Um dos próximos lançamentos da Chevrolet aqui no Brasil já está sendo mostrado em outros países do continente Americano e também parece que já deu suas voltas pelas ruas brasileiras. O Trax, que na verdade acabou ganhando um novo nome no México, onde está sendo fabricado pela montadora, na verdade vai se chamar provavelmente Tracker aqui no Brasil, já que as definições de nomes do carro ainda estão um tanto quanto confusas. Mas tudo indica que este nome brasileiro tenha sido definido já pensando nas jogadas de marketing que serão feitas em território nacional para divulgar o carro.

Chevrolet Tracker

Isso porque se o nome realmente for confirmado como Tracker quando o veículo chegar pela importação da GM, a montadora muito provavelmente está pensando em pegar carona em outro modelo muito famoso de carro aqui no Brasil. Já que o nome é familiar, muitos consumidores poderão ficar com uma dúvida de pelo menos ir até a concessionária para conhecer mais sobre o carro que será lançado por aqui. O Tracker que circulava aqui no Brasil era um jipinho 4X4 que era importado da Argentina sendo eu sua importação aqui para o Brasil durou até 2009, tratando-se de Suzuki Gran Vitara com a marca Chevrolet

Esta possível reencarnação do carro na verdade tem tudo para seguir um caminho que já foi trilhado por outros modelos de carro, e por isso mesmo as pessoas poderão já estar mais familiarizado com o tipo de veículo que a marca lançará por aqui. O Tracker novo vai ser encaixado dentro do segmento de SUV compacto. Portanto, é natural que este carro seja lançado para seguir o caminho de modelos como o Ford EcoSport e também pelo Duster. Se será uma estratégia de marketing acertada, isso veremos somente depois que o carro estiver sendo vendido aqui no Brasil, mas tudo indica que é um caminho plausível, mas que também poderá apresentar dificuldades, já que a concorrência será grande.

Resposta ao sucesso

O carro que está sendo fabricado pela Chevrolet do México em cima da mesma base utilizada pelo Sonic está sendo considerada uma resposta um tanto quanto tardia da GM para o sucesso que a Ford conseguiu com o seu EcoSport. Mas pelo menos, apesar de ter demorado para chegar, a montadora decidiu encarar o concorrente de frente, com diversas características bastante semelhantes na comparação do carro. Por exemplo, o Tracker da GM terá o mesmo tamanho e também a mesma altura do EcoSport da Ford. Da mesma forma que vai apresentar o motor competente par ao veículo, e toda a identidade visual, tanto na parte externa quanto na parte interna do carro, será focada na linha mais parruda. Portanto, os motoristas que estão procurando por um carro mais aventureiro terão mais uma opção a ser considerada no momento da compra.

Tracker 2013

Os motoristas mais atentos poderão até mesmo se deparar com uma sensação de já ter visto aqueles elementos em outro local, o que neste caso será aceitável já que a montadora decidiu seguir a risca a cartilha de design da Chevrolet. Por exemplo, na parte externa do carro fica claro que a montadora deu uma boa atenção para a grade frontal, uma das marcas registradas dos veículos deste segmento, que acaba se destacando do resto com o elemento horizontal que ostenta a gravatinha. No capô do carro podemos reparar ainda que é salientem todo emoldurado por um friso cromado.

Semelhanças com o EcoSport

Se no design externo o carro realmente reúne boa parte das características dos carros da Chevrolet, quando a pessoa entrar ela poderá pensar que está dentro e um EcoSport, tamanh a diferença entre os dois veículos. As semelhanças estão por todo o lugar, basta a pessoa sentar dentro do carro e olhar em volta. O console central é tracker muito parecido com do o carro da Ford, sendo que a montadora acabou fazendo apenas algumas modificações para não deixar o console igual. Dente as mudanças feitas estão espaços onde a pessoa pode colocar o seu telefone celular, as saídas de ar que estão em posições diferente sem relação ao carro da Ford, a presença de uma segunda cor no painel (que também pode ser encontrada em algumas configurações da EcoSport), dentre algumas pequenas outras mudanças.

Interior do Tracker 2013

Em compensação este lançamento da GM vai apresentar pelo menos dois pontos onde as pessoas realmente poderão se surpreender em relação aos concorrentes. Primeiro no acabamento, que passou a sensação de estar melhor resolvido do que no EcoSport por exemplo. Outro ponto importante que merece atenção dos consumidores é na lista de equipamentos que estará presente nos modelos considerados top de linha, com pacote completo com ar-condicionado, CD player com entrada auxiliar e USB, teto solar, dois porta-luvas e seis airbags.

Além disso, o carro também contará com uma direção com ajusta de altura e de profundida que dá uma visibilidade bem interessante para o motorista que está dirigido, bem como um painel com praticamente todas as marcações digitais (que pode gerar incomodo para alguns motoristas que não estão muito acostumados, especialmente por causa da cor azul dos marcadores, muito parecida com a encontrada no Sonic. Em termos de segurança todas as versões terão air-bag duplo e freios com ABS, mas só as rodas dianteiras contarão com discos. A top LTZ vai dispor de controle de estabilidade (ESP) e também distribuidor de frenagem (EBD). As rodas são de aço e aro de 16 polegadas na básica, mas na versão LT elas são de alumínio e na LTZ, 18 polegadas.

A montadora ainda não divulgou as informações oficiais relacionadas a motorização do carro quando ele for lançado aqui no Brasil, mas  tudo indica que o carro seja lançado com um motor 1.8 Ecotec de 140 cv, o mesmo do Cruze. A previsão de chegada do carro por aqui é Fevereiro de 2013 e o preço ainda não foi confirmado.

Confira mais imagens do carro:

  • Trax 2013 - Foto 1
    Trax 2013 - Foto 1
  • Trax 2013 - Foto 2
    Trax 2013 - Foto 2
  • Trax 2013 - Foto 3
    Trax 2013 - Foto 3
  • Trax 2013 - Foto 4
    Trax 2013 - Foto 4
  • Trax 2013 - Foto 5
    Trax 2013 - Foto 5
  • Trax 2013 - Foto 6
    Trax 2013 - Foto 6
  • Trax 2013 - Foto 7
    Trax 2013 - Foto 7
  • Trax 2013 - Foto 8
    Trax 2013 - Foto 8
  • Trax 2013 - Foto 9
    Trax 2013 - Foto 9
  • Trax 2013 - Foto 10
    Trax 2013 - Foto 10
  • Trax 2013 - Foto 11
    Trax 2013 - Foto 11
  • Trax 2013 - Foto 12
    Trax 2013 - Foto 12