A Volkswagen continua lançando seus carros reformulados. Depois do Gol, que ganhou um novo visual no ano passado, agora as mudanças estão sendo lançadas na nova versão da picape Saveiro Cross. O fato curioso é que esta modificação foi feita junto com a do Gol e também com a do Voyage, mas a montadora preferiu aguardar para lançar a Saveiro separadamente.

Saveiro Cross

A ideia do planejamento de marketing da empresa é justamente ampliar o efeito das mudanças. Afinal de contas, se todos os carros que ganharam estas modificações fossem lançados juntos, as mudanças acabariam não tendo tanto efeito.

Apesar da mudança ter sido muito divulgada pela montadora, ela nem se compara com as mudanças mais radicais que foram promovidas durante a apresentação da nova geração da Saveiro, que aconteceu há três anos e oito meses atrás, sendo que a versão Cross é ainda mais recente, já que foi lançada em 2010 e acabou pegando carona em outros sucessos de mercado, como o CrossFox.

Opções

O carro continua sendo oferecido nas mesmas configurações que o modelo passado. Portanto, os consumidores poderão encontrar a versão 1.6, Trend, Trooper e Cross, sendo que esta última acaba sendo a mais cara de todas as versões da nova Saveiro. E por isso traz a maior quantidade de itens de série e mimos para os motoristas, tanto do lado de dentro quanto também do lado de fora do carro.

Saveiro Cross ganhou pequenas mudanças de design.

O motor do carro é um EA-111 1.6, que é o mesmo motor da versão anterior. Mas apesar de ter optado por manter o motor, a montadora fez uma modernização em toda a arquitetura eletrônica do veículo. O carro conta com uma central de processamento que ganhou mais poder e também está completamente integrada com outros dispositivos.

Dentre os equipamentos que estão sendo lançados de série podemos destacar alguns: sensor de ré, computador de bordo, sistema de som com Bluetooth, comandos no volante e rodas de liga leve de 15 polegadas. E estes itens ganharam algumas funções novas, mais modernas. Por exemplo, o sensor de ré do motorista agora conta com um identificador novo de obstáculos, com informações relativas a distância aparecendo na tela. Os limpadores de para-brisa também ganharam atualizações, aumentando o ritmo do movimento automaticamente conforme a velocidade aumenta.

Saveiro Cross 2014 teve alteração na parte da frente.

Mas um sistema novo muito interessante que está sendo destacado pela montadora é o ECO Confort. Funciona como um assistente que monitora as ações dos motoristas e também os recursos do carro para oferecer dicas para que o motorista consiga economizar. Por exemplo, se o motorista está com o ar-condicionado ligado e alguém abre uma janela, o carro aciona um aviso no painel, ou quanto o motorista acelera o carro parado o veículo também avisa, alertando que isso faz com que o carro consuma mais combustível.

Mesmo com todos os recursos, o carro continua tendo o mesmo desempenho.

Design

O carro ganhou uma nova dianteira que que está completamente alinhada com os novos lançamentos globais da montadora. Algumas mudanças nos detalhes também foram feitas, como a retirada da inscrição “Saveiro Cross” em um aplique plástico metalizado abaixo da grade superior, e a palavra “Cross” aparece ao lado do farol.

Outras mudanças também foram feitas em termos de acabamentos, mas nada muito radical. A lateral do veículo continua praticamente a mesma, tirando alguns detalhes que foram colocados nos espelhos retrovisores.

Saveiro Cross 2014 apresenta painel com novas funções.

Em termos de tamanho o carro possuí 4,51m de comprimento, 1,73m de largura, 1,51m de altura, 2,75m de entre-eixos e o peso total do carro é 1130 Kg.