Considerada uma das maiores montadoras que atua no Brasil, a italiana Fiat está comemorando 38 anos de mercado brasileiro, com grande sucesso, muitos modelos entre os mais vendidos e com tradição por sempre entregar modelos de altíssima qualidade.

Portanto, vamos conhecer um pouco mais sobre como foram os 38 anos da Fiat dentro do mercado brasileiro, tentando, inclusive, projetar como poderão ser os próximos anos dela dentro de nosso mercado.

Fiat comemora 38 anos no Brasil

No ano de 1976, o Brasil ainda estava dentro do período do Regime Militar, e foi neste ano que a montadora italiana Fiat chegou ao mercado brasileiro, com o modelo clássico 147, que era um hatch simples, feito exclusivamente para os consumidores do país.

O modelo, que pode ser considerado um dos primeiros veículos realmente populares do mercado brasileiro foi um sucesso rapidamente, sendo produzido na hoje tradicional fábrica da montadora no país, localizada em Betim, em Minas Gerais.

Essa fábrica, aliás, está em atividade até os dias de hoje, sendo que muita modernização foi realizada dentro dela, que atualmente é considerada a maior de todas do grupo FCA (Fiat Chrysler Automobiles) em todo o mundo.

A Fiat, desde o seu início, se mostrou como sendo uma montadora com foco no pioneirismo, que ficou presente em 1979, quando foi lançada uma versão do 147 movida a álcool, que foi o primeiro veículo movido a etanol da História.

Além disso, em 1999, com o lançamento do Palio Adventure, a montadora italiana inaugurou o segmento de modelos mais “aventureiros” voltados para um público mais urbano, que atualmente é um dos segmentos mais fortes do mercado nacional.

Também em 1999, a Fiat lançou a Strada com cabine estendida, que acabou por dar início a uma nova onda dentro do mercado das picapes pequenas, que acabou se tornando um padrão muito comum neste segmento.

Fiat 38 anos

A trajetória da Fiat no Brasil ao longo desses 38 anos pode ser dividida entre três modelos que estão entre os mais famosos da montadora italiana dentro do mercado brasileiro.

São eles o Fiat 147, o Fiat Uno e o Fiat Palio, que representam perfeitamente todas as mudanças apresentadas pela montadora italiana no decorrer dos anos, já que cada um representa uma nova fase.

O 147 apresentou variações de carroceria (perua, sedã, picape e furgão) além do hatch tradicional, em um modelo de configurações que seria seguido pelo Uno e também pelo Palio.