Uma noticia tem circulado com potência nas últimas semanas: o Fiat Punto deverá sair de linha no próximo ano. Quem garante é o próprio Grupo Fiat, que visa aumentar suas vendas, especialmente no mercado europeu.

Desde 2009, as vendas do Grupo Fiat caíram 47% no continente europeu, o que levou a marca a questionar seus métodos. E isso passa por uma reformulação de toda a sua linha, sendo que o Fiat Punto é parte fundamental do processo.

O hatchback compete diretamente com o VW Polo e não tem atingido boas marcas de vendas, sendo batido com facilidade pelo rival em praticamente todos os países do continente.

A ideia é substituí-lo por uma versão de cinco portas do Fiat 500, que provavelmente será produzida na Polônia, o que visa à redução dos custos de produção, aumentando assim, as margens de lucros da companhia com o novo carro. Isso se deve ao fato de que os trabalhadores poloneses ganham cerca de um quarto do valor que recebem os trabalhadores italianos.

No Brasil, o Punto ainda terá uma sobrevida um pouco maior, porém também não durará muito.

Fiat Punto

Por aqui, abaixo, seguem algumas mudanças programadas pela Fiat para o país:

Uno Mille – Finalmente terá seu fim, que deverá ocorrer agora no final do ano, com a linha Grazie Mille, que será uma forma de agradecimento aos serviços prestados por quase 30 anos. A medida ficou evidente também pela decisão da Fiat de não adaptar o Uno às novas exigências de segurança vigorando no país (Airbag e ABS), o que abreviou a vida do carro. Apesar das declarações do Guido Mantega, ainda não há nada confirmado.

Palio Weekend – A ideia é substituí-la por um mini-SUV nos moldes do Ecosport da rival Ford. Fontes de dentro da montadora indicam que a ideia é tirá-la de linha entre 2015 e 2016, já que não há intenção de fazer com que a perua embarque na reformulação da nova geração do Palio.

Palio Fire Economy – Com o fim dos dias do Uno Mille, a ideia da montadora é fazer com o Palio Fire Economy assuma o posto de carro de entrada. O veículo receberá uma remodelação em seu visual (nada muito radical) e passe a concorrer com os novos Ford KA e o novo VW Up!, que devem chegar ao mercado no ano que vem. Mas seus dias como carro de entrada exclusivo da Fiat já estão contados, pois a montadora prevê o lançamento de um novo compacto para 2015, o que significaria o fim da linha para o Palio Fire Economy.

Linea – Considerado, dentro da própria Fiat, com um grande fiasco, o Linea já está com os dias contados. A montadora admitiu que não pretende lançar uma nova geração do veículo e que na verdade tem intenção de lançar um substituto em breve. Contudo, o veículo ainda circulará por aqui até pelo menos 2015.

Fiorino – Por fim, a interminável Fiorino também já está perto de seu fim. A Fiat substituiu-a por um veículo derivado do novo Uno: a Nova Fiorino. O carro é idêntico ao novo Uno, pelo menos no que se refere à parte dianteira e ao seu interior. No mais, lembra a “velha” Fiorino.