As vendas de automóveis no Brasil não param de cair. Mas, ao contrário do que se poderia esperar, as vendas de ônibus não prosperam. Em relação a 2015, que já não foi um ano bom, a queda nas vendas de chassis de ônibus no país em 2016 é de 32,5%. A expectativa é que, esse ano, sejam vendidos menos da metade dos 32 mil chassis de ônibus comercializados em 2014. Apesar dos tempos difíceis, fabricantes de chassis e sistemas automotivos, encarroçadores e produtores de equipamentos e serviços se reuniram para apresentar suas novidades na 11ª edição da Fetransrio, maior evento brasileiro dedicado ao transporte coletivo de passageiros, que acontece bianualmente no Rio de Janeiro.

Ônibus BYD elétrico

Realizada entre 23 e 25 de novembro, a edição de 2016 da Fetransrio acusou o golpe da retração das vendas. No Riocentro, centro de convenções da Zona Oeste carioca, havia menos da metade dos produtos expostos na edição de 2014. Paralelamente à exposição, aconteceu a 17ª edição do Etransport, um congresso de especialistas em mobilidade urbana que reuniu 11.500 visitantes e 51 palestrantes. Um dos principais temas na Etransport foi a expansão, nas grandes cidades brasileiras, dos sistemas BRT, que utilizam ônibus em vias segregadas e pagamento fora dos veículos. Não por acaso, foram justamente os sistemas BRT o foco das maiores novidades expostas na Fetransrio.

Chassi Volvo Gran Artic 300

Pioneira no desenvolvimentos de sistemas BRT na América Latina, a Volvo aproveitou para expor pela primeira vez o maior chassis de ônibus do mundo. Com 28 ou 30 metros de comprimento, o biarticulado Gran Artic 300 tem capacidade para até 300 passageiros e foi desenvolvido para sistemas de transporte com alta demanda e corredores segregados. “Temos orgulho de dizer que o maior ônibus do mundo é Volvo e que foi desenvolvido no Brasil”, comemorou Idam Stival, coordenador de engenharia de vendas de ônibus da Volvo Bus Latin America. A marca sueca apresentou também a sua proposta para o CIVI – City Vehicle Interconnected –, uma versão com tecnologia híbrida e com mais conectividade dos atuais BRTs.

Ônibus Comil Campione Invictus DD

Também de olho nos BRTs, a Mercedes-Benz não deixou por menos e veio com um estande cheio de novidades. Apresentou no evento o chassi O 500 MDA HD (Heavy Duty), o maior superarticulado do mundo para BRTs, com 23 metros e capacidade para mais de 220 passageiros. Além de outros chassis, a marca alemã exibiu inovações tecnológicas para o setor de transporte coletivo, algumas herdadas dos automóveis de luxo produzidos pela marca. Entre elas o sistema automatizado de frenagem de emergência AEBS, o sistema de controle de mudança de faixa LDWS e o sistema de monitoramento e temperatura de pneus TPMS. “O ônibus é um exemplo perfeito de intermodalidade e de mobilidade e a Mercedes-Benz é uma parte muito atuante nesse processo”, explica Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO da América Latina. A Mercedes lidera o mercado brasileiro de ônibus urbanos, com 72,8% de participação. Entre os ônibus rodoviários, também lidera, mas com 50,5% de “market share”.

Chassi Volkswagen 17.280 ODS

Já a Volkswagen/MAN estava mais comedida que nas edições anteriores da Fetransrio. Em seu estande, valorizou produtos já conhecidos no mercado brasileiro de transporte urbano, como os chassis de motorização dianteira 18.880 OTS LE e 17.830 ODS. Outros fabricantes de chassis de ônibus do mercado nacional – como Scania, Iveco e Agrale –, inibidos pelos tempos “bicudos”, optaram por não comparecer ao evento. Mas o mercado brasileiro de mobilidade urbana ainda continua a atrair empresas de todo o mundo. É o caso da chinesa BYD, que aproveitou o evento carioca para apresentar suas alternativas “ecologicamente corretas”. Exibiu seus chassis elétricos plug-in, como o D8W 20.410, com baterias que são carregadas durante a noite para serem usadas durante o dia. No estande dos chineses, o destaque era o ônibus K10-A. Com 15 metros, o modelo já opera em diversas cidades do mundo e utiliza uma bateria de fosfato de ferro que, segundo a BYD, tem a maior vida útil do mercado e é totalmente reciclável. O K10-A pode rodar cerca de 265 km, sem ar condicionado, com apenas uma recarga.

Câmbio ZF Ecolife com Start/Stop

Se os fabricantes de chassis se mostraram tímidos, mas otimistas, entre os encarroçadores, a depressão era indisfarçável. Os fabricantes nacionais de carrocerias, que em edições anteriores da Fetransrio expunham diversos de modelos, dessa vez se limitaram a poucas unidades. A paulista Caio Induscar, além do Millenium BRT, com seus 23 metros, expôs o modelo urbano de motor dianteiro mais vendido do país, o ApacheVIP, com 13,2 m de comprimento. Mas os veículos mais vistosos do evento eram os “double deck”, de dois andares, dedicados ao transporte de turismo rodoviário. A gaúcha Marcopolo apresentou o G7 Paradiso 1800 DD, com poltronas executivas, para linhas de médias e longas distâncias. Opcionalmente, o modelo pode vir com wi-fi e sistema audiovisual individual com DVD. Já a conterrânea Comil valorizou o Campione Invictus DD, considerado estratégico para a empresa, que quer ampliar a participação no segmento de ônibus rodoviários de alto padrão. O modelo deve ser exportado para países da América Latina.

FetransRio 2016

Mas nem só de chassis e carrocerias se faz a indústria de ônibus. Diversos fabricantes de produtos e prestadores de serviços da área de mobilidade urbana aproveitaram o evento para exibir suas novidades. A BGM Rodotec aproveitou o evento para divulgar o software de gestão para empresas de transporte rodoviário de passageiros Globus. Já na fabricante de sistemas automotivos alemã ZF, o destaque era o câmbio automático Ecomatic com Start/Stop. Conhecida nos automóveis, a tecnologia que faz o motor desligar automaticamente quando o veículo está parado chega a diminuir entre 5% e 10% o consumo de combustível – os ônibus urbanos frequentemente estão no trânsito do tipo “anda e para”. Nos tempos atuais, qualquer economia é sempre bem-vinda.


Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira (Auto Press)
Fotos: Luiz Humberto Monteiro Pereira/CZN