A Jaguar Land Rover anunciou nesta semana que o Brasil unificar vai receber um hub de inovação. A ideia é que a iniciativa consiga integrar uma rede de inovação que deve atingir mercados que são considerados como estratégicos para a companhia, tais como Estados Unidos, China, Índia e Israel.

Brasil terá 1º centro de inovação digital da Jaguar Land Rover

O anúncio foi feto pela empresa durante um evento realizado no Cubo, espaço concebido para incentivar o empreendedorismo tecnológico no Brasil. Além do Cubo, a empresa também confirmou que firmou uma parceria com a Firjan, no Rio de Janeiro.

O centro de inovação terá como um dos seus principais objetivos buscar parceiros dentro do universo de inovação (inclusive o ecossistema de startups) para ajudar no desenvolvimento de futuros projetos das marcas Jaguar e Land Rover.

"O Brasil é muito criativo e tem muitas startups. E o Cubo é um parceiro maravilhoso por nos permitir o desenvolvimento e a troca de ideias", disse François Dossa, diretor executivo de estratégia e sustentabilidade da Jaguar Land Rover.

Brasil terá 1º centro de inovação digital da Jaguar Land Rover

Em relação a estratégia que está sendo adotada pela empresa, a Jaguar Land Rover define o projeto como uma plataforma de “Open Innovation”, ou “Inovação Aberta”. O planejamento foca na experiência de marca com foco em quatro grupos: serviços sob demanda (como aluguel e test drive), assinatura de serviços (incluindo veículos, financiamento e seguros), infraestrutura de recarga na residência do cliente ou em locais públicos e acesso a pontos de interesse, como hotéis e eventos.

A meta da companhia é conseguir trabalhar naqueles pilares que foram definidos como primordiais para conseguir levar a marca para o futuro, tias como inovação, conectividade, serviços digitais e sustentabilidade. A ideia geral da marca é realmente acelerar a criação de produtos e serviços que serão utilizados pela empresa.

Sobre os próximos lançamentos, a montadora quer seguir um conceito que foi chamado de “modern luxury”, ou “luxo moderno”, que tem como foco o minimalismo e um design que consiga deixar os passageiros “à vontade” dentro do carro.