A Volkswagen mostrou oficialmente para o mercado o seu novo logo. Na verdade, a montadora trata apenas como uma atualização da sua marca, uma das mais conhecidas do mundo. A partir deste lançamento esta atualização será utilizada e todas as comunicações oficiais da empresa, tanto nas impressas quanto nas digitais. E quando se trata de marca mundialmente famosa, onde a sincronia com a comunicação deve ser perfeita, o trabalho para uma simples atualização de logo vira uma verdadeira operação de guerra.

Novo Logo da VolkswagenA empresa declarou que já está trabalhando na divulgação interna do novo logo desde o ano passado, e tudo indica que o processo ainda vai, pelo menos, até o mês de abril deste ano. Diferente do que a maioria das marcas fazem em lançar um novo símbolo apenas quando estão comemorando alguma data específica, a montadora acabou lançando sua atualização sem um motivo aparente externo. Mas por aqui a mudança acabou coincidindo com o ano em que a Volks comemora 60 anos de presença no Brasil. Mas como trata-se de um lançamento de logo mundial, a atualização não possui relação direta com a data no Brasil.

De acordo com o anúncio feito pela Volks, o novo logo foi desenvolvido pela equipe e Corporate Design da Volkswagen na Alemanha. Como todos sabem é na Alemanha que está localizada a sede central da empresa, com os principais setores estratégicos situados lá. Como trata-se apenas de uma atualização do logo, ele não acabou tendo uma grande mudança, até mesmo porque a marca não pode mais se sujeitar a este tipo de trocas com um logo tão conhecido mundialmente. Mesmo assim, esta última versão do logo conseguiu convencer com traços mais modernos e realistas em relação aos logos utilizados no passado e até o momento.

É possível notar que de um modo geral as linhas que formam o V e o W dentro de uma roda acabaram ficando mais firmes e marcantes do que as versões anteriores do logo. Com isto, o conjunto acabou conseguindo passar uma sensação de profundidade maior do que as versões anteriores, o que acaba facilitando inclusive a utilização do logo tanto em plataformas digitais quando nos próprios carros da marca. Em relação a logo que estava sendo utilizado até o momento, destaca-se ainda o efeito cromado tanto na cor cinza predominante da marca quando no azul que fica na parte de trás.

Dentre os conceitos que foram trabalhados para a criação desta nova identidade visual da marca estão valores como aceitação e confiança, ao mesmo tempo que o logo consegue passar um ar ainda maior de nobreza e força.

Evolução da Logomarca da Volkswagen

Mudanças ao longo da história

Como toda grande empresa que está no mercado há muitos anos, já passaram pela identidade visual da marca diversas logomarcas diferentes. No caso da Volks, ela conseguiu desde sempre manter os dois elementos chaves da sua marca, que é a letra V em cima da letra W. O que acabava mudando basicamente com o passar do tempo era o contexto no qual estas letras estavam inseridas e também as cores que eram utilizadas para formação do logo. Estas duas letras sempre estiveram dentro de um círculo, mas que já teve diferentes formas e também com diferentes fundos.

Na imagem relacionada a primeira logomarca da montadora, que é do ano de 1938, o mesmo ano da sua fundação, era possível encontrar as duas letras uma em cima da outra dentro de um círculo, mas este círculo na verdade formava o interior de uma engrenagem. É claro que a referência era ao processo industrial. Mas logo na primeira mudança no logo, que aconteceu no ano de 1945, esta engrenagem deu origem a um círculo simples. A novidade também era que a logo não era mais preta, e mostrava uma mistura de pelo menos duas cores: vermelho e branco.

Nas atualizações que se seguiram as mudanças ficavam restritas as cores utilizadas na marca e também as linhas que formavam tanto as letras quanto o círculo. No início da década de 50, o logo estava sendo impresso em preto e branco, mas no final na década de 60, o azul tomou conta. A cor continuou realmente acompanhando as atualizações no logo, sendo apenas os tons e as texturas que foram sendo atualizadas.

Confira a evolução das logomarcas da Volkswagen.

Logos Volkswagen