivo na versão LT. Os bancos em couro podem ser acrescentados se optar pelo pacote R7H, que inclui também câmbio automático.

Os bancos em couro vem de série na versão LTZ.

Painel de instrumentos

O painel de instrumentos e computador de bordo do Sport6, com status de diversas funções, tem iluminação em LED, na exclusiva cor Ice Blue.

Painel de instrumentos - Cruze Sport6

Botão Start Stop

Partida do motor através do botão Start Stop e sensor de aproximação para abertura das portas, que dispensa o uso das chaves. Item disponível somente na versão LTZ.

Ajustes de luminosidade

Faróis alto e baixo, com ajustes de luminosidade e nível do foco de luz. Item de série em todas as versões.

Trava das portas

O modelo está equipado com vidros elétricos e um exclusivo sistema de sensores de chaves à distância, que destravam as portas sem o uso das chaves e aciona as travas apenas com o toque do polegar. Travamento automático das portas e do porta-malas a partir de 6 km/h. Item de série em todas as versões.

Motor

Motor Ecotec 1.8 16v, 144 cv, desenvolvido em parceria entre Alemanha e Brasil, agora com mais potência e economia.

O Sport6 utiliza o mesmo conjunto motor-câmbio do sedan. O Ecotec 1.8 16V vem com Injeção eletrônica de combustível, cabeçote e cárter de alumínio e duas opções de câmbio, manual e automático.

Motor Ecotec Cruze Sport6

Retrovisores com desembaçador

Retrovisor interno eletrocrômico, retrovisores externos elétricos com desembaçador. Item disponível somente na versão LTZ.

Aletas com novo desenho

As aletas nas extremidades laterais do vidro traseiro servem para direcionar a neve, água da chuva ou poeira para longe das lanternas, mantendo-as limpas e visíveis.

Câmbio de 6 velocidades

Exclusivo câmbio manual de 6 velocidades nas versões LT e LTZ, engates precisos e mais economia com mais prazer em dirigir.

O câmbio automático é opcional nas duas versões.

Câmbio - Cruze Sport6

Direção Multifuncional

O hatch do Cruze vem com direção elétrica progressiva, controle de cruzeiro, com volante com comandos para acessar as funções do sistema de som.

Rodas e Pneus

O Cruze Sport6 vem com rodas de alumínio de 17 polegadas e pneus coreanos da Kumho (225/50 R17) que garantem desempenho ou estabilidade.

Carga útil

A carga útil do Cruze Sport6 LT - com 5 passageiros mais bagagem é de 459 kg (Manual) e 456 kg (Automático).
A carga útil do Cruze Sport6 LTZ - com 5 passageiros mais bagagem é de 435 kg (Manual) e 433 kg (Automático).

Faróis com refletores

Faróis com refletores e lentes transparentes e indicadores de direção nas laterais para as duas versões do Cruze Sport6. Faróis com acendimento automático acionado através de sensor crepuscular oferecido apenas para a versão LTZ.

Desempenho e consumo

No campo de provas da General Motors, as duas versões de câmbio do hatch mostram bom desempenho. Na pista, o Cruze Sport6 com transmissão manual desenvolve a velocidade de 0 a 100 km/h em 11,1 segundos, empatando com o sedan.

O mesmo acontece com o Cruze Sport6 com transmissão automática nas pistas de prova: um empate técnico de 11,2 s (no sedan) e 11,3 s (no hatch).

Os veículos da Chevrolet não têm o consumo de combustível monitorado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (InMetro), portanto, os dados que se tem em relação ao nível de consumo são da própria montadora.

Nos 80 km de teste com o Cruze Sport6, o hatch da Chevrolet faz uma média de 7,1 km/l de etanol. O veiculo é considerado de consumo alto para o segmento. Contudo, as sobremarchas, rodando em estradas, mantêm o giro do propulsor do motor abaixo de 3.000 rpm, reduzindo o consumo.

Cruze Sport6 vermelho

Interatividade e estabilidade

A versão topo de linha do Cruze Spor6, a LTZ, vem sendo considerada como adequada para o seu porte e preço, apresentando, para os especialistas, uma boa interatividade, disponibilização correta de comandos. Ainda assim, a avaliação é de que os comandos do volante multifuncional exigem alguma familiaridade até que se possa usufruir totalmente.

A regulagem de altura e de profundidade do volante, somado à reclinação no banco garante facilidade para que o motorista possa encontrar a melhor posição de dirigir.

A chave presencial para abrir o veículo e permitir a ignição por aproximação, e o sistema multimídia com tela de sete polegadas reforçam o item conforto na dirigibilidade.

