Mais um integrante da família HB20 está chegando as concessionárias brasileiras. De acordo com a Hyundai, o modelo HB20X, considerado a versão mais aventureira do compacto, com a ser entregue as concessionárias do Brasil inteiro a partir do dia 20 de fevereiro. Os consumidores brasileiros que quiserem ter acesso a este novo lançamento variam entre R$ 48.755,00 e R$ 54.455,00, sendo que o primeiro preço é relativo a versão manual e o segundo preço é relativo a versão Premium automática que também será lançada aqui no Brasil.

Hyundai lança HB20X

A versão que leva a letra “X” no final do nome do carro tem como principal função oferecer alguns atrativos do segmento dos crossovers para o modelo compacto. Com este objetivo, foram feitas algumas alterações mais significativas em relação ao design do veículo, deixando ele mais encorpado do que os outros modelos do HB20 que foram lançados. Estas mudanças estão visíveis tanto no design interno e externo do veículo quanto também em alguns elementos da estrutura do carro. O modelo deverá gradar principalmente ao nicho de motoristas que gostam de carros compactos com mais espaço do que os convencionais.

Mudanças no design

É claro que não se transforma um compacto em crossover apenas com uma mudança de nomenclatura. O HB20X apresenta alguns elementos interessantes destes carros maiores, que permitem que realmente as pessoas sintam como se estivesse dirigindo um crossover, mas com as características do compacto que acabaram agradando muito aos consumidores. Em termos de design, o carro apresenta algumas alterações significativas no para-choques dianteiro e traseiro, que foram totalmente redesenhados e agora estão sendo apresentados na cor preta. Além disso a montadora fez algumas alterações nos vincos também, deixando eles mais marcados e passando um ar mais esportivo ao veículo.

Na parte da frente ainda podemos encontrar também algumas alterações no design dos faróis de um modo geral, que agora ganharam uma máscara e detalhes cromados que estão próximos aos faróis, que deixaram a parta de frente com um visual mais leve. Para completar as modificações que foram feitas na parte externa do HB20X, a coluna B (relacionada a central ao olhar o carro de lateral) também recebeu a cor preta.

A montadora também acabou fazendo algumas adequações no interior do carro, mas acabaram sendo menos chamativas do que as feitas na parte de fora do carro. É possível encontrar alguns detalhes interessantes nos bancos do lançamento da Hyundai, como costura dupla no tecido e pedaleiras esportivas prateadas na versão Style, ou em alumínio, na versão Premium, esta última ainda leva revestimento do volante e da manopla de câmbio em couro.

á na parte estrutural do carro as mudanças que estão sendo apresentadas neste mais recente integrante da família HB20 está relacionada ao aumento da rigidez da suspensão. Esta alteração acabou tendo um impacto direto na forma de dirigir o carro, que ficou mais firme. Além disso o HB20X está 40 mm mais alto do que o modelo convencional do compacto.

Apesar de parecer um pouco maior em relação aos outros modelos do HB20, o carro apresenta pouco espaço interno comparado com outros crossfox que podem ser considerados seus concorrentes, como o CrossFox e o Renault Sandero Stepway. Os passageiros mais altos deverão reclamar do espaço destinado as pernas no novo HB20X.

Motor

Sobre o motor do HB20X não existem muitas novidades em relação ao que já se conhecia dos outros veículos da família que já haviam sido lançados. Ele segue o mesmo 1.6 do HB20, o 16V DOCH CVVT flex de 128 cavalos de potência (etanol) a 6.000 rpm e 16,5 kgfm de torque máximo a 5.000 rpm. Há ainda a opção de câmbio manual (5 marchas) ou automático (4 marchas) tanto para a versão Style quanta para a Premium. Segundo as informações que estão sendo divulgadas pela montadora, o carro recebeu etiquetagem B quando avaliado pelo Inmetro em relação ao Programa que avalia o consumo de combustível de carros à venda no Brasil. Portanto o veículo pode ser considerado econômico para a categoria.

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As mudanças que foram feitas em relação a ergonomia e também a precisão da direção são praticamente imperceptíveis para a maioria dos motoristas, já que os carros anteriores da montadora não apresentavam qualquer problema de condução e o HB20X consegue manter o mesmo padrão de alto desempenho. O veículo é muito confortável e macio de se dirigir. Como o carro está um pouco mais alto os motoristas poderão sentir um pouco mais de facilidade ao passar por determinados tipos de estrada, principalmente as que apresentam uma maior quantidade de buracos na pista e também de problemas. Quando os motoristas estão enfrentando alguma curva fica mais fácil de perceber que o veículo realmente está mais preciso e consegue superá-las mais facilmente, principalmente em velocidades um pouco mais elevadas.

O desempenho do câmbio automático do carro se mostra muito satisfatório, com destaque para o excelente desempenho do câmbio automático. Mas alguns motoristas podem sentir que eles deixam a desejar nas subidas. Não que ele esteja completamente comprometido, mas a sensação que fica é de que ele poderia render um pouco mais nestes trechos.

Itens

A montadora também apostou no lançamento de alguns itens para o HB20X, até mesmo para justificar o aumento de preço em relação ao modelo tradicional. Um destes itens é o pacote de áudio Hyundai GTH com Bluetooth e comandos no volante. A versão premium do lançamento oferece chave com comando de abertura e fechamento dos vidros, acendimento automático dos faróis e alarme com sensor de presença e inclinação