O modelo HB20, da sul-coreana Hyundai, ao ser lançado no país teve uma ótima performance de vendas, chegando perto das primeiras posições do segmento. A partir daí, viu suas vendas executarem uma curva descendente. Com isso, a montadora não tem conseguido atingir o patamar de vendas esperado em nosso mercado, o que gera muita preocupação para a marca.

Esse sentimento explica-se caso possamos observar que, em outubro de 2013, a Hyundai se encontrava em posição inferior ao modelo Onix – da Chevrolet-GM – seu principal rival, no que tange ao desempenho de vendas. Mediante esse panorama, a oriental, primeiramente, tratou de aparelhar o HB20 com uma moderna central multimídia – uma vez que o Onix já apresentava o sistema MyLink, de grande destaque.

Mais tarde, em novembro de 2013, o HB20 ainda ocupava a sétima posição no ranking de vendas desse segmento, atrás, não só do próprio Onix, como também do Fiesta, da Ford.

Entretanto, isso não significa que a marca tenha se dado por vencida, muito pelo contrário. Na espetacular concorrência do mercado atual, a criatividade é de ouro, sem sombra de dúvidas. E essa habilidade a Hyundai mostra que tem de sobra para oferecer.

 Hyundai HB20

Recentemente, em uma jogada ousada, declarou oficialmente que passaria a comercializar seu HB20 com taxa de juros zero; isso se deve a uma estratégia de marketing para atrair atenção ao modelo, alavancar as vendas do mesmo e ainda conseguir se reposicionar, em termos de participação no mercado de veículos e apresentar a nova condição de pagamento, que tem como regras: o comprador dar metade do valor do veículo como entrada, parcelando o restante em até 12 parcelas; além disso, a taxa de juros só pode ser aplicada em modelos do HB20 com motor 1.6 litro.

Ou seja, nesse contexto, o valor que o consumidor deverá investir, para fazer jus à promoção é de R$ 41.290 – referente ao modelo Comfort Plus, que seria o HB20 mais barato, de motorização 1.6. Assim, é necessário pagar, de entrada, um total de  R$ 20.645, e até 12 parcelas de R$ 1.720 – é importante destacar que a esse valor deverá ser acrescido a taxa de abertura de crédito e o Imposto sobre Operações Financeiras, ou IOF, que são valores praticados pelas concessionárias.

Hyundai HB20 taxa zero

Mesmo que tente, infelizmente, no Brasil, as revendas de automóveis não costumam dar descontos ao cliente – em uma postura, invariavelmente contrária à lei de mercado. Assim, não espere conseguir qualquer abatimento no valor cobrado. A versão top de linha, HB20 Premium, por outro lado, chega a custar R$ 52.590 – conta com sistema multimídia blueNav e câmbio automático.

A sugestão é que você, ao negociar, tente ganhar em acessórios ou na pintura metálica, sem acréscimo de valor. Segundo a Hyundai, trata-se de uma promoção por tempo indeterminado.