Com design criado pelo estúdio italiano I.D.E.A, o Fiat Palio foi lançado em 1996, como sucessor do conhecido Uno. Com visual atraente e oferta de itens até então inéditos na categoria, ele caiu no gosto do brasileiro.

Com versões populares, o Palio se aproximou do Gol em vendas. Em 2000, o Palio passou por sua primeira transformação. A versão Fire ganhou motor mais potente e o modelo ELX trazia visual mais luxuoso e itens superiores na categoria. A terceira geração foi lançada em 2003, sendo o Palio mais bonito já produzido. O design mais moderno fez tanto sucesso que sobrevive até hoje nas versões iniciais Fire.

Em 2007, a Fiat lançou o Palio como modelo 2008, entretanto, as mudanças não fizeram tanto sucesso. Depois, chegava o Palio 2010, com novos faróis, motores e a nova versão ELX 1.8. Nesse momento, a versão Dualogic, equipada com câmbio automatizado, era a grande novidade.

Contudo, após 15 anos sem grandes mudanças, e 2012 o Palio foi completamente repaginado. Maior, o hatch oferece design moderno e diversidade de equipamentos.

Fiat Palio 2015

Agora, o Fiat Palio 2015 chega às concessionárias neste mês. Sem nenhuma grande alteração estética, o hatch vem com preço inicial de R$ 33.520, um aumento de R$ 860 em relação à versão anterior.

A maior novidade do modelo fica por conta da adição de vidros dianteiros e travas elétricas na versão de entrada Attractive, adaptada com motor 1.0 de 75 cavalos de potência. O modelo inclui também chave canivete com telecomando, mudança no acionamento para abertura do porta-malas e alarme antifurto. Os comandos de climatização ganharam anéis cromados, para dar mais requinte ao modelo.

As novidades, embora sutis, aparecem em detalhes visuais, como suaves alterações no layout do painel do veículo. O modelo também passa a contar com o dispositivo chamado de Lane Change, uma função desenvolvida para auxiliar a visualização do veículo na troca de faixas. O sistema é acionado ao pressionar levemente a alavanca de seta na direção desejada e o sistema acionará as setas por cinco vezes para indicar a intenção do motorista.

2015 Fiat Palio

Outra inovação é o Tilt Down, que entra em ação ao engatar a marcha ré. Ao detectar o acionamento da marcha de ré, o espelho retrovisor do lado do passageiro inclina-se para baixo, facilitando assim a visualização do condutor nas manobras de estacionamento – este é um opcional disponível apenas para os modelos que possuem retrovisor externo elétrico.