Com o conjunto de suspensão (McPherson na frente/eixo de torção atrás), o Cruze Hatch é considerado muito bom em matéria de estabilidade, conseguindo absorver bem as irregularidades do piso e oferecer um nível de dirigibilidade prometido.

Versões e Preços

De acordo com as configurações e especificações a GM está apresentando duas versões de acabamento para o seu hatchback - as mais altas possíveis para um Chevrolet atualmente.

Importante lembrar que tanto a versão básica (LT) como a topo de linha (LTZ) vêm em duas opções de câmbio: mecânico ou automático. Portanto, não existe uma versão "de entrada" (que seria a versão LS) do Cruze Sport6.

A marca, no Brasil, garante que é possível selecionar configurações diferentes em cada uma das versões.

Interior - Cruze Sport6

Cruze Sport6 LT

A General Motors aposta no design de apelo esportivo e linhas modernas também para o seu hatch básico. Oferece motor Ecotec 1.8 144 cv, com opção de transmissão manual ou automática, de 6 velocidades e Active Select, airbags frontais e laterais, freios ABS com programa eletrônico de estabilidade e tração, distribuição eletrônica de frenagem e força adicional para frenagem de emergência, rodas de alumínio aro 17”, com quatro design diferentes e acabamento interno em tecido ou couro preto (para a versão automática).

O Cruze Sport6 básico vem ainda equipado com spoilers dianteiro e traseiro e saias laterais, friso cromado na base dos vidros laterais, maçanetas e capas de retrovisor na cor de veículo, retrovisores externos com desembaçador, ar digital com filtro de partículas (AQS).

Esta versão conta ainda com faróis e lanternas de neblina, volante multifuncional e sistema de som com CD e conexão Bluetooth, sistema Isofix para prender cadeirinhas e a versão automática ganha revestimentos em couro para os bancos e sensor de chuva.

A versão LT parte de R$ 60.094,00 com câmbio mecânico e chega a R$ 65.039,00 se equipado com pacote R7H que inclui, dentre outros itens, o câmbio automático e bancos em couro. Em todas as configurações, a cor metálica acresce R$ 935,00 no valor final.

Cruze Sport6 LTZ

Por sua vez, a versão LTZ do novo hatch da Chevrolet está desenhada para aqueles proprietários de veículos que exigem estilo e personalidade para a vida urbana. O veiculo reúne um conjunto exclusivo de itens para expressar tal filosofia: motor Ecotec 1.8 144 cv, transmissão manual e automática de 6 velocidades e Active Select, central multimídia com tela LCD de 7” com navegador e visualizador de fotos, teto-solar elétrico, sensor de aproximação para abertura das portas.

Além disso, o Cruze Sport6 LTZ oferece retrovisores externos com rebatimento elétrico, airbags de cortina, sensor de estacionamento, partida e portas sem chave e central multimídia com tela de 7 polegadas.

O LTZ, como top de linha, é o único com teto solar com acionamento elétrico, acabamento em couro, navegador GPS, central multimídia com tela de 7 polegadas, chave presencial e ignição por botão, sensor de estacionamento e de luminosidade, rebatimento elétrico dos retrovisores e airbags de cabeça.

A linha top traz ainda GPS integrado no painel (tela de sete polegadas), que está programado para informar quais são os postos de combustível mais próximos, quando a autonomia de combustível está baixa - para rodar cerca de 40 km.

O Cruze Sport6 chega ao mercado como o carro mais caro de sua categoria, consequência do seu perfil de hatch médio mais bem equipado no mercado, isso desde a versão de entrada e com o desafio de se tornar uma nova referência no segmento dos hatches médios dentro do cenário automobilístico nacional.

A versão LTZ parte de R$ 72.094,00 equipado com câmbio mecânico, e chega a R$ 73.957,00 com câmbio automático. Em todas as configurações, a cor metálica acresce R$ 935,00 no valor final.

Galeria

  • Galeria: Foto 1 de 9
    Galeria: Foto 1 de 9
  • Galeria: Foto 2 de 9
    Galeria: Foto 2 de 9
  • Galeria: Foto 3 de 9
    Galeria: Foto 3 de 9
  • Galeria: Foto 4 de 9
    Galeria: Foto 4 de 9
  • Galeria: Foto 5 de 9
    Galeria: Foto 5 de 9
  • Galeria: Foto 6 de 9
    Galeria: Foto 6 de 9
  • Galeria: Foto 7 de 9
    Galeria: Foto 7 de 9
  • Galeria: Foto 8 de 9
    Galeria: Foto 8 de 9
  • Galeria: Foto 9 de 9
    Galeria: Foto 9 de 9