A Hyundai é uma das maiores montadoras de automóveis do Mundo, bem como foi uma das mais pesquisadas de 2013: o seu modelo HB20 bateu recorde de buscas no Google. No entanto, como toda empresa, nem sempre há grandes acerto e nem tudo torna-se um sucesso.

O exemplo mais recente de que toda empresa está sujeita a equívocos é o modelo i30 dessa montadora. Também chamada de Elantra Wagon, esse hatch é oferecido desde 2009 com um motor 1.6 flex com 128cv.

E justamente por causa dessa especificação que suas vendas foram muito aquém das expectativas, ficando bastante atrás das principais concorrentes desse segmento. Esse carro, que deveria ser bastante potente, tem o mesmo rendimento que o compacto HB20!

Hyundai i30 1.8

Mas a Hyundai, como toda grande empresa, sentiu as dores “na pele”, e decidiu mudar os rumos do modelo. Cerca de 1 ano depois da rejeição quase que totalitária do mercado, ela decidiu lançar o mesmo veículo em uma versão mais robusta, com motor 1.8 16V a gasolina de 148cv. Essa potência é superior ao i30 2.0, o que já mostra uma evolução bastante acentuada!

A pressa era tanta que a Hyundai já mandou esse novo modelo para as concessionárias, que dispuseram com muito orgulho em seus showrooms, esperando os fãs e apreciadores se aproximarem.

Quanto ao seu preço, na versão mais básica, com câmbio automático, ele está saindo por R$ 69.990. As mais robustas dominarão a cena em meados de março desse ano, quando, de fato, tirarão os modelos 1.6 das concessionárias, para enterrá-las em algum lugar que nenhuma lembrança seja capaz de alcançar.

Hyundai i30 1.6 148cv

De todo o modo, o comunicado oficial da Hyundai também não foi tão bem recebido pelos fãs. Muitos admiradores ainda reclamam que o preço está alto para o que ele promete; alguns colocam a culpa na política tributária do Governo e no próprio cerne da Hyundai.

Há quem ainda questione se essa alteração em potência será, de fato, uma grande melhoria, visto que o controle de estabilidade e de tração não melhorou.

Outro grande problema é a concorrência, que é exógena, ou seja, fora do alcance da montadora asiática. O Golf está arrebentando, então, para alcançar esse mesmo nível de êxito, seria preciso uma reformulação completa dessa linha que já existe há 4 anos.

O que você achou dessa mudança do Hyundai i30?