O mercado automobilístico está cada vez mais moderno e inovador. A bola da vez agora são os carros autônomos. Os carros autônomos são veículos que não precisam de um motorista presente para conduzi-los. Diversas montadores têm apostado neste novo formato de vendas, que segundo uma das empresas terá seu ápice no ano de 2020. Ainda de acordo com as informações divulgadas por especialistas, no ano de 2020 será possível acompanhar diversos carros autônomos circulando pelas mais diversas ruas e avenidas dos países de primeiro, segundo e terceiro mundo. A tendência é que os valores, que hoje são altos, caiam conforme a maior oferta de produção e entrega dos automóveis.

Nokia e Mercedes-Benz lançarão carro autônomo

Mercedes-Benz Nokia

Quem investe pesado na obtenção de engenharia e tecnologia de carros autônomos é a empresa de origem finlandesa Nokia, que em parceria com a montadora alemã Mercedes-Benz pretende lançar seu primeiro veículo no mês de outubro, no salão Mobilize, que será sediado em San Francisco, nos Estados Unidos. Após vender para a Microsoft toda a sua fatia de telefonia móvel, a grande aposta da Nokia é em seu sistema de mapas, chamado de Here, que é muito promissor por se utilizar de meios em 3D. As funções e descrições do carro ainda não foram divulgadas, mas o mistério começa a ser desvendo por alguns engenheiros especialistas em carros autônomos. De acordo com eles, o veículo da Nokia e da Mercedes se baseará em percursos estabelecidos pelo Here 3D, além de contar com sensores de aproximação de movimentos, que serão utilizados para verificar a distância mais segura de outros veículos convencionais e objetos fixos. Os desenvolvedores ainda buscam alternativas para o controle das normas de trânsito e principalmente o respeito às sinalizações e placas.

Essa tecnologia futurista busca não só ter carros mais complexos, como diminuir os custos para a indústria automobilística. Vale lembrar que a Mercedes já trabalha na produção de carros autônomos, mas a junção com a Nokia busca uma nova interatividade com o usuário, uma vez que os mapas Here 3D poderão ser a cara do comprador. Através deste post, o blog quer colocar uma dúvida ou até mesmo uma solução para àqueles que realmente não nasceram para dirigir, os famosos “brações”. E você, compraria um carro que anda sozinho? Qual seria o prazer em estar atrás de um volante e ao mesmo tempo não necessitar tocá-lo ou pisar no acelerador, freio, embreagem e até mesmo realizar qualquer manobra?