Criado na Itália para o mercado europeu em 1993, o Fiat Punto chegou ao mercado brasileiro somente em 2007, com grande alarde. Mas o fato é que o veículo não repetiu o sucesso no mercado brasileiro que obteve no mercado europeu.

Os especialistas divergem sobre quais foram os motivos para o fracasso, mas o fato é que o modelo nunca caiu de vez nas graças do consumidor brasileiro. E por esse motivo, já está com os dias contados por aqui.

Porém em outros mercados o modelo foi muito bem aceito, tanto é que até recebeu diversas versões diferenciadas para agradar ainda mais o público.

Um desses mercados é o da Índia, que aceitou muito bem o Fiat Punto desde o inicio e hoje o veículo é um dos mais vendidos do país asiático.

Punto Avventura

Por este motivo, a montadora italiana escolheu o Salão de Nova Déli, realizado nesse país, para apresentar ao mundo a nova versão mais aventureira do Punto. Essa versão se chama Fiat Punto Avventura.

O modelo é uma versão que segue a fórmula também muito conhecida por aqui de pegar um modelo tradicional e transformá-lo em uma versão mais voltada à aventura e ao off-road.

O Fiat Punto Avventura se diferencia do modelo tradicional pela sua suspensão mais alta do que o normal e pelos detalhes em seu visual, como a saia lateral, o suporte para pneu traseiro e pelas rodas com desenho exclusivo.

O resultado dessas alterações proporcionou um modelo com visual mais agressivo, mas sem exageros, tão típicos nos modelos similares que a montadora italiana trouxe para o mercado brasileiro, que aqui são conhecidos pela alcunha de adventure.

Fiat Punto Avventura

O modelo traz um rack em seu teto que completa o visual mais aventureiro desse Punto, bem como um novo desenho da parte frontal, com especial destaque para os novos faróis, que o diferenciam totalmente do similar tradicional. Além disso, o Fiat Punto Avventura, em razão suspensão mais alta, ganhou consideráveis 200 mm a mais.

Internamente, o Fiat Punto Avventura também traz mudanças, com um acabamento exclusivo que tem detalhes em laranja (mesma cor da carroceria vista no conceito exposto). Três itens chamam a atenção por mostrar que se muda em algumas coisas, em outras a Fiat segue exatamente a mesma regra vista nos modelos similares comercializados no mercado brasileiro. Esses três itens são os três mostradores (bussola e inclinômetro), que também aparecem por aqui.