O Mini Cooper S Paceman pode ser definido a partir da seguinte mistura: primeiro, um cupê esportivo, de duas portas, com um design vintage; em seguida, uma carcaça que se aproxime de um SUV, mas compacto; depois, elimina-se a tração integral, mas conservando-se uma estrutura sólida. Disso, resulta esse lindo lançamento.

Em um pequeno resumo da história desse modelo temos: a empresa Mini estava em decadência, após ser comprada pela BMW, no ano de 1994, foi reestruturada, voltando à tona, na década de 2000, quando fez o lançamento da segunda geração de seu principal carro – antes chamado “Mini”, agora “Cooper” – e novas variantes foram acrescentadas à linhagem original, com modelos conversíveis, roadster, vans – Clubman.

Então, no ano de 2010 foi lançado o Countryman, grande sucesso, agora em forma de SUV, com tração integral – ALL4 – com motor, entre outros, 1.6 turbo – feito junto com a Peugeot Cirtroën e câmbio tradicional.

Até que, no Salão de Paris de 2012, foi apresentado o Paceman, que era justamente um crossover – ou mistura – de elementos como a tração na parte frontal, com o design de SUV, combinando com o espaço interno de um hatch típico.

Detalhes do Mini Cooper S Paceman

Mini Cooper S Paceman

A produção da família Mini Cooper Paceman está localizada na Áustria, município de Graz, como ocorre com o Countryman – os demais modelos têm sua produção centralizada no Reino Unido, cidade de Oxford.

O Paceman também ganhou um detalhe diferenciado: o nome está estampado no porta-malas. No país, o único modelo à venda é o S, com motor de 1.6 THP  - sigla em inglês, que sifnifica "turbo de alta pressão", em português- , com potência de 184 cv e torque de 24,5 kgfm, além de transmissão automática, de seis marchas. As rodas são de liga leve de 18’’ – ou 18’, como opcional – freios ABS – EBB – 6 airbags, tração controlada para maior estabilidade, Blutooth, USB e faróis de xenônio.

Mini Cooper Paceman

A BMW definiu esse lançamento como um cupê de atividade esportiva. O primeiro do mundo, segundo o comunicado oficial. A disputa direta do Mini Cooper S Paceman é com o Range Rover Evoque – da Porsche – que era o único modelo assemelhado, anteriormente e guardam, inclusive, algumas semelhanças de design entre si, como, por exemplo, o caimento do teto e a área entre-eixos – que contam com cerca de 2,60, em ambos os modelos.

O valor sugerido para esse Mini Cooper no país é de cerca de R$ 140 mil. Trata-se de um dos mais caros modelos Mini, à venda.