A GM é uma das maiores montadoras do Mundo, e não é para menos: seus carros são ótimos. No entanto, uma notícia chocante, e ainda pouco explicada, foi à tona: o seu modelo Chevrolet Cruze ficará com as vendas congeladas.

Não é um recall, mas sim uma paralisação na comercialização. Eles entraram em contato com suas revendedoras e concessionárias, para informar que elas devem parar de vender o Chevrolet Cruze.

Ainda pouco explicado, o que ecoa na mídia e na sociedade é especulação e tensão, já que é uma medida um tanto quanto surpreendente.

O que houve com o Chevrolet Cruze?

Chevrolet Cruze Recall

Dizer que o modelo em questão sofreu recall é abrir margem para uma série de pergunta quanto às especificações. A medida foi tomada apenas para a versão equipada com um motor turbo de 1.4 litro dos anos de 2013 e 2014, portanto, bem recentes.

O Alan Adler, porta-voz da General Motors, foi o alvo de uma série de perguntas, mas a única afirmação que ele deu foi:

Só posso dizer que criamos uma pausa nas vendas na noite passada.

A situação foi um pouco chocante, pois essa versão com as vendas paralisada representava por 60% do mix de vendas do modelo. No ano passado, ele foi o 12º carro mais vendido nos Estados Unidos da América.

O mais interessante é que a GM vem de um momento ruim. Quase 1.5 milhão de veículos sofreram recall por defeito na ignição. Diversas ações judiciais estão sendo criadas para acusar a montadora de saber dos problemas antes de convocar o recall. Afinal, 12 pessoas morreram, vítimas de problemas com tal detalhe.

Chevrolet Cruze vendas

No entanto, é muito provável que a General Motors consiga se recuperar. Já são mais de 100 anos de história e superaram, ao menos, 4 grandes crises financeiras. Todavia, esses acontecimentos tendem a diminuir o grau de confiança das pessoas em curto prazo, principalmente com a Fiat, Renault e diversas outras montadoras estarem tão firmes e fortes, sedentas pelas fatias do mercado.

Agora, será preciso que a presidente-executiva Mary Barra dê a volta por cima e resolva os problemas judiciais e do misterioso problema do Chevrolet Cruze 1.4 2013/2014. Fiquemos atentos, então, para o desenrolar da história que tanto intrigou as pessoas nesse fim de março.

O que você acha que aconteceu? Qual seu palpite? Comente!