A Toyota tem se desdobrado por divulgar, de forma massiva e intensa sua nova aposta: a nova versão de seu sedã de tipo médio Corolla, que deverá fazer sua estreia no mercado brasileiro no mês de março do ano que vem, 2014. Evidentemente que tal empenho da montadora japonesa tem uma interessante razão: um câmbio totalmente automático, de sete velocidades. Esse modelo será o primeiro, nessa categoria, a apresentar esse tipo de recurso no país.

Conforme dados oficiais da empresa, as novas motorizações do Corolla versão 2014 serão de produção totalmente nacional, primeiro na unidade paulista de Indaiatuba e, posteriormente, na fábrica a ser inaugurada brevemente em Porto Feliz, também em São Paulo.

Essa será a 11ª geração Corolla, cujas categorias de motorização disponíveis serão, por um lado, uma 1.8 – de 144 cv – e uma de 2.0 – com 153 cv; ambas sendo complementadas por válvula variável de duplo comando e biocombustíveis.

Novo Toyota Corolla

Os motores realmente inovadores devem ser agregados ao Corolla apenas em 2015 e 2016 – já na unidade de Porto Feliz – que terá o sistema start-stop e injeção direta de combustível – elementos que otimizam bastante a economia de energia do veículo.

Por ora, entretanto, o Corolla sairá da fábrica brasileira com um visual totalmente assemelhado ao já conhecido na Europa – de fabricação turca. Se comparado com o design da linha, exclusivo para os Estados Unidos – que é mais esportivo – o europeu é composto por linhas clássicas, de faróis integrados à grade e com acabamento cromado – como é o estilo do Avalon, modelo da Toyota, lançado em 2013.  A traseira é bem semelhante em ambos os casos, apenas com uma diferença: na Europa, há refletores em ambas as extremidades do para-choque.

Toyota Corolla 2014

O Toyota Corolla 2014 vem alongado – tendo ganhado 10 cm no comprimento – e com largura maior – acréscimo de 1,6 cm – rebaixado – em 1 cm, com o consequente aumento de seu entre eixos – 2,60 m para 2,70 m. Versões mais simples contarão com o tradicional câmbio manual.

Infelizmente não se trata de um lançamento que irá agradar a um público mais jovem – tradicionalmente amante dos modelos de design esportivo. Para tal grupo, resta a expectativa de que venha para nosso mercado uma nova versão XRS, que pode ter como plataforma o design norte-americano – que ganha em esportividade, como mencionado.

Ainda não houve maiores detalhes, por parte da montadora Toyota, a respeito dos preços de cada modelo da nova versão do Corolla.