Em crise dentro do seu mercado de origem, o mercado dos Estados Unidos, a Ford tem muito que comemorar fora dele, já que a montadora apresentou números que colocam o Focus como sendo o veículo mais vendido do mundo todo.

Segundo informações da montadora norte-americana, as vendas do Focus e do Fiesta (que é o veículo compacto mais vendido da Europa) somaram 1.402.555 unidades no período que compreende os três primeiros trimestres do ano de 2013.

Com a confirmação feita pela Ford de que desse montante, 856.587 unidades foram do modelo Focus, isso, além de ter representado um aumento de 16% nas vendas do modelo, também consagraram o veículo da Ford como sendo o veículo mais vendido do mundo todo.

Ford Focus

Muito desse crescimento se deve ao mercado chinês, que teve um aumento de demanda importante e fundamental para ampliar o resultado do Focus. Somente na China o modelo da Ford vendeu mais de 300 mil unidades no período que vai de janeiro a setembro de 2013. Essa marca representou um aumento de 85% em comparação com o resultado obtido no ano anterior nesse mesmo período.

Além de ter o Focus como o modelo mais vendido do mundo no ano passado, a Ford também conseguiu emplacar o Fiesta na lista dos cinco mais vendidos do mundo, o que faz do compacto um grande sucesso da montadora.

Para o vice-presidente de Marketing Global da Ford, Jim Farley, os resultados, tanto do Focus, como do Fiesta, são resultado de intenso trabalho da montadora em desenvolver modelos que reúnam segurança, conforto, desempenho e economia em um mesmo conjunto. Segundo suas próprias palavras: “Seguimos totalmente comprometidos a desenvolver uma família completa de veículos que, como o Focus, oferecem qualidade, eficiência de consumo, segurança, design e valor sobressalentes”.

Carro mais vendido do Mundo

A Ford realizou o anúncio das vendas do Focus e do Fiesta poucas horas antes de realizar outro anúncio importante: o de seus resultados financeiros no ano de 2013. Esse anúncio talvez seja mais importante do que o anterior, pois define se todo esse sucesso está representando uma melhora nos balancetes da montadora.

Segundo previsões feitas pela própria montadora norte-americana por meio de seus diretores mais importantes em dezembro do ano passado, a Ford espera obter lucros de aproximadamente 8,5 bilhões de dólares, sem contar os tributos.

E para obter esses lucros, os resultados das vendas do Focus (veículo mais vendido do mundo em 2013) e do Fiesta (compacto mais vendido da Europa) são fundamentais.