Se por um lado a Tesla está comemorando o fato do Model Y ter se tornado o carro mais vendido do mundo no primeiro trimestre do ano de 2023, a empresa também está tendo lidar com acusações sérias envolvendo acidentes com o Autopilot dos seus veículos. De acordo com as informações que foram publicadas pelo jornal alemão Handelsblatt, a montadora teria escondido mais de mil acidentes quase fatais que teve a participação ativa do sistema de condução semiautônoma.

Tesla teria escondido mais de 1 mil acidentes quase fatais envolvendo o Autopilot

A imprensa alemã afirmou que recebeu mais de 100 gigabytes de arquivos internos da Tesla, enviados por um informante anônimo, e que acabou sendo utilizado como subsídio para a matéria que foi intitulada como “Meu Autopilot quase me matou”. São mais de 23 mil arquivos que contém milhares de reclamações de clientes envolvendo falhas perigosas do sistema.

Os dados revelam detalhes de mais de 2.400 casos de aceleração involuntária e mais de 1.500 situações de frenagem involuntária, incluindo 139 casos de frenagem de emergência e 383 momentos em que o carro parou completamente por causa de um aviso falso de colisão. Além disso, também foram relatadas mais de 1 mil colisões causadas por falhas do sistema.

Tesla teria escondido mais de 1 mil acidentes quase fatais envolvendo o Autopilot

A partir dos relatórios, o jornal entrou em contato com dezenas de donos de carros da Tesla na Ásia, nos Estados Unidos e também na Europa. Todos confirmaram as informações que constavam nos relatórios, e alguns ainda deram detalhes adicionais que não apareciam nos informes registrados da empresa.

As reclamações foram registradas entre os anos de 2015 e 2022. Os relatórios ainda revelam diretrizes do atendimento da Tesla para evitar possíveis processos. Dentre as orientações para os funcionários estavam a de evitar passar informações e, se fosse indispensável, conversar com os donos dos veículos somente verbalmente, evitando e-mails, mensagens de texto e mensagens de voz gravadas.

Um exemplo da forma como a empresa tratava do assunto foi citado no jornal: um dono de um carro na Califórina diz que seu carro acelerou sozinho em 2021, batendo contra dois pilares de concreto. E, quando foi falar com a empresa, eles sempre respondiam seus e-mails com contatos via telefone.