A montadora Renault decidiu reagir à forte concorrência com carros como o HB20S ou o Prisma, dentro do forte segmento dos sedãs compactos brasileiros. Desse modo, apresentará, no início de novembro de 2013 a nova versão de seu tradicional modelo Logan. A concorrência certamente é uma das razões para a antecipação do lançamento dessa nova leva de carros sedã.

Esse modelo já foi apresentado em público, já no prestigioso Salão de Paris de 2012, pela marca Dacia, que foi a responsável pelo projeto de criação do carro. Houve nova apresentação, em junho deste ano, no Salão de Buenos Aires.

Renault Logan

Evidentemente, como dizemos que “em time que está ganhando não se mexe”, a plataforma do carro se mantém. Entretanto, seu visual – alvo de críticas por parte de consumidores – será totalmente modernizado, com uma região traseira, por exemplo, bem mais elegante. A Dacia reestilizou totalmente o sedã. Esse fato o tornou mais agradável visualmente.

Renovou-se a grade do carro, com o losango, característico da marca, ganhando maior proeminência e destaque. Continua muito espaçoso, mas ganhou arrojo em suas linhas internas, bem mais contemporâneas. A parte frontal se assemelha ao modelo Clio, bastante famoso, da mesma Renault.

O design das lanternas também é muito moderno e contemporâneo e seus bancos são de couro. Há ainda luzes duplas que indicam direção no painel, bem como rodas de liga leve e comandos de som no volante. Outra inovação é seu sistema multimídia, que tem tela touchscreen de 7 polegadas e diversos outros itens para conforto, como apoios de braço para o motorista, propiciando ergonomia. Contudo, ainda não há detalhes precisos a respeito de que os itens que compõem esse modelo serão integralmente trazidos para nosso mercado.

Renault Novo Logan

São duas as alternativas de motorização para o consumidor, sendo a primeira de 1.0 – com 77 cv de potência – e a 1.6 – com 112 cv de potência. O preço deste novo Renault Logan deve girar em torno dos R$ 27.100,00.

A Renault ainda não sabe, ao certo se fará o evento de lançamento do novo modelo este ano, já no mês de outubro, ou se deixa apenas para o primeiro trimestre de 2014 – ou seja, entre janeiro e março. O que pode influenciar na decisão é a velocidade de entrega, uma vez que o Logan é um carro de alto volume. A fábrica do modelo fica em São Paulo, na cidade de São José dos Pinhais. Com esse lançamento, certamente a Renault voltará a dominar o segmento dos sedãs no Brasil.