A Fiat divulgou nessa semana que vai começar a vender o Grand Siena 1.4 preparado para receber o kit GNV, que permite com que os motoristas utilizem o Gás Natural Veicular como combustível. De acordo com as informações que foram divulgadas pela concessionária, o modelo vai manter a garantia de fábrica de um ano quando o motorista instalar o kit.

Fiat Grand Siena 1.4 será vendido preparado de fábrica para GNV

Para que a garantia do carro siga de forma inalterada, os kits instalados devem ser a partir da quinta geração. Além disso, o instalador do kit deve ser devidamente certificado pelo Inmetro. Vale lembrar que essa versão anunciada pela Ford será vendida apenas com os preparativos necessários para instalação do kit, e não conta com o kit propriamente dito.

A preparação será vendida apenas para a versão Atractive com motor 1.4 flex de 88 cv (com etanol). Atualmente o preço de tabela dessa versão nas concessionárias da Ford é R$ 54.990. O modelo chega com válvulas e sedes de válvulas com nova geometria e produzidas com material mais resistente no cabeçote do motor, para maior durabilidade. Além disso, o coletor de aspiração foi projetado para receber na posição correta os bicos injetores de gás, melhorando o enchimento do motor e a formação da mistura ar-combustível.

Fiat Grand Siena 1.4 será vendido preparado de fábrica para GNV

A montadora afirma que o seu Grand Siena conta com algumas características interessantes que facilitam e ajudam na hora de instalar o kit, como a boa capacidade do porta-malas, com 520 litros. Ou seja, dá pra instalar o cilindro de gás e ainda sobra um bom espaço para as bagagens.

Mesmo com uma queda nas instalações dos kits que foram percebidas nos últimos anos, a opção ainda segue popular, especialmente em alguns estados onde são oferecidos benefícios para quem utiliza este tipo de carro. No Rio de Janeiro, por exemplo, os donos de carros com kit GNV não precisam passar pela vistoria para obtenção do CRLV. Já Minas Gerais pretende isentar do pagamento do IPVA os carros com que se utilizam do gás em questão.